Brasil Brasil Brasil

Notícias

Alunos dos cursos de Letras do Parfor farão defesa de TCC dia 9 de agosto

08/08/2014 10:55

A UFPI realiza no âmbito do PARFOR o IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, objetivando, a partir da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, promover o intercâmbio entre graduandos dos cursos de Artes Visuais, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Pedagogia (1ª Licenciatura); Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física e Física (2ª Licenciatura), ofertados nos municípios deParnaíbaPicos e Teresina, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

 

Confira a programação completaclique aqui

Confira, abaixo, as defesas dos alunos de Letras Português e Letras - Inglês

 

IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PARFOR

Local: Espaço Cultural Noé Mendes – Data: 09.08.14 – Hora: 8 às 12h

 

Coordenador do Curso de Letras-Português: Prof. Dr. João Benvindo de Moura

Coordenador do Curso de Letras-Inglês. Profa. Dra. Érica Rodrigues Fontes

 

Alunos orientandos da Profa. Dra. Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa

 

 

 

Aluno(a)

 

Hora

 

Título do trabalho

 

Banca

 

1.         

Cacilda Moreira Lima

Letras-Português

08:30

Que fatores estão ocasionando dificuldades de leitura no ensino fundamental: uma investigação numa escola rural, em Teresina.

Prof. Msc. Ana Maria Nunes Silva

Profª. Dra. Iveuta de Abreu Lopes

2.         

Edileuza Barbosa da Silva

Letras-Português

09:00

A leitura compreensiva e crítica em sala de aula: uma experiência no ensino fundamental.

Profª Msc. Lilia Brito da Silva

Profª. Dra. Iveuta de Abreu Lopes

3.         

Maria Madalena  Soares da Silva

Letras-Português

09:30

Variação Linguística na produção textual escrita no ensino fundamental: uma abordagem sociolinguística

Profª. Msc. Valdulce Ribeiro Cruz e Sousa

Prof. Dra. Iveuta de Abreu Lopes

4.         

Lourdilene Quaresma da Silva

Letras-Português

10:00

A Importância dos Gêneros Textuais no Ensino do letramento e da Produção Escrita

Profª Msc. Juscelino Francisco do Nascimento

Prof. Dr. Pedro  Magalhães Neto

5.         

Maria Lourdes Pereira Nunes

Letras-Português

10:30

Contribuições de estratégias de leitura compreensiva na formação do leitor crítico no ensino fundamental.

Profª Msc. Valdulce Ribeiro Cruz e Sousa

Prof. Dr. Pedro  Magalhães Neto

6.         

 

Walquíria Cavalcante

Letras-Português

 

11:00

O ensino de língua portuguesa para alunos surdos numa escola pública inclusiva de Teresina-PI

Profª Esp. Camélia Sheila Soares Borges

Profa. Esp. Maria do Pérpétuo Socorro Gonçalves Dourado

 

 

 

 

 

 

Alunos orientandos da Profa. Dra. Maria Vilani Soares

 

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

Banca

 

1

Verônica Mendes Melo

Letras-Português

 

08:30

Numa segunda leitura: recriando com criatividade

Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica

Prof. Dr. Naziozênio Antônio Lacerda (UFPI)

2

João Batista Rodrigues do Nascimento

Letras-Português

 

09:00

Antes de ler: a intencionalidade do leitor no processamento de estratégias de leitura

Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica

Profª Ms. Ermínia Maria do Nascimento Silva (LETRAS/UESPI)

 

3

Francisco das Chagas Lopes da Silva

Letras-Português

 

9:30

O gosto pela leitura e sua prática na constituição do leitor

Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica

Profª Ms. Ermínia Maria do Nascimento Silva (LETRAS/UESPI)

 

4

Maria de Fátima Ferreira da Silva

Letras-Português

 

10:00

Os profissionais da infância: experiências a serem compartilhadas

Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica

Profª Ms. Ermínia Maria do Nascimento Silva (LETRAS/UESPI)

 

5

Francisca Elenice Dias

Letras-Português

 

10:30

Entre práticas e reflexões: o saber/fazer e o fazer/saber do professor no contexto escolar

Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica

Prof. Dr. Naziozênio Antônio Lacerda (UFPI)

 

6

Francimília Araujo Silva

Letras-Português

 

 

11:00

“Relato de vida” como prática social de letramento: uma experiência que deu certo

Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica

Prof. Dr. Naziozênio Antônio Lacerda (UFPI)

 

 

 

 

 

Alunos orientandos da Profa. Dra. Samantha de Moura Maranhão

 

 

 

Aluno(a)

 

Hora

 

Título do trabalho

 

Banca

 

1.         

Wilson Vilhena de Azevedo Filho

Letras-Inglês

08:30

A prática de leitura em aulas de língua inglesa do 6º e do 8º anos em escolas públicas de Teresina

Profa. Msc. Sharmilla Ohana

Prof.ª Msc. Vinícius Barreto

2.         

João de Sousa Leitão Neto

Letras-Inglês

09:00

Avaliação da aprendizagem: estratégias desenvolvidas na disciplina de língua inglesa no Ensino Fundamental

Profa. Msc. Sharmilla Ohana

Prof.ª Msc. Vinícius Barreto

3.         

Benta Francisca de Sousa Dias

Letras-Inglês

09:30

A presença da língua inglesa no cotidiano dos alunos do 6º ano da Unidade Escolar São Benedito

Profa. Msc. Sharmilla Ohana

Prof.ª Msc. Vinícius Barreto

4.         

Lauri Viana Mazulo

Letras-Português

10:00

Variedades linguísticas das personagens da Turma da Mônica nas aulas de língua portuguesa

Profa. Msc. Ana Cláudia Silva

Profa. Mestranda Shisleny Lopes

 

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.