Brasil Brasil Brasil

DATA: 11/04/2014
LOCAL: SALA DE VIDEO 2
TÍTULO:
As visões de amor na poesia de Augusto dos Anjos: estudo estilométrico

PALAVRAS-CHAVES: Lexicometria. Augusto dos Anjos. Amor.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Esse trabalho tem por objetivo a construção de um panorama que revele como ocorre o processo de desenvolvimento das visões de amor ao longo da produção poética de Augusto dos Anjos, a partir da análise semântica do lexema amor e palavras correlacionadas a ele no corpus poético augustiano. Inicialmente, realizou-se um estudo sobre o surgimento e as definições atribuídas à estatística textual, assim como as vantagens que ela possibilita aos estudos literários. Em seguida, fez-se uma abordagem da fortuna crítica de Augusto dos Anjos, a qual teve como aporte o ensaio Augusto dos Anjos ou vida e morte nordestina, de Ferreira Gullar (1978), os textos críticos do livro Augusto dos Anjos: obra completa, de Alexei Bueno (2004) e a obra Augusto dos Anjos e sua época, de Humberto Nóbrega (2012). Além desse estudo, foi necessário um apanhado histórico do fim do século XIX e início do século XX, com o intento de compreender o reflexo das correntes estéticas vigentes no período em que Augusto dos Anjos publicou seus poemas. O passo seguinte consistiu na obtenção de dados lexicométricos, com o auxílio do software Lexico3, o qual permitiu uma análise e interpretação das visões de amor na produção literária augustiana, tendo como parâmetro a abordagem filosófica platônica e schopenhaueriana para a compreensão do tratamento que Augusto dos Anjos destinou ao tema em sua poesia. Diante dos dados encontrados, conclui-se que até mesmo Augusto dos Anjos, reconhecido como poeta da dor e da amargura, voltou-se à temática do amor em algum momento de sua produção poética e que apresentou visões que alternam-se de diferentes modos, a depender da época de publicação de seus poemas.

MEMBROS DA BANCA:

Interno - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES