Brasil Brasil Brasil

Notícias

Professor da UFPI defende memorial acadêmico

Professor da UFPI defende memorial acadêmico

30/04/2015 22:31

O professor João Xavier da Cruz Neto, doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutor pelo Georgia Institute of Technology e docente do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí, defendeu o memorial acadêmico contendo os 26 anos de atuação na Instituição.

Trabalhando como auxiliar de Ensino pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal do Piauí em outubro de 1989, o professor João Xavier começou sua trajetória na Instituição. Desde maio de 2012 estava ocupando a classe de Professor associado, nível 4, no referido departamento e no dia 06 de março 2015, depois de uma avaliação externa, foi nomeado ao cargo de Professor Titular da Carreira do Magistério Superior.

Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto

De acordo com o professor João Xavier, a avaliação para promoção à classe de professor titular (Classe E) leva em consideração o desempenho acadêmico do professor. "São avaliadas atividades como: orientações nos níveis de graduação, mestrado, doutorado, publicação de artigos, coordenação de projetos de pesquisas, atividades de extensão, coordenação de programa de cursos ou programas de graduação ou pós-graduação, Exercício de cargos na administração central ou colegiados centrais ou de chefia de unidades/setores ou de representação. São algumas atividades que devem constar no memorial acadêmico", explica o professor.

O cargo de professor titular foi criado pelo Ministério da Educação, portaria nº 982 de 2013, e pode ser pleiteado por docentes que já passaram por todos os níveis da carreira de professor nas universidades públicas federais, onde o docente apresenta para uma banca examinadora um documento. "O memorial acadêmico tem a finalidade de descrever toda sua carreira acadêmica desde que ingressou como aluno até os dias atuais. Eu procurei retratar minha trajetória desde que comecei na UFPI em 1982 no vestibular que eu fiz para Engenharia Agronômica", comenta João Xavier.

Evolução da Formação Universitária

Nesses 26 anos de atuação como professor de graduação e pós-graduação, João Xavier da Cruz Neto destaca algumas conquistas que acompanhou na formação de professores e pesquisadores. "Criamos uma Licenciatura e um Bacharelado em Matemática e incentivamos uma política em que os professores saíssem para fazer o mestrado, doutorado e pós-doutoramento. Foi uma mudança extraordinária, pois fez com que os alunos também se motivassem em fazer pós-graduação", lembra o professor.

Para o professor, entre as questões que precisam melhorar no ensino superior são algumas normas e regras que preconiza a LDB (Lei de Diretrizes Bases da Educação). "O artigo 66 da LDB indica que se o aluno tiver conhecimento e se a universidade quiser, pode, antecipar seus estudos. Nós temos alunos aqui na universidade que fazem parte da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP que não precisam passar pela obrigatoriedade do regimento. Cada vez mais os jovens chegam mais rapidamente à universidade. Existem jovens com 16 anos que tem maturidade para aprender qualquer coisa, principalmente, em matemática, o aluno não precisa ter uma formação cadenciada para aprender um assunto mais avançado", explica o professor.

Resumo do currículo do professor João Xavier

Graduação em Licenciatura Plena em Matemática em 1986 pela UFPI. Mestrado em Julho de 1989 pelo IMPA e Doutor em setembro de 1995 pela COPPE/UFRJ. Fez pós - doutorado no período de setembro de 2002 a agosto de 2003 no Georgia Institute of Tecnology, nos Estados Unidos.

Teve 24 artigos publicados desde 1998, 1 artigo aceito e 4 submetidos. Estes artigos foram publicados em revistas nos estratos A1(2) (SIAM Journal of Control and Optimization, Mathematical Programming), A2(9) e B1(8) e cinco artigos em revistas nos demais estratos. Sou bolsista de produtividade em pesquisa (nível 2) do CNPq de março de 2009 até o momento.

Em reconhecimentos ao trabalho realizado junto à educação do Estado do Piauí, recebeu a "Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí", em seu maior grau, e o prêmio Mérito pelo Incentivo ao Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Piauí, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí.

Mais informações confira aqui.

Fonte: UFPI.

Mais fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.