Brasil Brasil Brasil

Notícias

151 alunos de Letras do Parfor apresentam pesquisas no III SIC

151 alunos de Letras do Parfor apresentam pesquisas no III SIC

29/11/2013 08:37

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR promoverá no dia 7 de dezembro (sábado), no Espaço Cultural Noé Mendes, das 8 às 18h, o III Seminário de Iniciação Científica do Parfor. Na oportunidade, serão apresentadas cerca de 400 pesquisas realizadas em 16 cursos de graduação oferecidos pela UFPI destinados a professores da Educação Básica.

Nas áreas de Letras-Português e Letras-Inglês serão apresentados 151 trabalhos de alunos dos campi de Floriano, Parnaíba e Teresina, conforme tabela abaixo:

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – PARFOR

SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO PARFOR – DEFESAS DE TCC’s

DATA: 07.12.13 – LOCAL: ESPAÇO CULTURAL NOÉ MENDES – UFPI – TERESINA

 

 

CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS – TERESINA

Orientador: Prof. João Benvindo de Moura

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Vera Regina Gomes Saraiva Rocha

08:30

A crônica e a formação de leitores

02

Aldaci de Sousa Silva Sá

09:00

A importância da leitura na formação do aluno

03

Ana Lúcia de Amorim Ferreira

09:30

Dom Casmurro e o adultério: uma análise literária

04

Maria Sandra Vaz Silva

10:00

O aprendizado da leitura e da escrita no Ensino Fundamental: perspectivas e desafios

05

Ana Rita de Cássia Pinto e Silva

10:30

Um anjo torto, louco, esbelto e safado: a interdiscursividade em quatro poemas de autores brasileiros

06

Cynthia Millena da Silva Sousa

 

11:00

As dificuldades de aprendizagem de leitura na interpretação de enunciados de questões no 6º e 7º ano do E. Fundamental

07

Josélia Rodrigues da Silva Cunha

11:30

A representação da mulher no poema “Caso do vestido” de Carlos Drummond de Andrade

08

Ana Paula Reis dos Santos

14:00

O papel da mídia no conto “Neném – Ruço” de Assis Brasil

09

Rosele Maria Carvalho Mourão

14:30

A falta de leitura e o reflexo na produção textual

 

 

 

 

CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS – TERESINA

Orientadora: Profª. Darkyana Francisca Ibiapina

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Maria de Lourdes A. Santos

08:30

Questões de compreensão: uma análise do livro didático de Português da rede municipal de Teresina.

02

Célia Muniz Dourado Cerqueira

09:00

Os conectores interfrásticos na produção de textos dissertativos argumentativos de alunos da 3ª série do Ensino Médio.

03

Yaponira Dias dos Santos

09:30

O gênero “Música” como ferramenta para o desenvolvimento das competências de leitura e interpretação de textos no 2º ano A do CEMTI-Didácio Silva.

04

Maria do Socorro Rodrigues da Silva

10:00

A contribuição do gênero Notícia Jornalística para o desenvolvimento da leitura e da produção textual dos alunos da 2ª série “A” do Ensino Médio da escola CEMTI Didácio Silva

05

Eristânia de Andrade Carvalho

10:30

Concepções de gêneros textuais de professores do ensino fundamental

06

Veraleide Barros Martins

11:00

Leitura e Escrita: construindo novos conhecimentos a partir do gênero textual “Artigo de Opinião”.

07

Odália Maria Gomes Viana

 

11:30

O desenvolvimento das atividades de Leitura e Interpretação intermediadas pelo Conto no 1º ano do Ensino Médio do Centro de Ensino “Mestre Tibério” em Parnarama-MA.

 

 

 

 

CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS – TERESINA

Orientadora: Profª Maria da Conceição Machado

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Márcia Kelly Vasconcelos Rodrigues

08:30

Uma análise da argumentatividade em artigo de opinião.

02

Avanise Costa Rabelo

09:00

O relato de memória no auxílio da leitura no 1º ano do ensino médio

03

Antônia Helena da C. Nunes

9:30

O desenvolvimento da leitura nas turmas de 6º e 7º anos da U.E. Manoel Alencar

04

Iris da Costa Moreira

10:00

A leitura de textos em diferentes gêneros. Uma reflexão sobre o ensino

05

Andreya Márcia Mendes Mesquita

10:30

Os gêneros textuais mais recorrentes no livro didático

 

06

Carrmine Maria Silva Furtado

11:00

A argumentação: trabalhando o artigo de opinião

07

Rosa Maria Pereira da Silva

14:00

 As dificuldades de leitura no ensino fundamental

08

Lucilene Alves da Luz

14:30

O ensino de Leitura Através do gênero crônica literária .Uma reflexão sobre a prática padagógica

 

 

 

 

CURSO: LETRAS-PORTUGUÊS – TERESINA

Orientadora: Profª Ana Cláudia dos Santos Silva

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Adriana de Oliveira Lima

08:30

Literatura de Cordel e ensino: práticas de leitura e escrita no centro de Ensino Anna Bernardes

02

Firmina Carvalho Costa

09:00

O perfil da mulher no século XIX em Lucíola de José de Alencar: uma análise

03

Raimundo Alberto Pereira dos Santos

09:30

Fronteiras entre a história e a ficção na obra literária Xica da Silva de João Felício dos Santos

04

Maria da Conceição Lago Santos

10:00

Machado de Assis e Edgar Allan Poe: uma análise sobre a loucura e a intertextualidade

05

Dileuza Silva de Araújo

10:30

Iaiá Garcia de Machado de Assis e a representação da família patriarcal

06

Mauricelsa Oliveira dos Santos

11:00

A abordagem da literatura de cordel em sala de aula do 6° ano do ensino fundamental na Escola Sebastião Soares Ribeiro em Palmeirais

07

Elizany Vaz e Silva

11:30

Literatura de cordel na sala de aula do 7º ano da Unidade Escolar Pio XII

08

Ana Cristina Santos Ribeiro

14:00

O ensino de literatura através dos contos do piauiense Assis Brasil na Unidade Escolar Rama Boa

09

Fabíola Silveira Leitão Ferreira

14:30

A contribuição dos contos de fadas para o ensino de leitura e escrita

 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – TERESINA – Turma 1

Orientadora: Profª Sharmilla O’hana R. da Silva

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Antonia Celia Pereira Barbosa

8:30

GÊNEROS TEXTUAIS NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

02

Mariel da Silva Lima

 

9:00

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE PARNARAMA-MA

03

Francisca das Chagas da Silva Lima

9:30

A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR A LÍNGUA INGLESA NOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ALTOS-PI

04

Irene da Silva

10:00

DIFICULDADES DE LEITURA DA LÍNGUA INGLESA NO 6º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE JOSÉ DE FREITAS-PI

05

Josenaldo Vasconcelos

10:30

DIFICULDADES DE LEITURA NA DISCIPLINA LÍNGUA INGLESA TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA

06

Claudia Santos Fernandes

11:00

TIPOLOGIA CRIMINAL EM HAMLET: UMA ANÁLISE LITERÁRIA DA OBRA SHAKESPEREANA À LUZ DO CÓDIGO PENAL BRASILEIRO

07

Corina Lopes da Silva Neta

11:30

MOTIVAÇÃO NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NOS ALUNOS DE 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA NA UNIDADE ESCOLAR DR. ANTONIO RÉGIS – MIGUEL ALVES/PI

08

Antonia Leonete Monteiro Souza

14:00

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA VIVENCIDAS PELOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA SEBASTIÃO ALVES DOS REIS

09

Edinalda de Sousa Cunha

14:30

O USO DE LETRAS DE MÚSICAS EM INGLÊS COMO FERRAMENTA NA COMPREENSÃO DA LEITURA DA LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS SURDOS: UMA EXPERIÊNCIA DO 8º ANO DA UNIDADE ESCOLAR MATIAS OLÍMPIO

10

Edna Maria Pereira da Silva

15:00

MOTIVAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA VISÃO DOS ALUNOS DO 9º ANO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BENEDITINOS-PI

11

Laurilene Pereira da Silva

15:30

ESTRATÉGIA DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

12

Francisco das Chagas Martins Sales Filho

16:00

A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEGUNDO A VISÃO DOS PROFESSORES, COORDENADOR PEDAGÓGICO E ALUNOS

13

Estefânia Leal da Costa

16:30

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL E SUAS RELAÇÕES COM O ENSINO APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA

14

Fernanda Gleide Lima Martins

17:00

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS E SUA INFLUÊNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

15

Isaura Pereira de Araújo Mesquita

17:30

AS CRENÇAS DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA EM RELAÇÃO AO LIVRO DIDÁTICO ADOTADO NO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR DA ZONA URBANA NO MUNICÍPIO DE ALTOS – PI

16

Aurylenne Soares de Oliveira

18:00

AS CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS DAS METODOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – TERESINA – Turma 1

Orientador: Prof. Emanoel César Pires de Assis

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

ALDENISA REGES DE SOUSA

08:30

A CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) DA ESCOLA MUNICIPAL GOV. CHAGAS RODRIGUES SOBRE A LÍNGUA INGLESA E O SEU ENSINO

02

BRUNA VALÉRIA OLIVEIRA SOUSA

09:00

A PRÁTICA DOCENTE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: TENDO COMO ANÁLISE AS DUAS MAIORES ESCOLAS MUNICIPAIS DE MIGUEL ALVES

03

JOANA DARC ROSA DE MOURA LOPES

09:30

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA DO 1º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: SEGUNDO PROFESSORES E ALUNOS

04

JULIENE VITÓRIO RIBEIRO

10:00

SHAKESPEARE ADAPTADO: ROMEO+JULIETA E A TRANSPOSIÇÃO DE SHAKESPEARE PARA UM CONTEXTO MODERNO

05

LUIZINHA RODRIGUES DE ANDRADE

10:30

O USO DO FILME EM LÍNGUA INGLESA LEGENDADO COMO RECURSO PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA PARA OS ALUNOS SURDOS DO 7º/B ANO DA UNIDADE ESCOLAR MATIAS OLÍMPIO, EM TERESINA.

06

ESTER ALVES PINHEIRO BATISTA

11:00

DIFICULDADES DE LEITURA DE TEXTO EM LINGUA INGLESA UM NOVO OLHAR DOS PROFESSORES E ALUNOS DE 9º ANO

07

Francisco Andrade Fernandes Filho

11:30

LEVANTAMENTO DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LINGUA INGLESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS  DE TERESINA

08

                                                                     JANIZETE DA PAZ MELO

14:00

O USO DOS ESTRANGEIRISMOS PELOS ALUNOS E PELOS PROFESSORES DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO GINÁSIO MUNICIPAL ANTONIO INÁCIO DE OLIVEIRA – ALTOS – PI

 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – TERESINA – Turma 2

Orientadora: Profª Denise Tamaê Borges Sato (12)

 

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Maria do Socorro Alves Ferreira

15:30

As habilidades de leitura e escrita nos 6ºs anos de escolas municipais de Alto Longá/PI

02

Maria Gilsilene M. dos Santos

16:00

Textos autênticos nas aulas de Língua Inglesa: Análise de uso no contexto da escola pública

03

Regina Célia Marques Leal

16:30

O vídeo na aprendizagem da Língua Inglesa no 6º ano da Educação de Jovens e Adultos - EJA: um relato de experiência

04

Maria do Perpétuo Socorro de S. F. Oliveira

17:00

Cantando e Brincando para aprender Inglês: as vantagens do uso da música nas aulas de Inglês no 6º ano do Ensino Fundamental

05

Maria José Barosa Lima

17:30

Abordagem crítico-reflexiva do ensino da Língua Inglesa no 6º ano do Ensino Fundamental de escola pública e de escola privada

 

 

 

 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – TERESINA – Turma 2

Orientadora: Profª Ana Cláudia Oliveira Neri (12)

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Rosemary Rufino

08:30

Leitura em língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental

02

Maria das Graças Silva Oliveira

09:00

Dificuldade na aprendizagem de leitura em língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental da escola municipal de José de Freitas Piauí

03

Maria José Sousa da Rocha Almeida

09:30

A importância da interação nas aulas de língua inglesa no 6º ano na U. E. São Benedito na cidade de Beneditinos - Piauí

04

Francisca Maria dos Santos

10:00

A importância da música no ensino de língua inglesa no 6º ano do ensino fundamental

05

Welina de Jesus Lima

10:30

A ludicidade como fator importante no ensino de língua inglesa

 

 

 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – FLORIANO

Orientadora: Profª Mackleia Mayara Oliveira da Silva (12)

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

ANA MARIA MENDES MIRANDA

11:30

O LÚDICO NA AQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUA

02

DAUZINA MARIA BRITO

14:00

ATIVIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: UMA PROPOSTA FACILITADORA

03

DELMA LIMA DE MIRANDA

14:30

AS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO BORGES FERREIRA NA CIDADE DE NAZARÉ DO PIAUÍ – PI

04

DUCILENE BARROS DANTOS OLIVEIRA

15:00

A MÚSICA COMO RECURSO PARA DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES ORAL E AUDITIVA

05

EVANILDE DE MENEZES

15:30

O LÚDICO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

06

JOANA D’ARC VARELA

16:00

O USO DOS MATERIAS DIDÁTICOS OFERECIDOS PELO MEC NA LÍNGUA INGLESA

07

MAGNÓLIA DE SOUSA GALVÃO

16:30

A ESCRITA DA LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL NA “UNIDADE INTEGRADA DOMINGOS MACHADO” “BARÃO DE GRAJAÚ-MA”

08

MARIA ISAURA DA COSTA LIMA

17:00

PRÁTICAS FACILITADORAS DAS HABILIDADES ORAIS E AUDITIVAS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA NO 8º ANO NA E.M. “CLEONICE REIS”

09

SOMÁRIA CARVALHO GUIMARÃES

17:30

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA EJA ACERCA DA IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA

10

JOSÉ HENRIQUE DA SILVA PEREIRA

18:00

O ENSINO-APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA MEDIADO POR COMPUTADORES

 

 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – FLORIANO

Orientador: Prof. Francisco dos Santos Moraes

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

ANTONIA DELCIMAR C. AZEVEDO

08:30

O LÚDICO E ALINGUA INGLESA: ATIVIDADES FACILITADORAS DO ENSINO APRENDIZAGEM

02

AUGUSTO CÉSAR DIAS CARNEIRO

09:00

O LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO MÉDIO PARA LÍNGUA INGLESA

03

DANIEL JAQUES GOMES DE SOUSA

09:30

USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: VISÃO DOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FLORIANO

04

FRANCISCA BARBOSA DA SILVA

10:00

APRENDER BRINCANDO: ENSINANDO INGLES PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

05

JORLANIA LIMA SOUSA

10:30

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

06

JUREMA DE AQUINO LIMA

11:00

A CULTURA E O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA

07

LEUZIMAR VIEIRA DE CARVALHO

11:30

O ENSINO DA GRAMÁTICA NA LÍNGUA INGLESA NO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO

08

LUZIA BORGES COELHO DUARTE FEITOSA

14:00

PRATICA PEDAGOGICA DO PROFESSOR DE LINGUA INGLESA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUND. E A PRODUÇÃO DOS SABERES DOCENTES

09

MARIA DA GUIA LIMA DE FREITAS

14:30

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

10

ROSIENE PEREIRA DA SILVA

15:00

A PRÁTICA DE ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

11

SORALDA HELENA DA SILVA

15:30

A REALIDADE DO ENSINO DE INGLÊS NA EJA

 

 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – FLORIANO

Orientador: Prof. Newton Lopes da Silva Filho (12)

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Alba Patrícia

08:30

O ensino de língua inglesa na educação de jovens e adultos - EJA

02

Cícera Pereira

09:00

Métodos e técnicas inovadoras do ensino de língua inglesa da 6° ao 9° ano da Escola Municipal Cleonice Reis em Nazaré do Piauí.

03

Claudenice de Paula

09:30

O planejamento de ensino de língua inglesa na 6° série do ensino fundamental: Perspectivas de abordagens dinâmicas no ensino de língua inglesa.

04

Dirceu Ferreira de Carvalho

10:00

O ensino de língua inglesa na fase fundamental: Momento oportuno para aquisição de uma língua estrangeira.

05

Francisca Oliveira

10:30

O ensino de língua inglesa através da abordagem comunicativa.

06

José Ribamar Ferreira Costa

11:00

O uso das mídias sociais para o ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental

07

Maria Auxiliadora Lima dos Santos Oliveira

11:30

A importância do lúdico na língua inglesa na IV etapa da modalidade EJA

08

Polyana da Silva

14:00

Multimídias na educação: Ferramentas para o ensino da  língua inglesa.

09

Rosita Oliveira

14:30

Abordagem comunicativa - uma perspectiva dinâmica para o ensino da língua inglesa.



 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – PARNAÍBA

Orientador: Prof. Jhonatas Geisteira de Moura Leite (12)

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

Ana Maria Martins da Silva

14:00

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE LUÍS CORREIA-PI

02

Anderson Bruno Lima Costa

14:30

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS POR DOIS PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI

03

Arlynne Nara Costa e Silva

15:00

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS INGLÊS: UM ESTUDO SITUACIONAL DA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA CIDADE DE COCAL-PI

04

Flaviana Nóbrega de Brito

15:30

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUND. II DAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE LUÍS CORREIA-PI: REFLEXIVIDADE E IDENTIDADE

05

Maria das Graças Sousa Barros

16:00

A PRÁTICA EDUCATIVA: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE LUÍS CORREIA-PI, NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUND.

06

Maria Leidimar Silva Lima

16:30

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: O ATO DE AVALIAR O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE PARNAÍBA-PI

07

Raimundo Machado Mourão

17:00

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO FUNDAMENTAL DO 6º AO 9º ANO: UMA ANÁLISE SOBRE O ENSINO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PARNAÍBA-PI

08

Raimundo Nonato Veras de Brito

17:30

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA NA ERA DO CONHECIMENTO: AS TECNOLOGIAS MULTIMÍDIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

 

 

CURSO: LETRAS-INGLÊS – PARNAÍBA

Orientador: Prof. Francimaria do Nascimento Machado

 

Aluno(a)

Hora

Título do trabalho

01

ELISREJANE FREITAS LEITE SILVA

14:00

O ensino da língua inglesa nas séries iniciais: práticas do professor 

02

JOSEFA MARIA ALVES DE CARVALHO

14:30

A importância do lúdico para o ensino e aprendizagem do ensino fundamental

03

MARIA CLARICE V. DE SOUSA

15:00

O lúdico na prática pedagógica da língua inglesa

04

MARIA IDENICE DE SOUSA LINHARES

15:30

O lúdico enquanto instrumento de ensino-aprendizagem. 

05

MARYNA DOS SANTOS NASCIMENTO

16:0

O inglês na escola pública: práticas qualitativas no ensino-aprendizagem dessa segunda língua

06

SAMARA MARIA DE SOUSA DOS SANTOS

16:30

A aquisição da oralidade em língua inglesa de forma prática e espontânea.

07

VALMIR DE SOUSA VIEIRA

17:00

As dificuldades da língua inglesa em 4º e 5º etapas da EJA.

08

LUIS CARLOS MAGNO DA SILVEIRA SANTOS

17:30

Práticas pedagógicas do professor de língua inglesa nas escolas públicas de municipais de Parnaíba na 3º etapa de EJA

 

 

 

  

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.