Brasil Brasil Brasil

Notícias

Alunos e professores da UFPI na 25ª Jornada Nacional do GELNE

Alunos e professores da UFPI na 25ª Jornada Nacional do GELNE

06/10/2014 11:08

Um grupo de 20 representantes da UFPI, entre alunos e professores do Curso de Letras, participou da 25ª Jornada Nacional do GELNE – Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, realizado entre os dias 01 e 04 de outubro de 2014 na cidade de Natal-RN.

Prof. Naziozênio Lacerda e alunas da UFPI
 

O líder do Grupo de Pesquisa em Teorias do Espaço Ficcional, professor Dr. André Pinheiro, da Universidade Federal do Piauí, juntamente com a professora Dra. Beth Vidal, da Universidade Federal do Pará, irão coordenar um simpósio temático sobre espaço na 25ª Jornada Nacional do GELNE – Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste, que será realizado entre os dias 01 e 04 de outubro de 2014 na cidade de Natal-RN. Os interessados em submeter seus trabalhos devem visitar a página do evento (http://www.gelne.org.br/Site) e verificar os procedimentos para efetuar a inscrição cuja data final foi prorrogada para 17 de agosto. Abaixo são elencadas algumas informações sobre a natureza do simpósio temático dirigido pelos referidos professores.

 

O espaço em decomposição

No transcorrer dos séculos, a literatura nos deu exemplos primorosos de como o homem se apropria brutalmente do espaço alheio com o intuito de transformá-lo segundo os seus próprios interesses. Evidentemente, ao exercer essa força coerciva, o espaço vai perdendo a sua estrutura primária, de modo que a destruição espacial leva paulatinamente à destruição da própria memória coletiva. O principal objetivo deste simpósio é reunir trabalhos que analisem o modo pelo qual a categoria do espaço é representada na literatura e em outras manifestações artísticas, privilegiando um tipo de abordagem que busca evidenciar as relações de poder disseminadas na obra. Mais especificamente, os trabalhos submetidos a este simpósio devem versar sobre o tema da decomposição do espaço, das transformações na esfera espacial que levam à destruição da estrutura social e da memória coletiva de um povo. De caráter interdisciplinar, espera-se que os trabalhos propostos analisem a obra literária a partir de um referencial teórico advindo não apenas da teoria da literatura, mas também de áreas como a geografia, a história, a antropologia, a arquitetura etc. Agindo dessa forma, estaremos não apenas discutindo o que há de mais relevante nas teorias sobre o espaço ficcional, mas também contribuindo para que se promova uma análise de caráter mais funcional e abrangente.

Fonte: Grupo de Pesquisa em Teorias do Espaço Ficcional

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.