Brasil Brasil Brasil

DATA: 25/08/2015
LOCAL: Sala de Video I - CCHL
TÍTULO:

MEMÓRIA E IDENTIDADE AFRO-AMERICANA EM NARRATIVE OF THE LIFE OF FREDERICK DOUGLASS, AN AMERICAN SLAVE, WRITTEN BY HIMSELF

PALAVRAS-CHAVES:

Frederick Douglass. Identidade Afro-americana. Narrativas escravas. Literatura Negra.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

A memória e a identidade afro-americana do escritor Frederick Douglass é o objeto de estudo desta pesquisa. O textoutilizadocomo corpus da pesquisa é a autobiografiaThe Narrative of the Life of Frederick Douglass, An American Slave, Written by Himself (1845). A metodologia escolhida foi a pesquisa bibliográfica descritiva e qualitativa na área dos estudos culturais negros. As referencias principais foram lidas e depois os conceitos de identidade, memória e literatura foram aprofundados em leituras auxiliares para embasar as hipóteses levantadas pelo trabalho. Foram colhidas informações nos teóricos: Alfredo Bosi (1992), Édouard Glissant (2005), Elio Ferreira (2006; 2010; 2013), Franz Fanon (1967), Henri Bergson (1999), Homi Bhabha (2013), Jacques Le Goff (2003), Maurice Halbwachs (1990), Pierre Nora (1993), Stuart Hall (2013), Raymond Williams (2008), Roland Walter (2009), entre outros. Como resultados da pesquisa ressalta-se que a oralidade presente nas estórias contadas pelos griôs sofreram adaptações nas Américas, que é se baseando nessas narrativas orais que a memória coletiva da comunidade afro-americana é elaborada, que as memórias da infância escravizada de Douglass depois são colocadas na sua autobiografia e se tornam a expressão de uma coletividade, e por último, que identidade, memória  e nacionalismo se intercomunicam para construir uma identidade étnica.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1637106 - ALCIONE CORREA ALVES