Brasil Brasil Brasil

Notícias

MESTRADOS FIOCRUZ NA UFPI

MESTRADOS FIOCRUZ NA UFPI

27/08/2013 18:43

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizaram na quarta-feira de 21) de agosto de 2013 a Aula Inaugural dos Programas de Mestrado da Fiocruz-Piauí. A solenidade, que aconteceu no auditório do Centro de Tecnologia (CT), marcou o início das aulas dos cursos de Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza e o Mestrado em Medicina Tropical.

A seleta platéia constou de estudantes, pesquisdores, professores, representantes de órgãos e instituições ligados a Educação e a Saúde. Estavam presentes o reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; a vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; o reitor da Universidade Estadual do Piauí, Carlos Alberto Pereira da Silva; a representante da Secretaria de Saúde do Piauí, Telma Evangelista; o Secretário Municipal de Saúde de Teresina, Noé Fortes; a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Bárbara Olimpia Ramos de Melo; o diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde, Cláudio Maierovitch; o diretor da Fiocruz Ceará, Carlile Holanda Lavor; o pesquisador da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Sérgio Munck e o diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Wilson Savino. Do Núcleo de Estudos em Saúde Pública NESP/UFPI estiveram presentes os pesquisadores e professores José Ivo dos Santos Pedrosa, Marize Melo, Laureni Dantas de França, Viriato Campelo e Otacílio Batista de Sousa Nétto.

A palestra de abertura dos programas de pós-graduação foi ministrada por Wilson Savino, diretor do Instituto Oswaldo Cruz, e teve como tema "Da Bancada à Saúde Pública: o Papel Fundamental do Conhecimento Científico na Formulação de Políticas de Saúde". Na ocasião, o palestrante ressaltou a importância de projetos de pesquisa na área da saúde, com propostas de conduta médica e avaliação a partir de experimentos e estudos de pesquisa.

O Mestrado é uma parceria entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), UFPI e Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI). As provas de seleção foram aplicadas pelas professoras da FIOCRUZ, Mariza Miranda Theme Filha, Silvana Granado Nogueira da Gama e Inês Mattos, coordenadoras do Mestrado Profissional em Epidemiologia das Doenças Transmissíveis, com ênfase às relacionadas à pobreza. A seleção foi realizada em três etapas: prova de inglês, prova escrita e entrevista com análise de projeto e currículo. As aulas serão realizadas nas dependências da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, na cidade de Teresina, Piauí. O curso selecionou 25 vagas e apresenta estrutura modular, realizado em regime presencial, com atividades desenvolvidas durante uma semana a cada mês, com 45 horas/aula cada, em um período de duração de 24 meses.

A vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, interlocutora entre a UFPI e Fiocruz no processo de implantação dos cursos, avalia positivamente a parceria e assegurou que a UFPI irá dispor de toda a estrutura para a realização dos cursos quando afirma que a parceria tem o objetivo de qualificar por meio dosmestrados em áreas estratégicas, através da Fiocruz, que é referência em nível nacional e internacional, agregando os conhecimentos à pratica. Garante que a UFPI disponibilizará toda a logística necessária através de material didático e transporte, bem como de infraestrutura para o desenvolvimento dos cursos.

Para Cristina Aguila, coordenadora de pós-graduação da Fiocruz, a parceria é um sonho antigo. "A Fiocruz busca se firmar em instituições que já executam projetos de pesquisa e ações de ensino para incrementar os programas da região". Assegura que existem planos  de ampliação dos projetos e possui a proposta de formar  cursos técnicos de nível médio na área da saúde e, ainda, organizar no Piauí o mestrado em Saúde da Família, e integrar o estado no Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF).

Em contrapartida a UFPI contribuirá com a implantação da unidade da Fiocruz-Piauí. Além de colaborar com a infraestrutura física, disponibilizou um terreno de 13 hectares localizado na Avenida Presidente Kennedy, para construção da sede física da Fiocruz-Piauí. A Fundação almeja a implantação de cursos de pós-graduação cujo objetivo é formar profissionais e gestores de saúde em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, visando a vigilância e controle de doenças transmissíveis.

Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.

Para conhecer melhor a FIOCRUZ, assista ao vídeo institucional que apresenta a Fundação.

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.