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II CONGRESSO LATINOAMERICANO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

07/11/2012 10:57

SEGUNDO CONGRESSO LATINOAMERICANO

DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

 

SEDE: UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA, MONTEVIDEO, URUGUAY

 

ORGANIZAÇÃO: INSTITUTO DE EDUCACIÓN, DPTO. DE HISTORIA Y FILOSOFÍA DE LA EDUCACIÓN, ASSOCIAÇÃO LATINOAMERICANA DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, ALFE

 

 

DATA: 21 a 23 MARÇO DE 2013

 

 

TEMA:

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: TRADIÇÃO E ATUALIDADE

 

 

            A Filosofia da Educação encontra-se, na atualidade, ausente dos grandes debates que projetam sua definição mesma, seu perfil e seu alcance. De um lado, ela sela um forte compromisso com sua tradição, legado que vem dos povos gregos, bem como das variadas produções culturais dos povos da América;  de outro, buscando atualizar sua vocação humanista, ela pretende contribuir para pensar os grandes desafios que se apresentam  para a realidade latinoamericana e mundial: as provocações gravíssimas da violência em seus múltiplos níveis, os objetivos da democracia, a justiça social e a pobreza.

 

A Filosofia nasce na Grécia como uma grande aposta educativa que vincula o mestre ao discípulo através da inquietude, do cuidado de si, ligado ao autoconhecimento. A Filosofia foi, na Antiguidade, um estilo de vida, uma arte da existência. No coração mesmo desta tradição, vemos uma busca inacabada pela sabedoria, que acontece através do diálogo do mestre com seus discípulos.

 

A Filosofia da Educação, na medida em que se afirma como disciplina, a partir da leitura e da releitura de sua própria tradição, avança respondendo aos mais prementes temas e desafíos da realidade contemporânea. Educação é, em definitivo, tudo o que conforma o humano. A Filosofia é chamada a transformar toda a realidade, a partir de uma proposta ético-educativa, transformadora e revolucionária. Não podemos falar de Filosofia sem educação, tampouco de Educação sem Filosofia. A Filosofia segue tendo o que dizer e o que propor acerca da tarefa educativa. Por sua vez, todos investigadores em educação dificilmente deixam de tocar em problemas filosóficos em seus trabalhos. É por tudo isso que o Congresso nos convida a construir coletivamente um campo aberto às contribuições de todos.

 

Público-alvo: Membros e amigos da ALFE, estudantes, professores, licenciados, Mestres e Doutores em Filosofia, em Pedagogia e em outras áreas de instituições de educação superior da América Latina associadas aos temas do Congresso.

 

Inscrições com apresentação de trabalhos: (trabalho concluído/trabalho em processo: de 01/07/2012 a 01/09/2012 – enviar diretamente ao correio eletrônico – educacionfilosofia2@gmail..com


Inscrição sem apresentação de trabalho – Enviar a inscrição para educacionfilosofia2@gmail.com, até 01/1102012

 

Regras para a entrega de trabalhos:

O Segundo Congresso Latinoamericano de Filosofia da Educação receberá propostas para a apresentação em formato de trabalho concluído ou formato de trabalho em processo. É preciso que a proposta indique o eixo temático a que pertence e siga rigorosomente as regras abaixo indicadas e cumpra com os prazos de entrega. Os eixos temáticos são os seguintes:

 

EIXOS TEMÁTICOS:

 

1) A Filosofia da Educação como disciplina: exigências, alcance, campos conexo;

 

(2) O passado: as concepções filosóficas da educação na história;

 

(3 A Filosofia da Educação  e seus problemas atuais;

 

(4) A vontade da Filosofia da Educação de “intervenção” na realidade social;

 

(5) Novos desafios no ensino de Filosofía.

 

 

Normas para a elaboração do resumo para avaliação do comitê científico:

 

O trabalho deverá ser enviado como arquivo.doc ou equivalente, com espaço simples, apresentando, ao final, três a cinco palabras chaves. A fonte da letra deverá ser Times New Roman, tamanho 12. O resumo deverá contemplar os seguintes aspectos: objetivo, justificativa e/ou relevância do problema, tema/questões, resultados esperados (para o caso de trabalho em processo) e/ou conclusões (para o caso de trabalho concluído).

 

Além do resumo, deverá ser anexada a seguinte informação:

-          (i) Trabalho completo (ii) Trabalho em processo

-          Eixo temático

-          No assunto do correio eletrônico (assunto) deverá ser feita a indicação segundo o exemplo: a) Trabalho completo A filosofia da educação e seus problemas; b)  Trabalho em processo Novos desafios no ensino de filosofia; isto é, deverá ser incluída a modalidade e o eixo temático. Ao salvar o arquivo, a proposta deve eliminar elementos que possam identificar o autor. Recomendamos também que o nome do arquivo conte com estas características. Por exemplo: a) trabalhocompletoopassado ou b) trabalhoempreocessoavontadedefilosofia, isto é, deve-se indicar a natureza do trabalho e do eixo temático.

 

 

 Avaliação dos Resumos:

 

A avaliação das propostas considerará os seguintes critérios:

(i) Relevância e pertinência da proposta para as discussões relacionadas com os eixos temáticos do Segundo Congresso Latinoamericano de Filosofía da Educação;

(ii) Interlocução e contribuição para a área de Filosofía da educação e

(iii) Rigor nos aspectos formais e de conteúdo solicitados.

 

Publicação dos trabalhos nos Anais do Congresso:

Depois da fase de avaliação dos trabalhos, que será realizada pelo Comitê Científico, respeitando a análise e emissão de pareceres dos avaliadores por trabalho, o Comitê divulgará a lista dos trabalhos aprovados (01/11/2012) e solicitará o envio de textos para a sua publicação. Para os trabalhos em processo, existirá a possibilidade de resumo simples, e estendido para os trabalhos completos. Será publicado tanto os resumos simples como os artigos completos.

O resumo simples, para ser publicado, deverá conter entre 300 e 500 palavras. O resumo estendido deverá conter entre três e cinco páginas e os artigos completos deverão contemplar entre 8 e 12 páginas Todos com entrelinhas de 1.5, fonte Times New Roman, tamanho de letra 12.

 

Taxas de Inscrição:

 

 

 

 

 

 

 

Estrangeiros

Uruguaios

 

 

 

Dólares Americanos

Pesos

Uruguayos

 

 

Com apresentação de trabalho

65

1.300

 

 

Sem apresentação de trabalho

40

800

 

 

 

 

 

 

 

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