Notícias
151 alunos de Letras do Parfor apresentam pesquisas no III SIC
29/11/2013 08:37O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR promoverá no dia 7 de dezembro (sábado), no Espaço Cultural Noé Mendes, das 8 às 18h, o III Seminário de Iniciação Científica do Parfor. Na oportunidade, serão apresentadas cerca de 400 pesquisas realizadas em 16 cursos de graduação oferecidos pela UFPI destinados a professores da Educação Básica.
Nas áreas de Letras-Português e Letras-Inglês serão apresentados 151 trabalhos de alunos dos campi de Floriano, Parnaíba e Teresina, conforme tabela abaixo:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR
SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PARFOR – DEFESAS DE TCC’s
DATA: 07.12.13 – LOCAL: ESPAÇO CULTURAL NOÉ MENDES – UFPI – TERESINA
CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS – TERESINA
Orientador: Prof. João Benvindo de Moura
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Vera Regina Gomes Saraiva Rocha |
08:30 |
A crônica e a formação de leitores |
02 |
Aldaci de Sousa Silva Sá |
09:00 |
A importância da leitura na formação do aluno |
03 |
Ana Lúcia de Amorim Ferreira |
09:30 |
Dom Casmurro e o adultério: uma análise literária |
04 |
Maria Sandra Vaz Silva |
10:00 |
O aprendizado da leitura e da escrita no Ensino Fundamental: perspectivas e desafios |
05 |
Ana Rita de Cássia Pinto e Silva |
10:30 |
Um anjo torto, louco, esbelto e safado: a interdiscursividade em quatro poemas de autores brasileiros |
06 |
Cynthia Millena da Silva Sousa
|
11:00 |
As dificuldades de aprendizagem de leitura na interpretação de enunciados de questões no 6º e 7º ano do E. Fundamental |
07 |
Josélia Rodrigues da Silva Cunha |
11:30 |
A representação da mulher no poema “Caso do vestido” de Carlos Drummond de Andrade |
08 |
Ana Paula Reis dos Santos |
14:00 |
O papel da mídia no conto “Neném – Ruço” de Assis Brasil |
09 |
Rosele Maria Carvalho Mourão |
14:30 |
A falta de leitura e o reflexo na produção textual |
CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS – TERESINA
Orientadora: Profª. Darkyana Francisca Ibiapina
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Maria de Lourdes A. Santos |
08:30 |
Questões de compreensão: uma análise do livro didático de Português da rede municipal de Teresina. |
02 |
Célia Muniz Dourado Cerqueira |
09:00 |
Os conectores interfrásticos na produção de textos dissertativos argumentativos de alunos da 3ª série do Ensino Médio. |
03 |
Yaponira Dias dos Santos |
09:30 |
O gênero “Música” como ferramenta para o desenvolvimento das competências de leitura e interpretação de textos no 2º ano A do CEMTI-Didácio Silva. |
04 |
Maria do Socorro Rodrigues da Silva |
10:00 |
A contribuição do gênero Notícia Jornalística para o desenvolvimento da leitura e da produção textual dos alunos da 2ª série “A” do Ensino Médio da escola CEMTI Didácio Silva |
05 |
Eristânia de Andrade Carvalho |
10:30 |
Concepções de gêneros textuais de professores do ensino fundamental |
06 |
Veraleide Barros Martins |
11:00 |
Leitura e Escrita: construindo novos conhecimentos a partir do gênero textual “Artigo de Opinião”. |
07 |
Odália Maria Gomes Viana
|
11:30 |
O desenvolvimento das atividades de Leitura e Interpretação intermediadas pelo Conto no 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino “Mestre Tibério” em Parnarama-MA. |
CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS – TERESINA
Orientadora: Profª Maria da Conceição Machado
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Márcia Kelly Vasconcelos Rodrigues |
08:30 |
Uma análise da argumentatividade em artigo de opinião. |
02 |
Avanise Costa Rabelo |
09:00 |
O relato de memória no auxílio da leitura no 1º ano do ensino médio |
03 |
Antônia Helena da C. Nunes |
9:30 |
O desenvolvimento da leitura nas turmas de 6º e 7º anos da U.E. Manoel Alencar |
04 |
Iris da Costa Moreira |
10:00 |
A leitura de textos em diferentes gêneros. Uma reflexão sobre o ensino |
05 |
Andreya Márcia Mendes Mesquita |
10:30 |
Os gêneros textuais mais recorrentes no livro didático
|
06 |
Carrmine Maria Silva Furtado |
11:00 |
A argumentação: trabalhando o artigo de opinião |
07 |
Rosa Maria Pereira da Silva |
14:00 |
As dificuldades de leitura no ensino fundamental |
08 |
Lucilene Alves da Luz |
14:30 |
O ensino de Leitura Através do gênero crônica literária .Uma reflexão sobre a prática padagógica |
CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS – TERESINA
Orientadora: Profª Ana Cláudia dos Santos Silva
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Adriana de Oliveira Lima |
08:30 |
Literatura de Cordel e ensino: práticas de leitura e escrita no centro de Ensino Anna Bernardes |
02 |
Firmina Carvalho Costa |
09:00 |
O perfil da mulher no século XIX em Lucíola de José de Alencar: uma análise |
03 |
Raimundo Alberto Pereira dos Santos |
09:30 |
Fronteiras entre a história e a ficção na obra literária Xica da Silva de João Felício dos Santos |
04 |
Maria da Conceição Lago Santos |
10:00 |
Machado de Assis e Edgar Allan Poe: uma análise sobre a loucura e a intertextualidade |
05 |
Dileuza Silva de Araújo |
10:30 |
Iaiá Garcia de Machado de Assis e a representação da família patriarcal |
06 |
Mauricelsa Oliveira dos Santos |
11:00 |
A abordagem da literatura de cordel em sala de aula do 6° ano do ensino fundamental na Escola Sebastião Soares Ribeiro em Palmeirais |
07 |
Elizany Vaz e Silva |
11:30 |
Literatura de cordel na sala de aula do 7º ano da Unidade Escolar Pio XII |
08 |
Ana Cristina Santos Ribeiro |
14:00 |
O ensino de literatura através dos contos do piauiense Assis Brasil na Unidade Escolar Rama Boa |
09 |
Fabíola Silveira Leitão Ferreira |
14:30 |
A contribuição dos contos de fadas para o ensino de leitura e escrita |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – TERESINA – Turma 1
Orientadora: Profª Sharmilla O’hana R. da Silva
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Antonia Celia Pereira Barbosa |
8:30 |
GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
02 |
Mariel da Silva Lima
|
9:00 |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARNARAMA-MA |
03 |
Francisca das Chagas da Silva Lima |
9:30 |
A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR A LÍNGUA INGLESA NOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ALTOS-PI |
04 |
Irene da Silva |
10:00 |
DIFICULDADES DE LEITURA DA LÍNGUA INGLESA NO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOSÉ DE FREITAS-PI |
05 |
Josenaldo Vasconcelos |
10:30 |
DIFICULDADES DE LEITURA NA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA |
06 |
Claudia Santos Fernandes |
11:00 |
TIPOLOGIA CRIMINAL EM HAMLET: UMA ANÁLISE LITERÁRIA DA OBRA SHAKESPEREANA À LUZ DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO |
07 |
Corina Lopes da Silva Neta |
11:30 |
MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NOS ALUNOS DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA UNIDADE ESCOLAR DR. ANTONIO RÉGIS – MIGUEL ALVES/PI |
08 |
Antonia Leonete Monteiro Souza |
14:00 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA VIVENCIDAS PELOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA SEBASTIÃO ALVES DOS REIS |
09 |
Edinalda de Sousa Cunha |
14:30 |
O USO DE LETRAS DE MÚSICAS EM INGLÊS COMO FERRAMENTA NA COMPREENSÃO DA LEITURA DA LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA DO 8º ANO DA UNIDADE ESCOLAR MATIAS OLÍMPIO |
10 |
Edna Maria Pereira da Silva |
15:00 |
MOTIVAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BENEDITINOS-PI |
11 |
Laurilene Pereira da Silva |
15:30 |
ESTRATÉGIA DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA |
12 |
Francisco das Chagas Martins Sales Filho |
16:00 |
A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO A VISÃO DOS PROFESSORES, COORDENADOR PEDAGÓGICO E ALUNOS |
13 |
Estefânia Leal da Costa |
16:30 |
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA |
14 |
Fernanda Gleide Lima Martins |
17:00 |
O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA |
15 |
Isaura Pereira de Araújo Mesquita |
17:30 |
AS CRENÇAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO AO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR DA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE ALTOS – PI |
16 |
Aurylenne Soares de Oliveira |
18:00 |
AS CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS DAS METODOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – TERESINA – Turma 1
Orientador: Prof. Emanoel César Pires de Assis
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
ALDENISA REGES DE SOUSA |
08:30 |
A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DA ESCOLA MUNICIPAL GOV. CHAGAS RODRIGUES SOBRE A LÍNGUA INGLESA E O SEU ENSINO |
02 |
BRUNA VALÉRIA OLIVEIRA SOUSA |
09:00 |
A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: TENDO COMO ANÁLISE AS DUAS MAIORES ESCOLAS MUNICIPAIS DE MIGUEL ALVES |
03 |
JOANA DARC ROSA DE MOURA LOPES |
09:30 |
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: SEGUNDO PROFESSORES E ALUNOS |
04 |
JULIENE VITÓRIO RIBEIRO |
10:00 |
SHAKESPEARE ADAPTADO: ROMEO+JULIETA E A TRANSPOSIÇÃO DE SHAKESPEARE PARA UM CONTEXTO MODERNO |
05 |
LUIZINHA RODRIGUES DE ANDRADE |
10:30 |
O USO DO FILME EM LÍNGUA INGLESA LEGENDADO COMO RECURSO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA OS ALUNOS SURDOS DO 7º/B ANO DA UNIDADE ESCOLAR MATIAS OLÍMPIO, EM TERESINA. |
06 |
ESTER ALVES PINHEIRO BATISTA |
11:00 |
DIFICULDADES DE LEITURA DE TEXTO EM LINGUA INGLESA UM NOVO OLHAR DOS PROFESSORES E ALUNOS DE 9º ANO |
07 |
Francisco Andrade Fernandes Filho |
11:30 |
LEVANTAMENTO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LINGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE TERESINA |
08 |
JANIZETE DA PAZ MELO |
14:00 |
O USO DOS ESTRANGEIRISMOS PELOS ALUNOS E PELOS PROFESSORES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO GINÁSIO MUNICIPAL ANTONIO INÁCIO DE OLIVEIRA – ALTOS – PI |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – TERESINA – Turma 2
Orientadora: Profª Denise Tamaê Borges Sato (12)
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Maria do Socorro Alves Ferreira |
15:30 |
As habilidades de leitura e escrita nos 6ºs anos de escolas municipais de Alto Longá/PI |
02 |
Maria Gilsilene M. dos Santos |
16:00 |
Textos autênticos nas aulas de Língua Inglesa: Análise de uso no contexto da escola pública |
03 |
Regina Célia Marques Leal |
16:30 |
O vídeo na aprendizagem da Língua Inglesa no 6º ano da Educação de Jovens e Adultos - EJA: um relato de experiência |
04 |
Maria do Perpétuo Socorro de S. F. Oliveira |
17:00 |
Cantando e Brincando para aprender Inglês: as vantagens do uso da música nas aulas de Inglês no 6º ano do Ensino Fundamental |
05 |
Maria José Barosa Lima |
17:30 |
Abordagem crítico-reflexiva do ensino da Língua Inglesa no 6º ano do Ensino Fundamental de escola pública e de escola privada |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – TERESINA – Turma 2
Orientadora: Profª Ana Cláudia Oliveira Neri (12)
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Rosemary Rufino |
08:30 |
Leitura em língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental |
02 |
Maria das Graças Silva Oliveira |
09:00 |
Dificuldade na aprendizagem de leitura em língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental da escola municipal de José de Freitas Piauí |
03 |
Maria José Sousa da Rocha Almeida |
09:30 |
A importância da interação nas aulas de língua inglesa no 6º ano na U. E. São Benedito na cidade de Beneditinos - Piauí |
04 |
Francisca Maria dos Santos |
10:00 |
A importância da música no ensino de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental |
05 |
Welina de Jesus Lima |
10:30 |
A ludicidade como fator importante no ensino de língua inglesa |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – FLORIANO
Orientadora: Profª Mackleia Mayara Oliveira da Silva (12)
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
ANA MARIA MENDES MIRANDA |
11:30 |
O LÚDICO NA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA
|
02 |
DAUZINA MARIA BRITO |
14:00 |
ATIVIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA FACILITADORA |
03 |
DELMA LIMA DE MIRANDA |
14:30 |
AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BORGES FERREIRA NA CIDADE DE NAZARÉ DO PIAUÍ – PI |
04 |
DUCILENE BARROS DANTOS OLIVEIRA |
15:00 |
A MÚSICA COMO RECURSO PARA DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAL E AUDITIVA |
05 |
EVANILDE DE MENEZES |
15:30 |
O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA |
06 |
JOANA D’ARC VARELA |
16:00 |
O USO DOS MATERIAS DIDÁTICOS OFERECIDOS PELO MEC NA LÍNGUA INGLESA |
07 |
MAGNÓLIA DE SOUSA GALVÃO |
16:30 |
A ESCRITA DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA “UNIDADE INTEGRADA DOMINGOS MACHADO” “BARÃO DE GRAJAÚ-MA” |
08 |
MARIA ISAURA DA COSTA LIMA |
17:00 |
PRÁTICAS FACILITADORAS DAS HABILIDADES ORAIS E AUDITIVAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO 8º ANO NA E.M. “CLEONICE REIS” |
09 |
SOMÁRIA CARVALHO GUIMARÃES |
17:30 |
A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EJA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA |
10 |
JOSÉ HENRIQUE DA SILVA PEREIRA |
18:00 |
O ENSINO-APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA MEDIADO POR COMPUTADORES |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – FLORIANO
Orientador: Prof. Francisco dos Santos Moraes
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
ANTONIA DELCIMAR C. AZEVEDO |
08:30 |
O LÚDICO E ALINGUA INGLESA: ATIVIDADES FACILITADORAS DO ENSINO APRENDIZAGEM |
02 |
AUGUSTO CÉSAR DIAS CARNEIRO |
09:00 |
O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO PARA LÍNGUA INGLESA |
03 |
DANIEL JAQUES GOMES DE SOUSA |
09:30 |
USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: VISÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANO |
04 |
FRANCISCA BARBOSA DA SILVA |
10:00 |
APRENDER BRINCANDO: ENSINANDO INGLES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
05 |
JORLANIA LIMA SOUSA |
10:30 |
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
06 |
JUREMA DE AQUINO LIMA |
11:00 |
A CULTURA E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA |
07 |
LEUZIMAR VIEIRA DE CARVALHO |
11:30 |
O ENSINO DA GRAMÁTICA NA LÍNGUA INGLESA NO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO |
08 |
LUZIA BORGES COELHO DUARTE FEITOSA |
14:00 |
PRATICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR DE LINGUA INGLESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUND. E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES |
09 |
MARIA DA GUIA LIMA DE FREITAS |
14:30 |
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS |
10 |
ROSIENE PEREIRA DA SILVA |
15:00 |
A PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
11 |
SORALDA HELENA DA SILVA |
15:30 |
A REALIDADE DO ENSINO DE INGLÊS NA EJA |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – FLORIANO
Orientador: Prof. Newton Lopes da Silva Filho (12)
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Alba Patrícia |
08:30 |
O ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos - EJA |
02 |
Cícera Pereira |
09:00 |
Métodos e técnicas inovadoras do ensino de língua inglesa da 6° ao 9° ano da Escola Municipal Cleonice Reis em Nazaré do Piauí. |
03 |
Claudenice de Paula |
09:30 |
O planejamento de ensino de língua inglesa na 6° série do ensino fundamental: Perspectivas de abordagens dinâmicas no ensino de língua inglesa. |
04 |
Dirceu Ferreira de Carvalho |
10:00 |
O ensino de língua inglesa na fase fundamental: Momento oportuno para aquisição de uma língua estrangeira. |
05 |
Francisca Oliveira |
10:30 |
O ensino de língua inglesa através da abordagem comunicativa. |
06 |
José Ribamar Ferreira Costa |
11:00 |
O uso das mídias sociais para o ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental |
07 |
Maria Auxiliadora Lima dos Santos Oliveira |
11:30 |
A importância do lúdico na língua inglesa na IV etapa da modalidade EJA |
08 |
Polyana da Silva |
14:00 |
Multimídias na educação: Ferramentas para o ensino da língua inglesa. |
09 |
Rosita Oliveira |
14:30 |
Abordagem comunicativa - uma perspectiva dinâmica para o ensino da língua inglesa. |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – PARNAÍBA
Orientador: Prof. Jhonatas Geisteira de Moura Leite (12)
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
Ana Maria Martins da Silva |
14:00 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LUÍS CORREIA-PI |
02 |
Anderson Bruno Lima Costa |
14:30 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI |
03 |
Arlynne Nara Costa e Silva |
15:00 |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS INGLÊS: UM ESTUDO SITUACIONAL DA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA CIDADE DE COCAL-PI |
04 |
Flaviana Nóbrega de Brito |
15:30 |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUND. II DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE LUÍS CORREIA-PI: REFLEXIVIDADE E IDENTIDADE |
05 |
Maria das Graças Sousa Barros |
16:00 |
A PRÁTICA EDUCATIVA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE LUÍS CORREIA-PI, NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUND. |
06 |
Maria Leidimar Silva Lima |
16:30 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O ATO DE AVALIAR O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI |
07 |
Raimundo Machado Mourão |
17:00 |
ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI |
08 |
Raimundo Nonato Veras de Brito |
17:30 |
O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ERA DO CONHECIMENTO: AS TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II |
CURSO: LETRAS-INGLÊS – PARNAÍBA
Orientador: Prof. Francimaria do Nascimento Machado
Nº |
Aluno(a) |
Hora |
Título do trabalho |
01 |
ELISREJANE FREITAS LEITE SILVA |
14:00 |
O ensino da língua inglesa nas séries iniciais: práticas do professor |
02 |
JOSEFA MARIA ALVES DE CARVALHO |
14:30 |
A importância do lúdico para o ensino e aprendizagem do ensino fundamental |
03 |
MARIA CLARICE V. DE SOUSA |
15:00 |
O lúdico na prática pedagógica da língua inglesa |
04 |
MARIA IDENICE DE SOUSA LINHARES |
15:30 |
O lúdico enquanto instrumento de ensino-aprendizagem. |
05 |
MARYNA DOS SANTOS NASCIMENTO |
16:0 |
O inglês na escola pública: práticas qualitativas no ensino-aprendizagem dessa segunda língua |
06 |
SAMARA MARIA DE SOUSA DOS SANTOS |
16:30 |
A aquisição da oralidade em língua inglesa de forma prática e espontânea. |
07 |
VALMIR DE SOUSA VIEIRA |
17:00 |
As dificuldades da língua inglesa em 4º e 5º etapas da EJA. |
08 |
LUIS CARLOS MAGNO DA SILVEIRA SANTOS |
17:30 |
Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas de municipais de Parnaíba na 3º etapa de EJA |
mais notícias
- 08/03/2016 10:35 - Seleção para professor substituto de Letras Vernáculas
- 15/12/2015 17:13 - Copese abre inscrições para Exame de Proficiência - 14/12/15 a 04/01/16
- 09/12/2015 08:54 - IV Simpósio Nacional de Análise do Discurso - UECE - Fortaleza - CE
- 09/12/2015 08:48 - V edição do fórum Gêneros em Ação: Profa. Maria do Livramento
- 07/12/2015 16:12 - Resultado final da seleção para professor substituto de Francês
- mais notícias
© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525,
comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.