Brasil Brasil Brasil

Notícias

Herbário Virtual-Reflora será lançado em 30 de setembro

26/09/2013 17:27

A partir de 30 de setembro, pesquisadores de todo o mundo e o público em geral terão acesso a mais de 420 mil imagens em alta resolução e dados de amostras de plantas brasileiras, com o lançamento do Herbário Virtual-Reflora. A iniciativa é do CNPq em parceria com o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, que sedia o Herbário Virtual, o Royal Botanic Gardens, Kew, no Reino Unido, o Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris e a Faperj, com patrocínio das empresas Natura e Vale. 

Nos séculos XVIII e XIX, naturalistas estrangeiros que visitavam ou residiam no Brasil, e alguns brasileiros, coletaram grande quantidade de amostras vegetais no país e as remeteram para herbários europeus. Essas amostras, denominadas tecnicamente de "exsicatas", são de fundamental importância para o conhecimento da flora brasileira. Para ter acesso a elas, os pesquisadores são muitas vezes obrigados a viajar para os países onde estão guardadas. A iniciativa de repatriá-las em formato digital e disponibilizá-las online visa assim dar um grande impulso para os diferentes tipos de estudos que elas possibilitam.

"O interesse nessas exsicatas não se resume à Botânica. Elas são também um registro histórico do trabalho científico realizado no país, e proporcionam o conhecimento sobre quem fazia ciência, qual o pensamento e os métodos científicos utilizados em diferentes épocas, por naturalistas como Glaziou, Saint Hilaire, Fée,Von Martius", explica Rafaela Campostrini Forzza, pesquisadora do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e coordenadora do projeto. 

Para a pesquisadora, herbários, virtuais ou físicos, são meios para se obter informação de boa qualidade e para gerar conhecimentos que subsidiem a tomada de decisões, como por exemplo as relativas à conservação da flora nativa. Daí a importância de democratizar o acesso ao material. "Se o público leigo quiser ter uma ideia, digamos, de como era a flora de Copacabana no início do século XX, poderá fazer isso vendo não só os nomes das espécies, mas as imagens das plantas coletadas naquele local, naquela época", acrescenta. 

HV Reflora - Iniciado em 2011, o HV-Reflora já repatriou cerca de 120 mil amostras, com todos os dados, de Paris e de Kew. O projeto inclui ainda a digitalização das imagens e dados de todas as amostras que compõem o herbário físico do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o maior do Brasil. Das quase 600 mil exsicatas do JBRJ, 300 mil serão disponibilizadas online no dia do lançamento. As amostras do JBRJ mostram o trabalho dos nossos naturalistas e cientistas, como Kuhlmann, Sucre, Brade e Ducke, entre outros. 

Em 30 de setembro, o HV-Reflora será o maior conjunto de imagens de amostras botânicas já disponibilizado no país. E já há três novos parceiros se preparando para participar do projeto – os jardins botânicos do Missouri e de Nova York (EUA) e o Herbário do Museu Histórico Nacional de Viena. A estimativa é de que, até 2015, chegue-se a 1 milhão de exsicatas online. Graças a um processo fotográfico de captura, mil novos registros são incluídos no sistema por dia. As imagens de altíssima resolução permitem analisar pequenos detalhes das amostras e tirar medidas das estruturas botânicas, entre outras facilidades.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.