Notícias
Alunos dos cursos de Letras do Parfor farão defesa de TCC dia 9 de agosto
08/08/2014 10:55A UFPI realiza no âmbito do PARFOR o IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, objetivando, a partir da apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, promover o intercâmbio entre graduandos dos cursos de Artes Visuais, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática e Pedagogia (1ª Licenciatura); Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física e Física (2ª Licenciatura), ofertados nos municípios deParnaíba, Picos e Teresina, através do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).
Confira a programação completa: clique aqui
Confira, abaixo, as defesas dos alunos de Letras Português e Letras - Inglês
IV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PARFOR
Local: Espaço Cultural Noé Mendes – Data: 09.08.14 – Hora: 8 às 12h
Coordenador do Curso de Letras-Português: Prof. Dr. João Benvindo de Moura
Coordenador do Curso de Letras-Inglês. Profa. Dra. Érica Rodrigues Fontes
Alunos orientandos da Profa. Dra. Catarina de Sena Sirqueira Mendes da Costa
|
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
Banca
|
1. |
Cacilda Moreira Lima
Letras-Português |
08:30 |
Que fatores estão ocasionando dificuldades de leitura no ensino fundamental: uma investigação numa escola rural, em Teresina. |
Prof. Msc. Ana Maria Nunes Silva
Profª. Dra. Iveuta de Abreu Lopes |
2. |
Edileuza Barbosa da Silva
Letras-Português |
09:00 |
A leitura compreensiva e crítica em sala de aula: uma experiência no ensino fundamental. |
Profª Msc. Lilia Brito da Silva
Profª. Dra. Iveuta de Abreu Lopes |
3. |
Maria Madalena Soares da Silva
Letras-Português |
09:30 |
Variação Linguística na produção textual escrita no ensino fundamental: uma abordagem sociolinguística |
Profª. Msc. Valdulce Ribeiro Cruz e Sousa
Prof. Dra. Iveuta de Abreu Lopes |
4. |
Lourdilene Quaresma da Silva
Letras-Português |
10:00 |
A Importância dos Gêneros Textuais no Ensino do letramento e da Produção Escrita |
Profª Msc. Juscelino Francisco do Nascimento
Prof. Dr. Pedro Magalhães Neto |
5. |
Maria Lourdes Pereira Nunes
Letras-Português |
10:30 |
Contribuições de estratégias de leitura compreensiva na formação do leitor crítico no ensino fundamental. |
Profª Msc. Valdulce Ribeiro Cruz e Sousa
Prof. Dr. Pedro Magalhães Neto |
6. |
Walquíria Cavalcante
Letras-Português |
11:00 |
O ensino de língua portuguesa para alunos surdos numa escola pública inclusiva de Teresina-PI |
Profª Esp. Camélia Sheila Soares Borges
Profa. Esp. Maria do Pérpétuo Socorro Gonçalves Dourado |
Alunos orientandos da Profa. Dra. Maria Vilani Soares
|
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
Banca |
1 |
Verônica Mendes Melo
Letras-Português |
08:30 |
Numa segunda leitura: recriando com criatividade |
Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica |
2 |
João Batista Rodrigues do Nascimento
Letras-Português |
09:00 |
Antes de ler: a intencionalidade do leitor no processamento de estratégias de leitura |
Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica
Profª Ms. Ermínia Maria do Nascimento Silva (LETRAS/UESPI) |
3 |
Francisco das Chagas Lopes da Silva
Letras-Português |
9:30 |
O gosto pela leitura e sua prática na constituição do leitor |
Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica
Profª Ms. Ermínia Maria do Nascimento Silva (LETRAS/UESPI) |
4 |
Maria de Fátima Ferreira da Silva
Letras-Português |
10:00 |
Os profissionais da infância: experiências a serem compartilhadas |
Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica
Profª Ms. Ermínia Maria do Nascimento Silva (LETRAS/UESPI) |
5 |
Francisca Elenice Dias
Letras-Português |
10:30 |
Entre práticas e reflexões: o saber/fazer e o fazer/saber do professor no contexto escolar |
Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica
Prof. Dr. Naziozênio Antônio Lacerda (UFPI) |
6 |
Francimília Araujo Silva
Letras-Português
|
11:00 |
“Relato de vida” como prática social de letramento: uma experiência que deu certo |
Prof. Dr. Odailton Aragão Aguiar (UFPI) – Comunicação e Semiótica
Prof. Dr. Naziozênio Antônio Lacerda (UFPI) |
Alunos orientandos da Profa. Dra. Samantha de Moura Maranhão
|
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
Banca
|
1. |
Wilson Vilhena de Azevedo Filho
Letras-Inglês |
08:30 |
A prática de leitura em aulas de língua inglesa do 6º e do 8º anos em escolas públicas de Teresina |
Profa. Msc. Sharmilla Ohana
Prof.ª Msc. Vinícius Barreto |
2. |
João de Sousa Leitão Neto
Letras-Inglês |
09:00 |
Avaliação da aprendizagem: estratégias desenvolvidas na disciplina de língua inglesa no Ensino Fundamental |
Profa. Msc. Sharmilla Ohana
Prof.ª Msc. Vinícius Barreto |
3. |
Benta Francisca de Sousa Dias
Letras-Inglês |
09:30 |
A presença da língua inglesa no cotidiano dos alunos do 6º ano da Unidade Escolar São Benedito |
Profa. Msc. Sharmilla Ohana
Prof.ª Msc. Vinícius Barreto |
4. |
Lauri Viana Mazulo
Letras-Português |
10:00 |
Variedades linguísticas das personagens da Turma da Mônica nas aulas de língua portuguesa |
Profa. Msc. Ana Cláudia Silva
Profa. Mestranda Shisleny Lopes |
mais notícias
- 08/03/2016 10:35 - Seleção para professor substituto de Letras Vernáculas
- 15/12/2015 17:13 - Copese abre inscrições para Exame de Proficiência - 14/12/15 a 04/01/16
- 09/12/2015 08:54 - IV Simpósio Nacional de Análise do Discurso - UECE - Fortaleza - CE
- 09/12/2015 08:48 - V edição do fórum Gêneros em Ação: Profa. Maria do Livramento
- 07/12/2015 16:12 - Resultado final da seleção para professor substituto de Francês
- mais notícias
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.