Brasil Brasil Brasil

Evento: II Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos (2º dia)

Local: CCHL - UFPI

Data: 16/05/2014

O conhecimento sobre o funcionamento de uma língua passa por uma descrição do modo como, nessa língua, a significação é construída através do agenciamento de marcadores linguísticos de natureza léxico-gramatical. Mas é precisamente neste enfoque descritivo e explicativo que a língua se revela na sua instabilidade e deformabilidade intrínseca. As condições de emprego das formas lexicais e gramaticais determinam os valores que, na complexa rede de relações e operações subjacentes ao enunciado, estas vão assumir.
                Esta variabilidade das formas léxico-gramaticais é o que está na base da riqueza que reconhecemos caracterizar qualquer sistema linguístico. Constitui, por isso, uma base de questionamento e de pesquisa que, na II Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos, será posto em comum, com contributos diversificados, enquadrados teoricamente numa perspectiva enunciativa.
                Desta formaa II Jornada de Estudos Léxico-Gramaticais Enunciativos é um evento que visa à discussão e divulgação de pesquisas inseridas no quadro da teoria das Operações Enunciativas de Antoine Culioli e à reflexão de suas contribuições para o ensino de língua. Em seu segundo ano de realização, promoveremos o encontro de estudantes e professores de diferentes IES que desenvolvem pesquisas na perspectiva teórica abordada e discutirão seus resultados por meio de atividades diversificadas.
  • Público-Alvo: Comunidade acadêmica de Letras (professores pesquisadores,  alunos de Graduação e Pós-Graduação), professores do Ensino Fundamental e Médio  e de Instituições de Ensino Superior.
  •  Período de realização: 15 e 16 de maio de 2014.
  •  Local do evento: CCHL, Campus Ministro Petrônio Portela – UFPI – Teresina (PI)
  •  Carga Horária: 20h (com emissão de Certificado)
  •  Número de vagas: 150

mais eventos