Brasil Brasil Brasil

Notícias

As 50 marcas mais verdes do mundo em 2013

12/06/2013 17:30

A preocupação das empresas com a sustentabilidade aumenta a cada ano, estimulada, em parte, por uma crescente demanda social e, em parte, por exigências de mercado. Todos estão de olho. E para se destacar, não basta “agir verde”, é preciso saber divulgar as ações ambientais.

Divulgado nesta quarta-feira, o levantamento “Best Global Green Brands” da consultoria Interbrand, referência mundial em gestão de marca , aponta as companhias líderes não só na implementação de práticas sustentáveis mas também na capacidade de comunicar eficazmente seus esforços para os consumidores.

O estudo combina a percepção pública dos consumidores com a performance ambiental demonstrada a partir de informações e dados disponíveis para o mercado. Pelo terceiro ano consecutivo, a fabricante de carros japonesa Toyota lidera a lista do Best Global Green Brands, por seus esforços no desenvovimento de quatro-rodas menos poluentes. A companhia vendeu cerca de 3 milhões de unidades do seu modelo híbrido Prius em todo o mundo em 2012 e planeja lançar 20 novos modelos de veículos híbridos nos próximos três anos e um carro a hidrogênio até 2015.

As marcas automotivas representam 50% das listadas no top 10 deste ano. De acordo com o estudo da Interbrand, coletivamente, a indústria automotiva vem apresentando inovações e compromisso com a fabricação de veículos cada vez mais sustentáveis, esforços que estão sendo reconhecidos pelos consumidores.

Marcas brasileiras não figuram no estudo. “Apesar de apresentarem iniciativas sustentáveis inovadoras e ousadas, nenhuma brasileira está presente no ranking, uma vez que o relatório foi desenvolvido a partir das marcas presentes no estudo das 100 Melhores Marcas Globais, em que as brasileiras ainda não fazem parte”, explica Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva da Interbrand Brasil.

Veja abaixo o ranking completo:

Posição

Marca

Mudança 2012-2013

 Posição

Marca

Mudança 2012-2013

1

Toyota

0

26

Pepsi

2

2

Ford

13

17

IBM

-8

3

Honda

0

28

Cisco

-17

4

Panasonic

2

29

Xerox

3

5

Nissan

16

30

Canon

-1

6

Johnson & Johnson

-4

31

Nike

-5

7

Volkswagen

-3

32

UPS

11

8

Danone

1

33

Ikea

6

9

Nokia

11

34

Hyundai

-17

10

Dell

-3

35

Microsoft

-2

11

Sony

7

36

Starbucks

0

12

HP

-7

37

Kia

nova

13

BMW

-3

38

Kellog´s

-3

14

Nestlé

nova

39

Caterpillar

-1

15

Adidas

7

40

Shell

-6

16

Samsung

9

41

Avon

-4

17

Mercedes-Benz

-1

42

H&M

4

18

Siemens

-10

43

Allianz

-13

19

Coca-cola

4

44

AXA

-2

20

L´Óreal

-6

45

SAP

-4

21

Intel

6

46

Santander

-6

22

Apple

-9

47

McDonald´s

-2

23

Philips

8

48

Zara

nova

24

3M

-12

49

Citi

-5

25

GE

-1

50

Colgate

nova

Fonte: Exame.com

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.