Brasil Brasil Brasil

DATA: 27/08/2015
LOCAL: Sala 301 - CCHL
TÍTULO:

Organização retórica e arquitetura sequencial da seção de metodologia do gênero projeto de pesquisa

PALAVRAS-CHAVES:

Análise de Gêneros; Organização Retórica; Sequências Textuais; Metodologia; Projeto de Pesquisa.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O projeto de pesquisa é um gênero de grande legitimidade na comunidade acadêmica, pois é frequentemente utilizado para avaliar o mérito de propostas de pesquisa em diversas situações. Apesar dessa importância, trata-se de um gênero ainda pouco investigado no Brasil e internacionalmente. Diante dessa lacuna de pesquisa, tomamos como objeto de estudo o gênero projeto de pesquisa, mais especificamente, projetos utilizados para entrada em programa de pós-graduação, os quais são ainda pouco investigados. De modo a aprofundar nossa análise, decidimos nos centrar na descrição de uma seção específica desse gênero, a seção de metodologia. O objetivo geral de nossa pesquisa é analisar a organização retórica e a arquitetura sequencial da seção de metodologia no gênero projeto de pesquisa, bem como as possíveis interrelações entre esses dois aspectos. Para subsidiar nossa análise da organização retórica, tomamos como base Swales (1990; 2006), Bezerra (2001), Biasi-Rodrigues (2009), entre outros autores. Já para descrever as sequências textuais presentes em nosso corpus, nosso principal fundamento teórico foi Adam (1992; 2011). Fundamentamo-nos também em pesquisas anteriores sobre o gênero projeto de pesquisa, como a de Connor e Mauranen (1999), e sobre a seção de metodologia no gênero artigo de pesquisa: Nwogu (1997), Kanoksilapatham (2005), Lim (2006), Oliveira (2002) e Costa (2015). O corpus da pesquisa é composto por 40 projetos de pesquisa da área de Linguística aprovados em seleções no Programa de Pós-Graduação em Letras na UFPI nos anos de 2012, 2013 e 2014. Como resultados parciais, constatamos que a organização retórica da seção de metodologia em projetos de pesquisa difere em alguns aspectos da organização da mesma seção no gênero artigo de pesquisa. Além disso, observamos que a abordagem metodológica seguida pela pesquisa exerce influência sobre a organização retórica da seção de metodologia.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167642 - FRANCISCO ALVES FILHO