Brasil Brasil Brasil

Evento: Cantata viniciana

Local: Cineteatro da UFPI

Data: 22/04/2013

Este ano, comemora-se os 100 anos de um dos mais importantes nomes da poesia e da música brasileira. Quem nunca deixou-se embalar em um "pleno carnaval" ou compreendeu, um dia, que "a vida só se dá para quem se deu"? É raro encontrar quem se faça imune à poesia e à prosa de Vinícius de Moraes. Em 19 de outubro de 1913, nascia o "poeta da paixão", cuja obra se estenderia da literatura ao teatro, à música e ao cinema.

Marcus Vinícius de Melo Moraes foi um poeta, jornalista, compositor, diplomata e dramaturgo brasileiro. Sua produção artística teve início na década de 1930, com o livro "O Caminho para a Distância", e alcançou um dos mais expressivos movimentos da música brasileira, a Bossa Nova. Em meados da década de 1950, Vinícius de Moraes conhecia Tom Jobim, compositor, maestro, cantor e instrumentista brasileiro, com cuja parceria seriam produzidas canções ainda atuais, como "Eu sei que vou te amar."

Em homenagem ao centenário desta personagem marcante para a cultura brasileira, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, na noite desta segunda-feita (22), a "Cantata Viniciana", uma produção dos alunos do curso de Letras em parceria com os alunos do curso de Música, do Grupo de Teatro Os Federais e da Orquestra Brasil Musicâmara.

mais eventos

Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br