Brasil Brasil Brasil

DATA: 02/03/2015
LOCAL: Centro de Ciências Humanas e Letras - Universidade Federal do Piauí
TÍTULO:

Um estudo semântico-enunciativo dos verbos tomar e levar no português.

PALAVRAS-CHAVES:

Verbos “tomar” e “levar”. Identidade. Variação. Polissemia. Teoria das Operações Enunciativas.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

Propomos uma pesquisa que se insere no quadro Teórico das Operações Enunciativas (TOE), idealizada por Antoine Culioli. Essa vertente apresenta uma abordagem diferenciada no estudo dos lexemas verbais. Sustentamos que a composição do valor semântico do enunciado é insuficiente para explicar as interações entre as unidades linguísticas e as variações a que estas unidades se encontram submetidas. A percepção dessa limitação levou os pesquisadores culiolianos a proporem um modelo de identidade semântica em que a variação advém da identidade da unidade, sendo esta, um campo heterogêneo que obedece a princípios reguladores e específicos da atividade de linguagem. Sob essa ótica, propomos a análise dos verbos “tomar” e “levar”, a fim de explicitarmos a identidade desses lexemas a partir das diversidades de suas ocorrências. Para tanto, inserimos esses verbos num contexto de conceitos como os de identidade, variação e polissemia segundo a TOE.

MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2499575 - MARCELO ALESSANDRO LIMEIRA DOS ANJOS