Brasil Brasil Brasil

TÍTULO:

A Intertextualidade Imagética na Construção de Sentidos do Gênero Cartum

PALAVRAS-CHAVES:

Intertextualidade imagética; cartum; construção de sentidos.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A intertextualidade concebida como a retomada de textos efetivamente produzidos, que estabelecem entre si algum tipo de relação, é um tema muito discutido no meio acadêmico, entretanto as pesquisas que estudam esse fenômeno geralmente tomam para análise os textos verbais. Por essa razão, é necessário um aprofundamento dessa discussão no que diz respeito às
relações estabelecidas entre textos imagéticos e outros textos multissemióticos. Norteado pelo propósito de ampliar a pesquisa sobre a intertextualidade imagética, ou seja, a intertextualidade estabelecida principalmente por imagens, este trabalho objetiva descrever e analisar como os cartuns dialogam com outros textos multissemióticos a fim de produzir sentido. Para tanto, partimos da concepção sociocognitiva de texto assumida pela agenda atual da Linguística de Texto, que se alia à noção de multimodalidade, para maior esclarecimento de como ocorre a construção de sentidos em textos multimodais, como o cartum. Dessa forma, com base em Koch e Cunha-Lima (2007), Koch (2004; 2011), Cavalcante e Custódio Filho (2010), Bentes, Ramos e Alves Filho (2010), Kress e van Leeuwen (2001, 2006), Bakhtin (2003), Koch, Bentes e Cavalcante (2012), Silva (2008), Riani-Costa (2002) e, principalmente, Mozdzenski (2009), que apresenta uma proposta de análise da  intertextualidade entre textos multissemióticos, procedemos à análise qualitativa de um corpus constituído por quinze cartuns selecionados do catálogo virtual do 4o Salão de Humor da Medplan, que ocorreu em 2012 e teve como tema Redes Sociais. Assim, analisamos as complexas relações intertextuais instauradas entre esses cartuns e diversos gêneros, observando quais os principais elementos que auxiliam na (re)ativação cognitiva do intertexto em nossa memória. Os resultados qualitativos da análise apontam para a produtividade da intertextualidade imagética na construção dos sentidos do gênero cartum, atestando que a intertextualidade nos cartuns pode ser estabelecida principalmente pelas categorias imagéticas, visto que as imagens auxiliam diretamente na identificação do texto-fonte e são essenciais para a construção de sentidos do texto.

MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BARBARA OLIMPIA RAMOS DE MELO - UESPI