Notícias
Brasil é vencedor na exposição de Nanoarte em Nova York
16/04/2010 12:25O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) participou em Nova York da 4ª edição da exposição online de Nanoarte2009, organizada pelo Prof. Cris Orfescu, da Universidade de Nova York. Nesta competição foram expostas 15 imagens de Nanoarte elaboradas pelos técnicos do INCTMN, Rorivaldo Camargo, Ricardo Tranquilin e Daniela Caceta.
O concurso reuniu 154 imagens de 48 participantes oriundos de 16 países: USA, Brasil, Alemanha, Canadá, Itália, Romenia, Holanda, Eslovenia, Philipinas, México, Grécia, Inglaterra, França, Irlanda, Uganda e Luxemburgo. Os premiados pela ordem foram:
Simone Battiston and Andrea Leto ‐ "Strelitzia‐like titanium oxide", Italia
Ricardo Tranquilin - "Net-like", Brasil
Linda Alterwitz - "Downtown Pano", USA
Daniela Caceta - "Bees at home", Brasil
Maja Remskar - "Novi Svet", Eslovenia
David Hylton - "Emergence", USA
Shruti Gour and Dheeraj Roy - "Eggshells", USA
Patrick Millard - "Cleared Simulation", USA
Teja Krasek - "Cinnamon Pleasure", Eslovenia
Jean Constant - "Venus Heart", USA
A equipe do Brasil foi orientada e dirigida por Rorivaldo de Camargo e obteve o 2º e 4º lugar nesta exposição internacional. Estas imagens vencedoras serão expostas na Nanoart Festival Stuttgart, Alemanha e no International Festival of Nanoart em Kotkan, Finlândia. As imagens foram analisadas e selecionadas pelo júri composto pelo Dr. Cris Orfescu, Cientista e Artista da Universidade de Nova York, Pilar Irala doutor em Historia da Arte da Universidade de San Jorge (Espanha) e Dr. Guillermo Muñoz, físico Universidade de Valencia (Espanha). Esse trabalho foi desenvolvido pelo Instituto com a participação dos docentes e estudantes do UNESP‐ Campus de Presidente Prudente e outros, UFSCar, USP, Instituto de Física de São Paulo e Instituto de Física de São Carlos, Universidade de Brasília, Universidade Federal do Piauí.
A Nanoarte é uma expressão artística recente, oriunda da nanotecnologia. Na verdade, as imagens são de materiais em nanoescala, isto é, com dimensão menor que 100 nm que são obtidas por intermédio de microscópios eletrônicos de alta precisão. Desta forma, a utilização de ciência e arte é capaz de transformar sistemas extremamente complexos em formas simples e proporcionar um melhor entendimento das origens dos materiais.
A Nanoarte é uma disciplina que pode estar localizada em uma área de investigação em que convergem arte, ciência e tecnologia. Os resultados obtidos com as nanoestruturas deram origem à Nanoarte, que foi criada pelos cientistas, por meio de produtos químicos e/ou processos físicos, que podem ser visualizadas a partir de ferramentas poderosas como a microscopia de força atômica.
mais notícias
- 17/03/2017 11:04 - Após 7 anos e perda de R$ 2 bi, Anvisa e Inpi fazem acordo sobre patentes
- 15/03/2017 10:25 - Processo Seletivo Simplificado para Bolsista – NINTEC
- 31/10/2016 11:43 - VIII Seminário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
- 24/02/2016 12:01 - Modelo do relatório parcial PIBITI 2015/2016.
- 11/02/2016 12:39 - OMPI realizará Conferência Internacional sobre Propriedade Intelectual
- mais notícias
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.