Brasil Brasil Brasil

Notícias

Confira a programação do 12º SALIPI, de 30/05 a 08/06 - UFPI

Confira a programação do 12º SALIPI, de 30/05 a 08/06 - UFPI

17/04/2014 14:35

12/05/2014 14:37

Palestras, apresentações artísticas, bate-papo literário e oficinas com estudiosos renomados integram a programação do 17º Seminário Língua Viva do Salão do Livro do Piauí (SALIPI).

O Seminário contará também com palestras de professores da UFPI de diversas áreas. As inscrições para o Seminário, que ocorre de 30 de maio a 08 de junho, estão abertas e as vagas são limitadas. Os interessados em participar devem procurar com antecedência a sede da Fundação Quixote, localizada na rua David Caldas, nº 231, Centro da cidade. O horário de funcionamento é de 8h às 12h e das 14h às 17h.

Este ano, o SALIPI homenageia o dramaturgo piauiense José Gomes Campos e o centenário de morte do escritor Augusto dos Anjos e acontece no Campus Ministro Petrônio Portella, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Confira a programação

Aconteceu no último dia 3 de abril, no auditório Jesus Elias Tajra Filho a cerimônia oficial de abertura do 12º SALIPI - ano: Teatrólogo Gomes Campos. O evento será realizado no período de 30 de maio a 08 de junho na Universidade Federal do Piauí no espaço Rosa dos Ventos. Os homenageados serão Augusto dos Anjos e Cecília Meireles, trazendo à memória os 100 e 50 anos do falecimento de ambos, respectivamente.

Em 2014, o Salão do Livro do Piauí (Salipi) será realizado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). A decisão foi tomada entre membros da Fundação Quixote e a Administração Superior da UFPI. "Nós teremos um excelente evento este ano e desejo que nós possamos continuar essa parceria para realizar o Salipi nas dependências da UFPI nos anos seguintes", afirmou o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Lopes.

O evento, já consolidado na agenda cultural do Estado, é realizado, anualmente, desde 2003, em Teresina. No início, o Salipi era um experimento de alguns professores que resolveram juntar-se e organizar um evento literário, formando mais tarde, em 2005, a Fundação Quixote.

HOMENAGEM

José Gomes Campos, natural de Regeneração, será o grande homenageado no SALIPI 2014.

Gomes Campos foi teatrólogo, professor, filósofo e poeta. A sua mais conhecida e premiada criação foi 'Auto do Lampião no Além'.

Com metodologia contemporânea, Gomes Campos utilizava o teatro em sala de aula, ciente de que os textos encenados ganhavam maior percepção dos alunos. Para ele, o teatro deveria ser instituído em todas as escolas, melhorando assim o aprendizado. Grande incentivador do teatro autoral, ele observava os talentos e procurava animar aqueles que poderiam se destacar nessa modalidade artística.

Nascido em Regeneração, a 19 de outubro de 1925, José Gomes Campos veio cedo para Teresina. Estudou no Colégio Diocesano e formou-se em Direito pela antiga Faculdade de Direito do Piauí, onde incentivou e fez apresentações de peças teatrais – para admiração de alunos professores. Exerceu o ofício de professor, filósofo, poeta e dramaturgo. Como ator e diretor de teatro, tinha a certeza de que no íntimo “estão nossas raízes, e não apenas no anseio da comunicação coletiva.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.