Brasil Brasil Brasil

Notícias

Encontro nacional da Rede de Escolas debate os desafios para a educação em saúde

26/12/2012 08:04

 

A Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública realizou durante na semana passada o seu 9º Encontro Nacional. A abertura ocorreu no domingo à noite, 09, na Fortaleza de São João na Urca. As outras atividades foram desenvolvidas no Hotel Atlântico Copacabana e no Salão Internacional da ENSP/Fiocruz, em Manguinhos.

A abertura contou com a presença do diretor da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Antônio Ivo de Carvalho; do representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) que integra o Conselho Consultivo da Rede, Haroldo Pontes; da representante da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Isabela Cardoso; do  representante da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), Luis Carlos Bolzan; da representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Roseana Meira; diretores e representantes de Escolas e Centros Formadores de 18 Estados brasileiros e a Secretaria Executiva da Rede. O Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP)/UFPI participou por meio da sua gestão Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa.

Na ocasião, os presentes assistiram à palestra do professor Mário Rovere, da Universidade de Rosário, Argentina, que proferiu a palestra sobre o tema: Educação com qualidade e participação. A sessão foi finalizada com  um jantar de confraternização.

Na segunda-feira, 10, os participantes assistiram uma apresentação sobre o balanço da Rede: acúmulos e desafios e tomaram conhecimento sobre os avanços do tema da Acreditação Pedagógica, ocorridos em 2012.

Durante a tarde, Caio Marini, professor da Fundação Dom Cabral e do Instituto Publix, apresentou o Documento de referência sobre Gestão Escolar e Comunicação para a Gestão, fruto de um trabalho realizado com membros da Rede.

Em seguida, os professores Caco Xavier e Renata Ribeiro participaram de uma mesa redonda sobre o tema:  Um olhar sobre a Gestão Escolar Comunicativa: bases de referência para um planejamento estratégico nas Escolas da Rede.

Já na terça-feira, 11, a diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES) da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, Mônica Sampaio, realizou uma palestra com o tema: O Ministério da Saúde e as Políticas do Trabalho e da Educação na Saúde, compartilhando iniciativas daquela Secretaria relacionadas às políticas de educação na saúde, que são matérias de engajamento das Escolas e da Rede.

"É preciso investir num processo de educação voltado para a necessidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e formar os profissionais para atuação nas redes que foram lançadas ou estejam sendo implementadas por meio de um pacto tripartite. Também é preciso investir em educação permanente para o SUS e até na regulação profissional, definindo melhor quantas especialidades são necessárias para o sistema", acredita Mônica Sampaio.

Os grupos de trabalho debateram temas relativos ao fortalecimento das Escolas, sugerindo desdobramentos para 2013; também analisaram a relação das Escolas com atores externos, traçando novas estratégias de articulação. Finalmente, discutiram o tema da Educação Permanente e de outros temas pedagógicos, propondo pautas estratégicas para 2013.

No último dia do Encontro, os presentes debateram o tema dos Processos Nacionais de Formação na Rede, com a participação do vice-diretor da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Marcelo Rasga Moreira; do pesquisador da Vice-Direção da Escola de Governo em Saúde da ENSP, Pablo Dias Fortes, analisando o andamento e as perspectivas do Programa Quali Conselhos, com novas perspectivas para 2013.

A Rede de Escolas homenageou o professor Antônio Ivo de Carvalho  pelo apoio e incentivo dado ao seu processo de organização no período em que esteve na direção da ENSP.

Avaliação

“O relatório de gestão, os movimentos que se relacionam entre si e a inclusão de novos atores na Rede, demonstra que estamos entrando numa fase de muita maturidade. As interlocuções que estamos construindo e as mesas e temas que ocorreram durante o Encontro falaram muito disso”, afirma a coordenadora da Secretaria Executiva da Rede de Escolas, Tânia Celeste Matos Nunes.

Para o diretor da ENSP, Antônio Ivo de Carvalho, a Rede de Escolas é uma das mais importantes construções institucionais realizadas no campo da saúde pública nos últimos anos. “É uma construção relevante para o SUS e para o Estado brasileiro, pela sua dimensão descentralizada, quebrando a concentração de recursos e a concentração acadêmica e isso é lutar, de maneira visível, contra as iniqüidades”.

A Rede

A Rede, composta de 45 Escolas e Centros Formadores dedicados à formação em Saúde Pública, se constitui em um espaço de diálogo permanente entre essas instituições de ensino no Brasil. Ela está comprometida com uma cultura de cooperação, construção compartilhada e circulação de conhecimentos, além do desenvolvimento de competências no interior do Sistema de Saúde e da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública.

PROGRAMAÇÃO:  9º Encontro Nacional da Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.