Brasil Brasil Brasil

Notícias

Visita a Comunidade de Chaval/CE

Visita a Comunidade de Chaval/CE

28/05/2015 18:03

No dia 19 de maio de 2015, às 07 h da manhã de terça-feira, os petianos Eduardo Diego Matos Soares, Jéssica Alves da Silva e John Kennedy Viana Rocha, juntamente com o 4° Bloco de Turismo da Universidade Federal do Piauí- Campus Parnaíba, que são orientados pela professora Edvania Gomes de Assis, na disciplina de Geografia II, seguiram em direção ao município de Chaval, localizado no estado do Ceará, que compõe um dos mosaicos geográficos trabalhados dentro do Pet Turismo, que está inserido na Área de Preservação Ambiental Delta do Parnaíba. Foi realizado, um city tour pelos pontos turísticos da cidade, onde participamos de trilhas ecológicas, como a Trilha das Carnaúbas, a Trilha da Oliveira, visita ao Açude do Oliveira e ao Balneário do Porto do Mosquito.

Chaval está localizado entre o rio Timonha e o rio Ubatuba, que formam a barra do Timonha, com distância aproximada de seis quilômetros da cidade. Chaval antes de adquirir sua autonomia política pertenceu a Granja e a Camocim. No dia 22 de novembro de 1951, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de Emancipação Politica do Município, quando o governador do estado do Ceará, Dr. Raul Barbosa, sancionou a Lei nº 1.153, criando o município de Chaval, desmembrando de Camocim, a sua área territorial.

Com grande potencial turístico, o município é cercado de rochas, que dão origem a paisagens para contemplação e prática de atividades turísticas como: o ecoturismo de base comunitária, o turismo de aventura, ecoturismo, turismo religioso, dentre outros. A cidade possui um dos maiores estuários da região meio norte do Brasil, apresentando em suas rochas, escrituras rupestres datadas de nove mil anos atrás.

 Destaca-se pelos seus principais pontos turísticos como: Porto do Mosquito, um dos pontos turísticos mais visitados de Chaval, com estreita faixa de areia dourada e grossa, com águas transparentes, onde podem ser desenvolvidas práticas de pescaria de linha, esportes náuticos, como caiaque e vela, banhos e conta com uma gastronomia rica em frutos do mar, no caso caranguejo, sururus, diversos tipos de crustáceos e pescados, que são catados na croa do Porto do Mosquito.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.