Brasil Brasil Brasil

Notícias

Inscrições para Minicurso de Biomateriais da Profa. Dra. Cristiane Resende

18/11/2019 19:41

Todos os docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais e demais interessados estão convidados a participar do Minicurso Biomateriais: Passado, Presente e Futuro que será ministrada pela Profa. Dra. Cristiane Xavier Resende no dia 09 de Dezembro de 2019 no Auditório do PPGCM de 9 às 12 horas da manhã e de 14 às 17 horas da tarde. As inscrições serão realizadas do dia 18/11/2019 a 29/11/2019 através do link de acesso. Segue as informações do evento e da Ministrante:

Profa. Dra. Cristiane Xavier Resende é professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, departamento de engenharia de materiais, e atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFS. Possui doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (2004). O principal objeto de estudo é desenvolver materiais para aplicações biomédicas.Trabalha com a produção de compósitos a base de matriz polimérica contendo fosfatos de cálcio para aplicação em engenharia tecidual. Além disso, desenvolve revestimentos biomiméticos sobre substratos metálicos para aplicação na área odontológica e ortopédica, bem como estuda cimentos ósseos injetáveis para aplicações como enxerto ósseo.

Resumo do Minicurso: 

BIOMATERIAIS: PASSADO, PRESENTE E FUTURO

O minicurso tem como objetivo transmitir os princípios básicos envolvidos no universo de biomateriais, a qual é uma área multidisciplinar. Esses princípios compreendem: as interações que ocorrem na superfície do biomaterial com as moléculas biológicas, a exemplo das proteínas, e com as células; as principais considerações sobre o design de um biomaterial para uma aplicação específica, tanto em relação às características mecânicas, químicas e físicas do material quanto em relação às biológicas. Por fim, o minicurso apresentará uma visão sobre a concepção inicial dos biomateriais e as inovações que ocorreram ao longo da história.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.