Brasil Brasil Brasil

DATA: 24/08/2015
LOCAL: Sala de Video I - CCHL
TÍTULO:

PÓS-INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA EM A GERAÇÃO DA UTOPIA E EM O GUARDADOR DE MEMÓRIAS.

PALAVRAS-CHAVES:

O guardador de memórias. Isabel Ferreira. A geração da utopia. Pepetela.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A presente Dissertação de Mestrado apresenta uma análise das obras A Geração da utopia, de Pepetela e O Guardador de Memórias, de Isabel Ferreira. O trabalho visou examinar: as interfaces com a Literatura e a Historia de Angola, expressas nos romances; como a História é relida pelos autores da literatura no enredo dos romances; quais os recursos de intertextualidade e as interfaces com a literatura e a História. A análise tem como contribuição e suporte teórico os trabalhos de Carlos Reis (2003), Aguiar e Silva (2006), Luiz Gonzaga Mota (2013), Rita Chaves (1999 e 2005), Pedro Ramos de Almeida (1978), Maria do Carmo Medina (2013), entre outros. A Dissertação está estruturada em três capítulos. O primeiro apresenta a análise dos romances, observando como o enredo e como os personagens são construídos no contexto em que se inserem; o segundo capítulo demonstra o contexto histórico em que se inserem as obras; e o terceiro demonstra interfaces entre a Literatura e a História recente de Angola, e como a História é relida pelos autores no enredo dos romances.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550697 - ANA MARIA KOCH