Brasil Brasil Brasil

ENTENDA O QUE É O PET

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa do Governo Federal que mantém grupos de educação tutorial em cursos de graduação de universidades públicas de todo o Brasil. Esses grupos chamados de “Grupos Pet” se orientam, no desenvolvimento de suas atividades, pelo princípio da indissociabilidade entre ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO.

Objetivos do Programa:

  • Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar.
  • Contribuir para a elevação da qualidade de formação acadêmica dos alunos de graduação.
  • Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, cientifica, tecnológica e acadêmica.
  • Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior do país.
  • Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.

Cada grupo PET conta com um conjunto de alunos bolsistas, um professor-tutor, vários professores colaboradores e, muitas vezes, conta ainda com alunos voluntários que ajudam nas atividades do grupo. A renovação dos bolsistas é feita anualmente por meio de processo seletivo rigoroso, quando da saída daqueles que concluem a graduação. Para ser tutor, o professor também passa por seleção. Em vista disso, a maioria dos tutores são aqueles que mais se destacam nas faculdades, o que enriquece sobremaneira o Programa. A liderança do tutor é fundamental em todo o processo e promove a dinâmica do grupo, coordenando pesquisas individuais e coletivas. As atividades que contemplam Ensino, Cultura, Pesquisa e Extensão são programadas no início de cada ano letivo e ao final é apresentado um relatório do trabalho efetuado à SESU (Secretaria de Ensino Superior - órgão do MEC atualmente responsável pela coordenação do Programa).

O PET conta atualmente com 842 grupos distribuídos entre 121 IES constituídos por 12 bolsistas mais voluntários, estudantes de graduação denominados “Petianos”.


© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.