Brasil Brasil Brasil

Notícias

PRORROGADAS INSCRIÇÕES:AG.COMUNITÁRIOS E AG.ENDEMIAS

PRORROGADAS INSCRIÇÕES:AG.COMUNITÁRIOS E AG.ENDEMIAS

07/10/2013 20:00

SELEÇÃO DE MEDIADORES, EDUCADORES POPULARES  E ALUNOS PARA O CURSO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

                                             INSCRIÇÕES PRORROGADAS ALUNOS: 23 OUT 2013                       

 A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ) e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) estão divulgando o processo seletivo de mediadores e educadores populares do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde.

O programa tem como objetivo contribuir para aprimorar a atuação dos profissionais das equipes de Atenção Básica em Saúde, em especial, dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle às Endemias (de vigilância em saúde, de saúde pública entre outros) em relação às práticas educativas, de mobilização social, promoção da saúde e promoção da equidade, tendo como referencial político-metodológico a Educação Popular em Saúde.

Desse modo, o Curso de Educação Popular em Saúde, na modalidade presencial com momentos de conexão virtual, constitui-se em uma estratégia fundamental da Política Nacional de Educação Popular em Saúde, cuja proposta é as transformações do trabalho em saúde, para que o mesmo seja lugar de atuações críticas, reflexivas, propositivas e compromissadas.

A seleção será composta numa única etapa que é análise documental, contudo os selecionados e os suplentes terão que participar da Oficina de Formação Pedagógica de Mediadores e Educadores Populares.

 

Serão selecionados profissionais em nove estados brasileiros (Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe) seguindo as diretrizes previstas na Política Nacional de Educação Popular em Saúde. A Equipe de Coordenação Nacional do Projeto tem como membro o Professor Doutor José Ivo dos Santos Pedrosa da Universidade Federal do Piauí, médico, docente e gerente do Núcleo de Estudos em Saúde Pública- NESP/UFPI (foto). 

Para o estado do Piauí serão selecionados 25 mediadores (14 titulares e 11 suplentes); 23 educadores populares (12 titulares e 11 suplentes). Quanto aos educandos estão disponibilizadas um total de 501  vagas a serem preenchidas pelos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias (prioritariamente), complementadas por profissionais da Atenção da Básica de Saúde para o Curso de Educação Popular em Saúde. Para conhecer mais detalhes e realizar a  inscrição,  acesse os editais com informações para o estado do Piauí, incluído nos nove estados brasileiros participantes.

-     ACESSE O EDITAL E FICHA DE INSCRIÇÃO (MINISTÉRIO DA SAÚDE)

-       CONHEÇA MAIS SOBRE O CURSO (ENSP/FIOCRUZ)

-       Informações no site : Ed PopSUS (COMITÊ NACIONAL DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE)

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.