Notícias
Intercâmbio Brasil x França
19/06/2013 11:38ALUNO DE LETRAS-FRANCÊS SE DESTACA EM SELEÇÃO NACIONAL E FARÁ INTERCÂMBIO DE OITO MESES NA FRANÇA
20.02.15
Rômulo Mendes, aluno de Letras-Francês da UFPI. Foto: Paulo Barros
O estudante do Curso de Letras da Universidade Federal do Piauí, Rômulo Silvestre Quaresma Mendes, de 21 anos, obteve o 1º lugar do país em uma seleção realizada pelo Ministério da Educação Nacional da França e vai ensinar Português durante oito meses na França. O universitário foi recebido na tarde da última quinta-feira, 19 de fevereiro, pelo governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak.
Além do suporte financeiro dado pelo governo francês, Rômulo ainda receberá bolsa da Fapepi. Durante a audiência, o governador Wellington Dias afirmou que o estudante é “um exemplo e inspiração para a sociedade pois, por mérito, conseguiu êxito e será professor de língua portuguesa para os franceses”, disse.
“Aqui no Brasil, a seleção ficou sob a responsabilidade da Embaixada Francesa em Brasília e os consulados para as regiões”, diz Rômulo, acrescentando que seu gosto pelo francês começou aos 10 anos, quando a mãe Úrsula Quaresma fez um curso desta língua. “Gosto muito da sonoridade. Sempre sonhei em conhecer a França, mas nunca imaginei que pudesse passar uma grande temporada e trabalhando como funcionário temporário do governo francês, recebendo uma remuneração. A nomeação deve sair no mês de março”, comenta.
Rômulo ingressou no curso de Letras-Português/Francês da UFPI em 2010 e afirma que até hoje só tem a comemorar os resultados do esforço e empenho. Para ele, a educação vale a pena e tem o poder de transformação social. Ele acrescenta que viaja para a França em setembro, já que o período letivo inicia em outubro e espera transmitir não só o português, mas também um pouco da cultura piauiense.
Orgulho dos pais Raimundo Nonato e Úrsula Quaresma, Rômulo fá foi bolsista do CNPq, quando desenvolveu pesquisa na área de Semântica e do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). O universitário pretende aproveitar a temporada que passará na França e informou que o contrato pode ser prorrogado, o que pode lhe render mais tempo para conhecer a cultura e viajar por outros países, como Portugal e Itália. Depois ele volta ao Piauí, onde pretende ser professor.
PROF. TIAGO BARBOSA ACOMPANHA ALUNOS DE LETRAS-FRANCÊS EM ESTÁGIO DE 4 SEMANAS NA FRANÇA
19.06.13
Prof. Tiago Barbosa e os alunos: Roberta Kelly, Érica Lorena, Marília Lima e Evanildo Borges
Quatro alunos do curso de Letras-Francês da UFPI, acompanhados pelo Prof. Tiago Barbosa Souza, participarão de um estágio na França com duração de quatro semanas. Os alunos contemplados foram: Érica Lorena da Silva Barbosa, Evanildo Borges Leal, Marília Lima de Moraes e Roberta Kelly Silva de Melo.
De acordo com o Prof. Tiago, os quatro alunos foram selecionados entre os vinte estudantes de Letras-Francês que estão atuando no PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Para tanto, foram considerados: a quantidade de reprovações em disciplinas do curso; o nível de fluência na língua francesa; a média nas notas em disciplinas de língua francesa e o desempenho do aluno dentro do PIBID.
O estágio (Stage BELC 2013) é uma promoção do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - CIEP e todas as despesas (em torno de 5 mil euros por participante) serão pagas pela Secretaria de Educação da Língua e Civilização Francesa no Exterior - BELC (Bureau d'enseignement de la langue et de la civilisation française à l'etranger). O evento será realizado na Universidade de Nantes, no período de 1 a 26 de julho.
Para o Prof. Tiago Barbosa, trata-se de uma experiência bastante proveitosa e enriquecedora tendo em vista que dará oportunidade a quatro alunos do curso de Francês da UFPI de exercitarem o uso da língua com nativos da mesma, além de expandirem seus conhecimentos acerca dos aspectos didáticos e pedagógicos do ensino de Francês.
Veja a programação e os conteúdos do evento:
Programme de la première partie : du 1er au 12 juillet 2013
Programme de la seconde partie : du 15 au 26 juillet 2013
Un parcours personnalisé de formation pour s’adapter à la diversité des projets professionnels est élaboré à partir d’un vaste choix de modules dans les spécialités suivantes :
- didactique du français langue étrangère ;
- didactique du français langue seconde ;
- didactique du français langue d’enseignement (enseignement bilingue francophone, enseignement du français à un public migrant) ;
- didactique du français sur objectifs spécifiques (public enfants, professionnels et universitaires) ;
- ingénierie pédagogique ;
- ingénierie de la formation ;
- ingénierie des TICE ;
- assurance qualité ;
- gestion de projets et coopération linguistique et éducative.
Mais informações podem ser obtidas no site do CIEP: http://www.ciep.fr/belc/2013/