Brasil Brasil Brasil

Notícias

Prof. João Benvindo e alunos da UFPI no II SEDIAR, em Belo Horizonte

Prof. João Benvindo e alunos da UFPI no II SEDIAR, em Belo Horizonte

02/12/2014 15:30

O líder do NEPAD - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso - Prof. Dr. João Benvindo de Moura, da Universidade Federal do Piauí, juntamente com o Prof. Dr. Melliandro Galinari, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), coordenaram um simpósio temático no II Seminnário de Estudos sobre Discurso e Argumentação (II Sediar) realizado entre os dias 5 e 7 de novembro na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Maiores informações poderão ser obtidas no site do evento:  http://www.letras.ufmg.br/iisediar2014/. Uma comitiva composta pelo Prof. João Benvindo e por nove alunos da UFPI apresentaram trabalhos no evento. Veja abaixo o resumo do simpósio coordenado pelos professores João Benvindo e Melliandro.

RETÓRICA, POLÍTICA E MANIFESTAÇÕES: A ARGUMENTAÇÃO EM MOVIMENTO(S)

Embora se saiba que, no Brasil, sempre houve setores da sociedade civil organizados, manifestações políticas e/ou conflitos constantes, velados ou não, vetados ou não, a partir de junho de 2013 assistimos (e participamos de) a uma série de reivindicações de uma pujança não vista há um bom tempo em escala nacional. O estopim das manifestações foi aceso pelos aumentos de passagens no transporte público, o alto preço da (i)mobilidade urbana, denunciado por movimentos como o Tarifa Zero (tarifazero.org). A essa pauta logo se juntaram outras: o combate à corrupção, a luta por moradia e serviços públicos de qualidade, protestos contra a Copa do Mundo de 2014, clamores por uma melhor educação pública etc. O fato é que a argumentação, o discurso e a retórica (inclusive das imagens, dos corpos e dos “adereços”) desempenharam um papel crucial em todo o processo, protagonizado por jovens, trabalhadores, professores, nacionalistas, Black-blocs, desabrigados pela Copa, o próprio Estado e, não menos importante, as mídias, sites, blogs, redes sociais e suas formas retoricamente peculiares de retratar a realidade, conduzindo nosso juízo, comportamento e afetos para certas direções e não outras. De junho de 2013 para cá, somaram-se a tais agitações a presença de greves (como a dos Garis do Rio de Janeiro) e marchas por todo o país (como a Marcha da Família por Deus). Por outro lado, como se não bastassem tais turbulências na esfera pública, no congresso nacional assistimos à construção retórica de diversos posicionamentos que se corroboram e se chocam na briga pelo poder: discursos da bancada ruralista, da Frente Parlamentar Evangélica, de partidos minoritários, da coalizão governista etc., em função de várias pautas e problemas, adicionando-se a esse cenário as eleições presidenciais de 2014 e a construção discursiva das candidaturas. Com base nessa realidade multifacetada, a finalidade deste simpósio é acolher comunicações que versam sobre posicionamentos políticos de grupos/instituições que ocuparamrecentemente a ordem do dia no Brasil, no intuito de compreender as suas estratégias retórico-discursivas e seus modos peculiares de construção da realidade. A justificativa seria debater a situação do Brasil atual, assim como compreender o papel da retórica e das teorias sobre o discurso na sociedade contemporânea, destacando-se os seus desafios (conceituais/éticos) para ser um instrumento eficiente de interpretação e atuação na realidade pós-moderna. Nesse sentido, o simpósio encontra-se aberto a diferentes teorias discursivas e/ou retórico-argumentativas, assim como a diferentes corpora e posicionamentos políticos (governamentais ou oriundos da sociedade organizada).

Palavras-chave: Retórica. Argumentação. Discurso Político. Manifestações

Fonte: SEDIAR

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.