Brasil Brasil Brasil

Notícias

Homenageados da 13ª edição do Salipi 2015 - 5 a 14 de junho na UFPI

Homenageados da 13ª edição do Salipi 2015 - 5 a 14 de junho na UFPI

03/06/2015 08:22

Todos os anos o Salão do Livro do Piauí - SALIPI reserva um momento da sua programação para homenagear intelectuais que fizeram ou fazem parte da história do Estado. Este ano, em sua 13ª edição, o evento prestará homenagem a três importantes ícones da literatura piauiense. São eles, o poeta e jornalista Hardi Filho, o romancista e contista José J. Veiga e o sacerdote, professor, historiador, biógrafo e licenciado em filosofia Monsenhor Chaves.

O poeta Hardi Filho (1934-2015), que receberá uma homenagem póstuma, veio ao Piauí ainda jovem e fundou raízes familiares. Ele iniciou sua carreira em "Cinzas e Orvalhos" (1964), com uma linguagem meridianamente simbólica e clássica, percorrendo também até o Modernismo. Sua maior luta era para que a paixão pela arte fosse transmitida cada vez mais forte às novas gerações. Hardi Filho foi ainda membro da Academia Piauiense de Letras e jornalista profissional.

José Jacinto Pereira Veiga, conhecido como José J. Veiga (1915-1999), será homenageado na sessão Centenário. Ele é um dos mais importantes romancistas e contistas brasileiros da ficção contemporânea. Sua estreia foi com o notável livro de contos "Os Cavalinhos de Platiplanto" (1959). José J. Veiga foi ainda vencedor do Prêmio da Fundação Biblioteca Nacional categoria conto (1997) com a obra "Objetos Turbulentos".

E por último, nosso passeio literário de hoje será com um trecho do texto gentilmente cedido pela Prof.ª Dr.ª Teresinha Queiroz sobre o sacerdote, professor, historiador, biógrafo e licenciado em Filosofia, Monsenhor Chaves. "Se me pedissem o resumo da ficha do autor deste(s) livro(s), eu diria apenas que ele é uma das mais preciosas relíquias do clero piauiense, pelas virtudes sacerdotais e pela cultura que armazena. Pertence à Academia Piauiense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico Piauiense exatamente porque é um pesquisador como poucos, de inteligência aprimorada, conhecimento profundo dos fatos históricos e da literatura, de estilo descritivo, ameno e claro. Sua cultura é tão merecedora do apreço que lhe temos, que Teresina honrou com seu nome a Fundação Cultural que tem. Que nós, seus leitores, saibamos apreciar e reconhecer esta dádiva de amor, na forma de livros que ajudam a construir nossa identidade de "povo sério, culto e livre"".

 

 

Fonte: http://www.salipi.com.br/

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.