Brasil Brasil Brasil

Data: 21.07.14

Local: Sala de Vídeo II - CCHL

Hora: 20h

Título do trabalho: O boteco dos deuses: uma análise semiolinguística acerca do humor e da religião nos discursos do blog "Um sábado qualquer"

Palavras-chave: discurso; semiolinguística; quadrinhos; religião; humor.

Resumo:

O presente trabalho analisa a encenação discursiva contida em quadrinhos publicados na seção “Buteco dos deuses” do blog “Um sábado qualquer”. Nosso objetivo foi desvelar a construção dos sentidos e as estratégias discursivas presentes em quadrinhos que mesclam o discurso humorístico e o discurso religioso, utilizando para tal os postulados da Teoria Semiolinguística, a saber: a encenação do ato de linguagem, os sujeitos da linguagem, o contrato de comunicação e os modos de organização do discurso. Nossa investigação possui um cunho essencialmente qualitativo e interpretativo, sendo o corpus deste trabalho composto por seis tirinhas publicadas entre os anos de 2010 e 2013 e por nós classificadas em duas temáticas: “A criação dos humanos” e a “mitologização dos deuses”. A análise indica uma encenação linguageira construída no circuito externo por parceiros atuando na posição scriptor/leitor em que o sujeito comunicante (EUc) Carlos Ruas, autor do blog, utiliza-se de uma linguagem modalizada com predominância recorrente de atos alocutivos para estabelecer um contrato com leitores que atuam como sujeitos interpretantes (TUi). No circuito interno, os protagonistas estão representados pelo sujeito enunciador (EUe) que assume a função de narrador, interagindo com o sujeito destinatário (TUd) aqui compreendido como os internautas que consomem os discursos publicados em blogs. O ato de linguagem, assim analisado, revela uma enunciação que pretende combater de forma leve e bem humorada, a intolerância religiosa.

Banca examinadora:

Prof. Dr. João Benvindo de Moura (presidente)

Profa. Dra. Maraísa Lopes (Membro - UFPI)

Prof. Me. Raimundo Isídio de Sousa (Membro - UESPI)

Prof. Dr. José Ribamar Lopes Batista Júnior (Suplente - UFPI)

mais eventos

Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br