Brasil Brasil Brasil

Notícias

II Congresso Internacional de História e Literatura - UFPI - 03 a 05/12

II Congresso Internacional de História e Literatura - UFPI - 03 a 05/12

04/12/2015 16:05

 

Com o objetivo de oportunizar um espaço de discussão e promover atividades científicas culturais voltadas ao desenvolvimento das competências linguísticas e literárias, teve início, nesta quinta-feira (03), o II Congresso Internacional de História Y Literatura Latinoamericana Y Caribeña: La Historia en la Literatura y la Literatura en la Historia, juntamente como o II Colóquio del Núcleo de Estudios Hispánicos de la UESPI (Americanidades), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O evento é promovido pelo Mestrado em Letras e História do Brasil da UFPI, o Núcleo de Estudos Hispânicos da UESPI, a Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe (ADHILAC), e o grupo de pesquisa "Projeto Teseu, o labirinto e seu nome".

O Congresso contará com mesas de discussões, apresentações de trabalhos, palestras, conferências, exposições de filmes e atividades culturais

Estiveram presentes na mesa de abertura, representando o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, o Pró-Reitor de Pesquisa, Prof. Dr. Pedro Vilarinho; representando o Reitor da UESPI, Prof. Dr. Nouga Cardoso Batista; a Profa. Dra. Margareth Torres de Alencar Costa; o vice-presidente da ADHILAC (Asociación de Historiadores Latinoamericanos y del Caribe), Jorge Henrique Elias; o presidente do Congresso, Josinaldo Oliveria dos Santos; representado o grupo de pesquisa "Projeto Teseu, o labirinto e seu nome" e Coordenador Geral do Congresso, Prof. Dr. Alcione Corrêa Alves; representando o Mestrado em Letras e Assuntos Literários da UFPI, Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes; representando o Mestrado de História do Brasil, Prof. Dr. Franciso de Assis Souza Nascimento; e o Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí, Francisco Guedes.

Para o presidente do Congresso, Josinaldo Oliveria dos Santos, o evento proporcionará a compreensão e a análise das diferentes culturas e a critavidade literária. "É um congresso interdisciplinar, com debates sobre história, literatura, filosofia, não trabalharemos essas áreas separadamente. Trazer pesquisadores e desenvolver reflexões das mais variadas temáticas, desde jornalismo até literatura e história, é bastante gratificante. E a proposta é justamente integrar e discutir temas, além de mostrar nossos trabalhos", observa.

Presidente do Congresso, Josinaldo Oliveria dos Santos

Segundo o representante do Mestrado em Letras e Assuntos Literários da UFPI, Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes, é fundamental discutir a América Latina, pois costuma-se focar nos países de primeiro mundo e esquecer a riqueza cultural e linguística dos países ao lado. "Muitas vezes, nós, da literatura, somos criticados por usarmos os textos literários como pretexto psra discutir sociologia, história, identidades. Mas acontece que a literatura é um fenômeno social, então o caráter interdisciplinar com a história é inevitável. A abordagem que mexe com sociologia e filosofia também é absolutamente importante e é o que iremos debater aqui".

Representante do Mestrado em Letras e Assuntos Literários da UFPI, Prof. Dr. Sebastião Alves Teixeira Lopes

A Profa. Dra. Margareth Torres de Alencar Costa conta que o Colóquio busca promover a interação entre história e literatura, relevante às ciências sociais e humanas. "Serão debates centrados nas teorias discutidas nos mestrados, voltado aos aluno de graduação para que tenham noção das teorias literárias, e tenham oportunidade de serem aprovados nos mestrados. O objetivo é preparar esses estudantes a partir das pesquisas em andamento".

Profa. Dra. Margareth Torres de Alencar Costa

O II Congresso Internacional de História Y Literatura Latinoamericana Y Caribeña: La Historia en la Literatura y la Literatura en la Historia e o II Colóquio del Núcleo de Estudios Hispánicos de la UESPI (Americanidades) acontecerão até o dia 5 de dezembro e contarão com mesas de discussões, apresentações de trabalhos, palestras, conferências, exposições de filmes, atividades culturais, e outros.

Fonte: UFPI

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.