Notícias
As 50 marcas mais verdes do mundo em 2013
12/06/2013 17:30
A preocupação das empresas com a sustentabilidade aumenta a cada ano, estimulada, em parte, por uma crescente demanda social e, em parte, por exigências de mercado. Todos estão de olho. E para se destacar, não basta “agir verde”, é preciso saber divulgar as ações ambientais.
Divulgado nesta quarta-feira, o levantamento “Best Global Green Brands” da consultoria Interbrand, referência mundial em gestão de marca , aponta as companhias líderes não só na implementação de práticas sustentáveis mas também na capacidade de comunicar eficazmente seus esforços para os consumidores.
O estudo combina a percepção pública dos consumidores com a performance ambiental demonstrada a partir de informações e dados disponíveis para o mercado. Pelo terceiro ano consecutivo, a fabricante de carros japonesa Toyota lidera a lista do Best Global Green Brands, por seus esforços no desenvovimento de quatro-rodas menos poluentes. A companhia vendeu cerca de 3 milhões de unidades do seu modelo híbrido Prius em todo o mundo em 2012 e planeja lançar 20 novos modelos de veículos híbridos nos próximos três anos e um carro a hidrogênio até 2015.
As marcas automotivas representam 50% das listadas no top 10 deste ano. De acordo com o estudo da Interbrand, coletivamente, a indústria automotiva vem apresentando inovações e compromisso com a fabricação de veículos cada vez mais sustentáveis, esforços que estão sendo reconhecidos pelos consumidores.
Marcas brasileiras não figuram no estudo. “Apesar de apresentarem iniciativas sustentáveis inovadoras e ousadas, nenhuma brasileira está presente no ranking, uma vez que o relatório foi desenvolvido a partir das marcas presentes no estudo das 100 Melhores Marcas Globais, em que as brasileiras ainda não fazem parte”, explica Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva da Interbrand Brasil.
Veja abaixo o ranking completo:
Posição |
Marca |
Mudança 2012-2013 |
Posição |
Marca |
Mudança 2012-2013 |
|
1 |
Toyota |
0 |
26 |
Pepsi |
2 |
|
2 |
Ford |
13 |
17 |
IBM |
-8 |
|
3 |
Honda |
0 |
28 |
Cisco |
-17 |
|
4 |
Panasonic |
2 |
29 |
Xerox |
3 |
|
5 |
Nissan |
16 |
30 |
Canon |
-1 |
|
6 |
Johnson & Johnson |
-4 |
31 |
Nike |
-5 |
|
7 |
Volkswagen |
-3 |
32 |
UPS |
11 |
|
8 |
Danone |
1 |
33 |
Ikea |
6 |
|
9 |
Nokia |
11 |
34 |
Hyundai |
-17 |
|
10 |
Dell |
-3 |
35 |
Microsoft |
-2 |
|
11 |
Sony |
7 |
36 |
Starbucks |
0 |
|
12 |
HP |
-7 |
37 |
Kia |
nova |
|
13 |
BMW |
-3 |
38 |
Kellog´s |
-3 |
|
14 |
Nestlé |
nova |
39 |
Caterpillar |
-1 |
|
15 |
Adidas |
7 |
40 |
Shell |
-6 |
|
16 |
Samsung |
9 |
41 |
Avon |
-4 |
|
17 |
Mercedes-Benz |
-1 |
42 |
H&M |
4 |
|
18 |
Siemens |
-10 |
43 |
Allianz |
-13 |
|
19 |
Coca-cola |
4 |
44 |
AXA |
-2 |
|
20 |
L´Óreal |
-6 |
45 |
SAP |
-4 |
|
21 |
Intel |
6 |
46 |
Santander |
-6 |
|
22 |
Apple |
-9 |
47 |
McDonald´s |
-2 |
|
23 |
Philips |
8 |
48 |
Zara |
nova |
|
24 |
3M |
-12 |
49 |
Citi |
-5 |
|
25 |
GE |
-1 |
50 |
Colgate |
nova |
Fonte: Exame.com
mais notícias
- 17/03/2017 11:04 - Após 7 anos e perda de R$ 2 bi, Anvisa e Inpi fazem acordo sobre patentes
- 15/03/2017 10:25 - Processo Seletivo Simplificado para Bolsista – NINTEC
- 31/10/2016 11:43 - VIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
- 24/02/2016 12:01 - Modelo do relatório parcial PIBITI 2015/2016.
- 11/02/2016 12:39 - OMPI realizará Conferência Internacional sobre Propriedade Intelectual
- mais notícias
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.