Brasil Brasil Brasil

Notícias

UFPI integra Programa Inglês sem Fronteiras do Governo Federal

06/12/2013 15:04

O Governo Federal, por meio do Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Ensino Superior (SESu), vai ofertar cursos presenciais gratuitos de Língua Inglesa a alunos de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) interessados em ingressar no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), mas que ainda não conseguiram a aprovação em testes de proficiência em Inglês, como o TOEFL e IELTS.

Os cursos serão destinados aos alunos de graduação de cursos elegíveis ao CsF, que atendam ao perfil definido pelo Programa e que estejam cursando - ou seja, com inscrição ativa - o My English Online - MEO, curso de Inglês online oferecido também gratuitamente pelo Governo Federal (Capes/MEC). É importante destacar que o aluno que já se inscreveu no MEO, mas não ativou sua senha, deve iniciar as atividades do curso imediatamente e permanecer ativo para poder ter acesso aos cursos presenciais.

Para obter mais informações sobre os cursos presenciais, os alunos de cursos de graduação elegíveis para o CsF e que já estejam ativos no MEO devem acessar o sitehttps://www.facebook.com/isf.ufpi. Esta página na rede social terá como fim disponibilizar informações sobre os cursos disponíveis e sobre os processos de inscrição. Neste momento, 45 universidades federais de todo o Brasil darão início aos cursos presenciais por meio dos Núcleos de Língua Inglesa (NucLi).

O NucLi é mais uma iniciativa do IsF, em parceria entre as IFES, MEC/SESU e Capes, para apoio ao Programa Ciência sem Fronteiras.

Os cursos na UFPI
Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Núcleo de Línguas (NucLi) foi implementado pelo Departamento de Letras (CCHL) e funciona nas instalações do CCHL e do CT, no campus de Teresina. O e-mail oficial do NucLi-IES é isf.ufpi@gmail.com. O programa é coordenado pelos seguintes professores doutores: Érica Rodrigues Fontes, Beatriz Gama Rodrigues e Francisco Wellington Borges Gomes.

Em 2013, o NucLi da UFPI vai ofertar até 650 vagas, com aulas no campus de Teresina. Excepcionalmente, havendo demanda em número suficiente, turmas poderão ser oferecidas em outros câmpus a critério da universidade. As aulas presenciais serão realizadas ao longo da semana em horários alternativos (no horário do almoço ou no período noturno), às sextas-feiras e aos sábados, no total de quatro horas de aulas presenciais por semana. Além disso, os alunos poderão ter acesso a três horas semanais de acompanhamento.

As inscrições serão realizadas pela Internet por meio do site http://isf.mec.gov.br. Quando houver a abertura do sistema de inscrição, as datas serão divulgadas amplamente e com antecedência para acesso de todos os interessados.

O IsF
O Programa Inglês sem Fronteiras visa incrementar a elegibilidade dos discentes das Instituições Federais de Ensino Superior à mobilidade internacional estudantil, a partir do desenvolvimento da proficiência em Língua Inglesa. Saiba mais em isf.mec.gov.br.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.