Brasil Brasil Brasil

Notícias

10ª Semana dos Povos Indígenas começa nesta sexta (19/abril/2013)

10ª Semana dos Povos Indígenas começa nesta sexta (19/abril/2013)

19/04/2013 03:34

A Fundação Cultural do Piauí (Fundac), através do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes em Teresina, realiza, de 19 a 26 de abril, a 10ª  Semana dos Povos Indígenas que objetiva promover um amplo debate sobre os direitos dos índios piauienses, ressaltando sua importância histórica e fortalecendo sua identidade. A Semana traz uma série de palestras sobre a questão e a arte indígena, com presença de remanescentes da tribo Tabajara de Piripiri, representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), estudiosos da área e poder público.

Segundo a diretora do Museu, Dora Medeiros, a Semana vem sendo responsável pela manutenção da questão indígena em pauta no Estado. “Felizmente vivemos um momento onde os remanescentes indígenas do Piauí começam a se manifestar cada vez mais. E o Museu teve e continua tendo um papel decisivo nesse processo ao manter uma agenda de discussão anual com a realização da Semana. Agora, é preciso ir além do resgate. Precisamos ajudar na promoção desses direitos, mas isso passa por uma mobilização de toda a sociedade, envolvendo remanescentes, órgãos públicos, pesquisadores e pessoas preocupadas com a situação do índio no Piauí”, ressalta Dora.

De acordo com informações do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Estado possui quase 3 mil pessoas que se autodeclaram remanescentes indígenas, com 1.333 vivendo na área urbana e 1.611 na área rural. No ano 2000, eles eram pouco mais de 1.500. O que demonstra um crescimento na declaração dos remanescentes em relação à cultura e ao legado indígena.

Para Dora Medeiros isso confirma que os indígenas piauienses “estão ficando mais confiantes”. “Uma barreira grande já foi quebrada quando nem sequer se reconhecia que no Piauí havia índio por causa do quase extermínio e da migração em peso, principalmente, para o Maranhão. Mas pouco a pouco, os remanescentes vêm fortalecendo sua identidade. Quem pensa que índio urbano não é índio esquece que o desejo dessas pessoas de preservarem a sua cultura e memória é algo maior”, enfatiza.


Índios do Piauí

 No Estado, as etnias indígenas com remanescentes identificados são três: os Tabajara em Piripiri, os Cariris, em Queimada Nova, e os Codó Cabeludo, em Pedro II. Mas pesquisas indicam que existem outras, como os Pimenteiras em Uruçuí Preto.

Na Coordenação Técnica Local (CTL) da Funai no Piauí, sediada em Piripiri, 245 pessoas já se cadastraram e deram entrada no processo de reconhecimento oficial. “Temos 51 famílias cadastradas, o que equivale a 245 pessoas. Temos também alguns processos em andamento. Recentemente, índios cariris da Serra Grande, localizada na divisa com o Ceará, requereram proteção territorial. E mesmo sem cadastro, sabemos que em Queimada Nova existem cerca de 150 remanescentes indígenas vivendo na área rural. A tendência é que existam outros”, disse Yuri Fernando, coordenador da Funai no Piauí.


CONFIRA PROGRAMAÇÃO DA 10ª SEMANA DOS POVOS INDÍGENAS:


Dia 19 (Sexta-feira)


8h30   –  Abertura oficial  – Com a presença de Yuri Fernando – Coordenador da CTL – FUNAI (Piripiri-PI) e do Cacique José Guilherme e comitiva dos Tabajara.


9h – Inauguração da exposição “Projeto Oca Visual” – Realizada pelos alunos do Curso de Artes da Universidade Federal do Piauí, sob a coordenação do prof. Paulo Vasconcellos e que objetiva promover uma experiência lúdica com a moradia dos índios.

Dia 23 (Terça-feira)

14h30  – Seminário sobre Arte Indígena I: pintura rupestre, aldeias, ocas e cestaria indígena. Ministrado pelos alunos do Curso de Artes/UFPI.

Dia 24 (Quarta-feira)

14h30 – Seminário sobre Arte Indígena II: pintura corporal, arte plumária e cerâmica indígena. Ministrado pelos alunos do Curso de Artes/UFPI.

Dia 25 (Quinta-feira)

9h –   Palestra sobre Arte indígena

Dia 26 (Sexta-feira)

9h – Palestra: Índios piauienses e maranhenses (Profa, Me, Síria Borges)

10h30 - Palestra: A saúde indígena na pesquisa e na extensão (Prof. Dra. Laureni Dantas de França (UFPI / UNINOVAFAPI).

Fonte da notícia: Coordenadoria de Comunicação Social - Governo do Piauí

Foto: Laureni Dantas de França -Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP/UFPI) e Débora Sobral (Fundação Municipal de Saúde-Teresina) em atividade de comunicação e pesquisa da Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde - ANEPS PIAUÍ nas Aldeias indígenas Canelas - Maranhão, Brasil. Instituições e entidades: NESP/UFPI - UNINOVAFAPI - MOPS - Ministério da Saúde.

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.