Brasil Brasil Brasil

FORMAÇÃO PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

Objetivo:

Promover, desenvolver e avaliar processos de formação nas modalidades presencial e à distância, pós-graduação lato senso, voltados para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde - SUS. 

 

CURSO NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS-PIAUÍ (CNQGS-PI), 2009-2010

 

 Ministério da Saúde/Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde

Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca

Fundação Osvaldo Cruz                                                             

                                                                                                                                        

Universidade Federal do Piauí/NESP                                                                                                               

Conselho de Secretários Municipais de Saúde-PI                                                     

Secretaria Estadual de Saúde-PI

Conselho Estadual de Saúde-PI

 

 

Coordenadora Estadual: Marize Melo dos Santos

Coordenadora Pedagógica: Joana Zélia Arcoverde de Castro

Tutoras: Ana Amélia Galas Pedrosa, Conceição de Maria Rodrigues Santos, Francisca Odete de Melo, Liana Maria M. de Vasconcelos, Lis Cardoso Marinho Medeiros, Valtânia Leite Barros, Wallesk Gomes Moreno

 

 

INTRODUÇÃO

    O CNQGS é um curso em nível de aperfeiçoamento, tendo a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fundação Osvaldo Cruz como coordenadora nacional e a Universidade Federal do Piauí por intermédio do Núcleo de Estudos em Saúde Pública, como coordenadora estadual, em parcerias com a Secretaria Estadual de Saúde, Conselho Estadual de Saúde e Conselho de Secretários Municipais de Saúde. Trata-se de um curso à distância, desenvolvido em 06 meses, estruturado em quatro unidades de aprendizagem, direcionado aos gestores e/ou técnicos que desenvolvem atividades estratégicas de gestão.

 

OBJETIVO

    Proporcionar o desenvolvimento de capacidades para a gestão dos diferentes níveis do SUS, na perspectiva de formar equipes gestoras, referenciadas na regionalização da atenção à saúde.

 

DESENVOLVIMENTO

     O curso teve início em março de 2009, com a seleção de tutores, seguido da seleção de alunos, em agosto do mesmo ano. Para a seleção dos alunos foi constituído Comitê Gestor, com representantes da UFPI/SESAPI/ETSUS/COSEMS/CES, que, conforme critérios de regionalização, distribuiu as 185 vagas nas regiões centro-norte, sul e capital do estado, abrangendo 42 municípios. As turmas foram organizadas tomando-se por base os municípios próximos e na capital o critério utilizado foi a instituição/local de trabalho e atividades de gestão realizadas. No período de 22 a 24 de outubro/2009 aconteceu o 1º encontro presencial, com a participação de 160 alunos e representantes das instituições parceiras. A partir da necessidade dos alunos e tutoras houve o 2º encontro presencial, em 13 de março de 2010, coma carga horária de 8 horas, o momento proporcionou ampla discussão sobre temas relevantes, dificuldades encontradas e estratégias de superação, além de apresentação de trabalhos, em pôster. Foram adotadas as seguintes estratégias para superação das dificuldades: utilização de modalidades adicionais de comunicação, utilização dos plantões presenciais para atividades do curso no AVA, realização de reuniões sistemáticas das coordenações com as tutoras, realização de reunião das tutoras com os alunos, em seus municípios.

 

RESULTADOS

    O 2° encontro foi marcado pela apresentação de trabalhos na perspectiva de reorganização da atenção à saúde. A exemplo da equipe do município de Oeiras que, a partir da discussão do caso Ana, está implantando e implementando os serviços de saúde na linha do cuidado da mulher, com vista a prevenção e controle do câncer de mama e útero. Outro exemplo é o da equipe da Coordenação do Programa de Saúde da Mulher e da Criança, da SESAPI, com mudança de atitudes em relação as discussões e propostas apresentadas, além de maior valorização dos pactos de gestão da atenção básica. O município de São Raimundo Nonato apresentou como proposta a Regionalização da Atenção à Saúde definindo os territórios sanitários, estabelecendo a abrangência de ações e serviços e a responsabilidade dos gestores do SUS e a implantação de Rede de Atenção à Saúde, como ação integrada de políticas no espaço regional, constituído em um momento de afirmação dos princípios do pacto pela  Saúde, buscando a consolidação das diretrizes, responsabilidades e metas definidas para a construção de uma qualificada gestão do cuidado.

 

CONCLUSÃO

    A cerimônia do encerramento do CNQGS-Piauí aconteceu em 10 de maio de 2010, estiveram presentes alunos formandos, coordenadoras, tutoras e representantes da UFPI/ NESP ,SESAPI, COSEMS e ENSP/FIOCRUZ. Efetivamente, após o registro dos alunos no MAC, o curso contou com 125 alunos e uma média de 18 alunos por tutora, finalizando com 29 municípios e 100 alunos formados, representando 80% do total.

 

RECOMENDAÇÕES para CNQGS II

    Partindo das dificuldades encontradas recomenda-se: rever critérios de seleção dos alunos; rever carga horária semanal do curso; introduzir link para revisão de atividades; reduzir os caminhos de acesso para chegar aos solicitados; aumentar ferramentas na biblioteca para postar artigos; adequar o envio das planilhas ao cronograma do curso; reduzir o histórico das vigilâncias; dar maior visibilidade a vigilância das doenças não transmissíveis.

 

   EDITAL COM NOVAS VAGAS PARA ESTE CURSO.

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.