Brasil Brasil Brasil

Notícias

Palestra sobre Prevenção e Combate a Incêndios

Palestra sobre Prevenção e Combate a Incêndios

05/03/2013 13:40
          Em uma ação de educação e prevenção, o LAPETRO - Laboratório de Análises de Combustíveis, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, promoveu, no último dia 28/02, uma palestra informativa para os professores, técnicos e bolsistas,  sobre combate a incêndios. O evento objetivou alertar sobre a importância da redução dos riscos ocupacionais.
         O Major Christian explicou que as causas de um incêndio são as mais diversas, desde descargas elétricas e atmosféricas à sobrecarga nas instalações elétricas dos edifícios e falhas humanas por descuido, desconhecimento ou irresponsabilidade.
          “Os cuidados básicos incluem situações óbvias como habituar-se a apagar os palitos de fósforos antes de jogá-los fora, obedecer às placas de sinalização e não fumar em locais proibidos, mal ventilados ou ambientes sujeitos à alta concentração de vapores inflamáveis, tais como vapores de combustíveis, materiais de limpeza, líquidos inflamáveis e gases. Lembrando que a sobrecarga nas instalações elétricas é uma das principais causas de incêndios”, alertou.
          De acordo com o especialista, também é fundamental verificar possíveis vazamentos no botijão, trocando-o imediatamente caso constate a mínima irregularidade. “O botijão que estiver visualmente em péssimo estado deve ser, imediatamente, recusado. Nunca tente improvisar maneiras de eliminar vazamentos, como cera, por exemplo. Coloque os botijões sempre em locais ventilados. E, para verificar vazamentos, nunca use fósforos ou chama, apenas água e sabão”, orientou o major.
          Ao perceber um princípio de incêndio, deve-se imediatamente sair do local e chamar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. A saída deve ser efetuada pelas escadas, caso se esteja em prédios com andares. Nunca usar elevadores e jamais subir escadas, deve-se sempre descê-las.
          “Se tiver que atravessar uma região em chamas, procure envolver o corpo com algum tecido molhado não-sintético. Isso dará proteção ao seu corpo e evitará que se desidrate. Proteja os olhos e a respiração; são as partes mais sensíveis que a fumaça provocada pelo fogo pode atingir primeiro. E para sair de um local coberto com fumaça, arraste-se pelo chão, não se precipite indo em pé, a fumaça é menor nas regiões mais baixas”, aclarou Christian.
          Durante a palestra foram abordados temas como princípios e elementos do fogo, classes de incêndio, tipos de extintores, métodos de combate a incêndio. O major também explicou sobre o uso correto de extintores, classe de incêndios e sobre os diferentes tipos de extintores.
          O Corpo de Bombeiros Militar farão uma vistoria para normatizar o LAPETRO para estar de acordo com as Normas Técnicas estabelecidas. A ideia foi bem recebida pela equipe presente.
          “Além da segurança dos profissionais, há o fundamental, que é a manutenção dos equipamentos. É salutar para o LAPETRO, diria até fundamental. Faremos o possível para colocar em prática essa sugestão”, afirmou Nilza Campos de Andrade, Coordenadora Geral do LAPETRO.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: Lapetro

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.