Brasil Brasil Brasil

DATA: 15/08/2014
HORA: 16h
LOCAL: Sala de aula 320 do CCHL
TÍTULO: A ANÁLISE DO DISCURSO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA DE USO DA MÚSICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Ensino. Condições de produção. Ideologia. Ethos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como principal objetivo a análise dos discursos de uma turma de alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Teresina tendo como elemento motivador o uso da música nas aulas de Língua Portuguesa. Para tanto, foi escolhida uma turma do 8º ano da Unidade Escolar Governador Miguel Rosa, situada na zona norte da capital do Piauí onde também realizamos nosso estágio docente obrigatório. Trata-se, portanto, de uma pesquisa experimental cuja execução se deu através dos seguintes passos: escolha de uma música cujo estilo estivesse relacionado com a faixa etária dos alunos; execução dessa música em sala de aula; discussão sobre a mesma; resolução de um exercício e produção de um texto escrito considerando-se a temática abordada e a discussão realizada. Para melhor caracterizar os alunos enquanto sujeitos enunciadores, pedimos que eles respondessem um questionário socioeconômico com nove questões através das quais pudemos situá-los num contexto sócio-político-cultural. De posse desse material, procuramos analisar as condições de produção, as formações ideológicas, o lugar social da enunciação e a construção dos ethé desses alunos. O resultado dessa análise nos mostrou que os alunos, na condição de sujeitos da linguagem, enunciam a partir de um contexto que engloba a situação social, cultural e ideológica dos mesmos, materializando linguisticamente seus sentimentos e crenças através dos discursos que proferem, revelando visões de mundo, modos de argumentação, além de construção de imagens de si, daqueles que os rodeiam e do mundo que os envolve. Há uma projeção do ethos de religioso e do ethos de gratidão, nas produções textuais, muito embora as respostas do questionário socioeconômico contradigam tais imagens. Concluímos que a produção textual na sala de aula ainda revela um simulacro através do qual o aluno não se mostra enquanto sujeito, mas apenas produz o discurso que imagina agradar o professor.

Banca:

Prof. Dr. João Benvindo de Moura - UFPI (Presidente)

Prof. Dr. Naziozênio Antônio Lacerda - UFPI (Membro)

Prof. Msc. Ermínia Maria Nascimento Silva - UESPI (Membro)

mais eventos

Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br