Brasil Brasil Brasil

Notícias

Aprovado Projeto PRÓ-SAÚDE/ PET-SAÚDE

Aprovado Projeto PRÓ-SAÚDE/ PET-SAÚDE

25/04/2012 17:34

         Aprovado Projeto PRÓ-SAÚDE/ PET-SAÚDE  

A Universidade Federal do Piauí teve aprovada, a proposta elaborada conjuntamente pelos seus cursos de medicina, odontologia, enfermagem, nutrição, educação física e serviço social, para o Projeto PRÓ-SAÚDE/ PET-SAÚDE relativa ao Edital MS/SGTES n0 24, de 15 de dezembro de 2011. O resultado foi publicado no último dia 04 de abril de 2012, no Diário Oficial da União.

A proposta vitoriosa consistiu na elaboração de um projeto conjunto dos cursos envolvidos para o Pró-Saúde (Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde) e de dez subprojetos  específicos para o PET-SAÚDE (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde).

A UFPI, que em edições anteriores, havia participado e aprovado com o curso de odontologia, um projeto PRÓ-SAÚDE na edição 2007, neste momento que consideramos histórico, conseguiu êxito com a aprovação desta nova proposta. O projeto global terá duração de 2 anos e envolverá docentes, discentes, trabalhadores municipais de saúde, conselheiros locais, municipais e estaduais de saúde, sociedade civil organizada e todos os atores interessados na temática da formação em saúde. Haverá recursos destinados para a Universidade Federal do Piauí e para a Fundação Municipal de Saúde de Teresina, parceira indissociável na elaboração e implementação dos projetos.

Os principais objetivos do PRÓ-SAÚDE/ PET-SAÚDE-UFPI são oportunizar o desenvolvimento docente e a discussão/implantação das novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos de saúde. Além dos já citados, podem ser colocados como objetivos precípuos, dinamizar e fortalecer a aproximação/inserção/integração do  ensino em saúde da IES,  com os serviços públicos de saúde, unindo o mundo do ensino, com o mundo do trabalho, no Brasil personificado no Sistema Único de Saúde. Mundos normalmente tão distantes, ainda que intrinsecamente ligados, integrados pela noção de redes de atenção e territórios de saúde.

     A proposta da UFPI teve como autores os professores tutores Otacílio Batista de Sousa Nétto (coordenador do projeto), Marcoeli Silva de Moura (odontologia), José Ivo dos Santos Pedrosa, Vilmar Moura Leal (medicina), Elisiane Gomes Bonfim, Inez Sampaio Nery, Olívia Dias de Araújo (enfermagem), Ivonete Moura Campelo, Marize Melo dos Santos (nutrição), Lúcia da Silva Vilarinho (serviço social) e Alex Soares Marreiros Ferraz (educação física). A cirurgiã-dentista Laureni Dantas de França e o acadêmico de medicina  Manoel Guedes de Almeida também colaboraram de forma substantiva na elaboração da proposta, que teve como espaço de construção coletiva e colaborativa, o Núcleo de Estudos de Saúde Pública da UFPI, o NESP, hoje gerenciado pelo Prof. Dr. José Ivo dos Santos Pedrosa.

Prof. Otacílio Batista de Sousa Nétto

          

          

 

 

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.