Brasil Brasil Brasil

Agenda

Evento: Defesa Dissertação Mestrado em Letras - WALDERICE DE CARVALHO RODRIGUES

Local: Sala de Estudos Literários Mestrado - CCHL

Data: 29/08/2014

DISCENTE: WALDERICE DE CARVALHO RODRIGUES
DATA: 29/08/2014
HORA: 08:00
LOCAL: Sala de Estudos Literários - CCHL
TÍTULO:

DO ROMPIMENTO DE BARREIRAS (QUASE) INTRANSPONÍVEIS ÀDISPOSIÇÃO DE SE LANÇAR: ASSIS BRASIL NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO DOS ANOS DE 1960 E 1970.


PALAVRAS-CHAVES:

Assis Brasil. Mercado editorial brasileiro. ‘Campo de produção cultural’ da literatura brasileira. Pierre Bourdieu. Roger Chartier.


PÁGINAS: 87
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Tendo em vista a análise da postura do escritor piauiense Assis Brasil ante o mercado editorial e suas complexidades durante os anos de 1960 e 1970 no Brasil, essa dissertação apresenta como base os impasses gerados a partir da busca deste escritor pela edição de suas obras em um lugar literário permeado por leis específicas. A publicação da obra de Assis Brasil e o mercado editorial dessa mesma época, dentre outros aspectos, comungam dos mesmos entraves para a disseminação de uma produção cultural literária em consequência de estar inserida no momento em que se estabelece o período ditatorial no contexto social brasileiro. Considerando que tal questão é de fundamental relevância para uma melhor compreensão dessa dissertação, os estudos de alguns teóricos, incluindo-se aí a teoria de Roger Chartier sobre a história do livro, na qual ele afirma que, antes e depois de Gutenberg, as estruturas fundamentais do livro eram as mesmas, porém sempre sujeitas às revoluções, além das técnicas de impressão e publicação. Para tanto, vale ressaltar também a importância de se discutir, nesse trabalho, o campo cultural literário brasileiro daquela época, bem como os agentes literários que nele atuavam, os escritores, os editores, os críticos literários e os leitores numa abordagem defendida por Pierre Bourdieu ao apresentar sua concepção acerca do conceito de ‘campo de produção cultural’ e as estratégias de entrada e permanência nesse cenário. Por fim, foram abordadas, com mais detalhes, as estratégias de Assis Brasil e a luta pela inserção em um mercado editorial e um cenário cultural literário fortemente regidos por especificidades nem tão claras num período de fechamento político ferrenho.


MEMBROS DA BANCA: 
Interno - 1308749 - JOAO BENVINDO DE MOURA
Externo ao Programa - 2167352 - TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
Presidente - 1210460 - WANDER NUNES FROTA

mais eventos

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.