Brasil Brasil Brasil

Notícias

Curso de Extensão sobre mitologia e cinema: The cave of the shadows

Curso de Extensão sobre mitologia e cinema: The cave of the shadows

07/04/2015 09:27

Vinícius Barreto, professor do Departamento de Letras da UFPI

A Coordenação de Letras Vernáculas informa a abertura do Curso de Extensão sobre literatura e cinema, “The Cave of the Shadows: talking to the monsters” (A caverna das sombras: falando com os monstros) a ser ministrado pelo Prof. Me. Vinícius Macêdo Barreto de Negreiros no período de 13/04 a 30/06/15. Com carga horária de 60h, o curso acontecerá às segundas e quartas-feiras, das 16h às 18h, em sala de aula do CCHL a ser informada posteriormente. Estão sendo ofertadas 50 vagas. O curso será ministrado em língua portuguesa. As inscrições serão realizadas gratuitamente nos dias 9 e 10 de abril, das 8 às 12h e das 14 às 20h na Coordenação de Letras Vernáculas. Posteriormente, os inscritos pagarão uma taxa de R$ 3,00 (alunos da UFPI) e R$ 5,00 (comunidade em geral) através de GRU para a emissão do certificado.

Objetivos:

O objetivo desse curso é discutir mitologia: desde os tempos das cavernas até o espaço. Ritos de passagem, ritos fúnebres, descida aos infernos e renascimento do herói etc, são os temas constantes que sempre aparecem quando a mente se ausenta do corpo no sono, “os seres eternos dos sonhos”, os arquétipos, o hino do universo ouvido pelo mundo inteiro através da incrível canção das musas. Esse curso também oferece uma mitologização do cinema, uma análise de seus símbolos e metáforas pelas imagens em movimento. Dessa forma, esse curso tem a ambição de mostrar um novo caminho pelos recônditos labirintos da alma humana através do hino da imaginação.

 

Justificativa:

 

De acordo com Joseph Campbell em O herói de mil faces: “Não precisamos sequer correr os riscos da aventura sozinhos; pois os heróis de todos os tempos nos precederam;  o labirinto é totalmente conhecido. Temos apenas que seguir o fio da trilha do herói. E ali onde pensávamos encontrar uma abominação,  encontraremos uma divindade;  onde pensávamos matar alguém, mataremos a nós mesmos; onde pensávamos viajar para o exterior, atingiremos o centro da nossa própria existência; e onde pensávamos estar sozinhos, estaremos com o mundo inteiro”, ou seja, todos partilhamos de uma ligação íntima com uma potência indiferenciada, somos a experiência de deus na esfera do tempo. Arlindo Machado em “Pré-cinemas e pós-cinemas”, mostra que o cinema nasceu há pelo menos dois mil anos, tendo como seu grande precursor Platão. Quando através da “alegoria da caverna” inaugurou o que ele mais temia: o triunfo da ilusão, em outras palavras, o cinema. Através desse mito, Platão prolifera os duplos, faz os fantasmas aparecerem a nossas vistas. Machado interpreta o subterrâneo, ou a caverna onde jazem os prisioneiros, como sendo uma sala de cinema, uma zona limítrofe que separa a aparência da essência, o sensível do inteligível, etc., um local onde os prisioneiros se encontram em total estado de torpor, mas que curiosamente almejam permanecer nessa suspensão mágica, contemplando, como poetas, essa outra realidade alternativa, na qual a “mentira” e a imaginação é que são as grandes anfitriãs desse mundo. Daí o título do curso: The Cave of the Shadows: talking to the monsters, uma alusão a esse universo, onde fantasmas e sombras compartilham as mesmas intensidades de desejo passadas durante a sessão do filme ou narrado ao redor de uma fogueira as aventuras do guerreiro que voltou da floresta encantada. Os alunos terão a chance de se expressarem em debates calorosos sobre temas como “a jornada do heroi, os arquétipos, viagem no tempo, distopia, experimentalismo, catastrofismo, surrealismo, expressionismo, cinema de autor, cinema noir, nouvelle vague, simbolismo, entre outros”, reforçando, assim seu lado cultural e espiritual quando as musas sopram palavras divinas.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.