Brasil Brasil Brasil

Notícias

Seminários Internacionais Brasil-Portugal na UFPI

28/10/2013 01:48

    Nesta semana, no Auditório do Curso de Farmácia às 14h teremos duas importantes palestras na área de fármacos e materiais:

- 30/10 - IMOBILIZAÇÃO DE MÓLECULAS BIOLOGICAMENTE ATIVAS: Insulina e outros.

- 31/10 - COMPLEXOS DE INCLUSÃO DE MÓLECULAS BIOLOGICAMENTE ATIVAS COM CICLODEXTRINAS (Polissacarídeos).

    A primeira será ministrada pelo Prof. Dr. Antônio José Ribeiro líder do grupo de pesquisa em desenvolvimento de medicamentos do Centro de estudos Farmacêuticos - CEF da Universidade de Coimbra, e a segunda palestra será proferida pelo Prof. Dr. Francisco José de Baptista Veiga diretor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra-Pt.

    A microencapsulação e, em particular, os métodos que utilizam polímeros naturais, mostram-se promissores neste propósito, pelas características vantajosas que apresentam e são esses sistemas que serão apresentados/discutidos durante essa palestra. Com essa estratégia é possível o desenvolvimento de uma forma farmacêutica contendo insulina (por exemplo) passível de ser administrada oralmente. A insulina é um peptídeo biologicamente ativo, normalmente administrado por via subcutânea, pelos obstáculos que se colocam a sua administração oral. Assim como a insulina outros peptídeos/fármacos podem ser imobilizados melhorando a administração/performance dos medicamentos.

    As ciclodextrinas são oligossacáridos cíclicos, constituídos por um número variável de unidades de glicose, que se obtêm por ação da enzima ciclodextrina-α-glicosil-transferase (CGTase), sobre o amido. Nos últimos tempos elas têm sido utilizadas no desenvolvimento de novos sistemas terapêuticos com a finalidade de aumentar a incorporação de fármaco, estabilizá-lo, modelar a liberação e até vetorizá-lo para determinada população celular. Os lipossomas, as nanopartículas e micropartículas são sistemas desenhados com estes propósitos, mas apresentam limitações importantes que o uso de ciclodextrinas pode ajudar a ultrapassar

   Esse evento faz parte do projeto de Professor Visitante Especial firmado entre o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais, ambos da UFPI, o Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFPE e o Centro de Estudos Farmacêuticos da Universidade de Coimbra.

     Mais informações: (86) 8832 0700 ou liviocesar@hotmail.com.

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.