Brasil Brasil Brasil

Notícias

Pesquisadores do PPGCM-UFPUI tiveram artigo em capa de Periódico Internacional

Pesquisadores do PPGCM-UFPUI tiveram artigo em capa de Periódico Internacional

17/07/2019 18:22

      O Prof. Anderson de Oliveira Lobo, coordenador do Laboratório de Materiais Bioinspirados e Nanotecnologia Aplicada ligado ao LIMAV e PPGCM da UFPI liderou a escrita do artigo de revisão “Bioprinting a Synthetic Smectic Clay for Orthopedic Applications” (https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/adhm.201900158) recentemente aprovado para publicação como capa do periódico internacional Advanced Healthcare Materials (Fator de Impacto 6.27), referência na área de biomateriais. A técnica de Bioimpressão 3D surgiu como uma abordagem importante para aplicações de engenharia de tecido ósseo e cartilaginoso, porque permite a impressão de scaffolds (arcabouços) carregados com vários componentes, como células, fatores de crescimento ou fármacos. Neste contexto, o osso possui uma arquitetura muito complexa, contendo tecidos altamente vascularizados e calcificados, enquanto a cartilagem é avascular e possui baixa celularidade e poucos nutrientes. Devido a essa complexidade, o reparo e a regeneração desses tecidos são altamente desafiadores. A identificação das tecnologias apropriadas de biomaterial e fabricação pode fornecer soluções sustentáveis para este desafio. Neste artigo de revisão, a nanoargila Laponite® (marca comercial da empresa BYK Additives Ltd.) tem se mostrado um material promissor devido às suas propriedades únicas, como excelente biocompatibilidade, fácil formação de gel, propriedade de diluição de cisalhamento (reticulação física reversível), alta área de superfície específica, se degradam em produtos não tóxicos e com propriedades osteoindutivas. Neste trabalho foram mostrados avanços recentes e a perspectiva futura dos compostos de Laponita para aplicações ortopédicas.

        O artigo possui outros três autores da UFPI, sendo a aluna de doutorado do PPGCM, Leila Magalhães (orientanda do Prof. Anderson Lobo),  Prof. Edson Cavalcanti Silva Filho (PPGCM e Química) e Profa. Fernanda Roberta Marciano (PPGCM e Física). O artigo também conta com a colaboração de um autor da Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology.  A tecnologia de Bioimpressão se insere no projeto de pesquisa recentemente financiada pelo CNPq na chamada Universal faixa C com um valor global de R$ 106.000,00 aprovado, coordenado pelo Prof. Anderson de Oliveira Lobo. 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.