Brasil Brasil Brasil

Notícias

Inpa realiza expedição para inventário da biodiversidade entre rios do Amazonas

05/08/2015 10:24

Um grupo formado por 23 pesquisadores, estudantes e técnicos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) partiu para uma expedição de nove dias em três rios do Amazonas, localizados na bacia do Rio Madeira. O objetivo é fazer um inventário das espécies de peixes, insetos, aves, plantas e algas dos rios Canumã, Abacaxis e Marimari, entre os municípios de Nova Olinda do Norte (AM) e Maués (AM).

A expedição, que partiu nesta segunda-feira (03), envolve especialistas de diferentes áreas do conhecimento que vão realizar estudos sobre a biodiversidade da região. Além do inventário, a proposta é entender as diferenças entre os animais e plantas de acordo com o ecossistema, já que existe um contato de águas pretas, claras e brancas na região. Esse contato pode ter reflexos na composição da biodiversidade.

"Essa área é interessante para a prospecção da biodiversidade. Estudos anteriores mostraram uma relação entre a fauna de peixes do rio Abacaxis e do rio Negro", explicou Efrem Ferreira, pesquisador do Inpa e responsável pela expedição.

Segundo ele, o rio Abacaxis é um rio de água preta, onde há ocorrência de peixes que só eram conhecidos na bacia do rio Negro, como o cará-papagaio (Hoplarchus psittacus) e cardinal (Paracheirodon axelrodi). "Aparentemente, o Abacaxis pode ter tido uma antiga conexão com o rio Negro", disse o pesquisador.

O trabalho deste ano complementa a expedição realizada em setembro de 2014 em outra região, entre os rios Marauiá (Santa Isabel do Rio Negro) e Jufari (Barcelos), na margem esquerda do rio Negro. As expedições fazem parte de um projeto do Inpa de caracterização e prospecção de novos insumos da biodiversidade do Médio Rio Negro com potencial biotecnológico. O projeto é financiado pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

 

Fonte: Inpa

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.