Brasil Brasil Brasil

Notícias

Pesquisadores da UFPI e UFPA Visitam Bacia do Parnaíba

Pesquisadores da UFPI e UFPA Visitam Bacia do Parnaíba

07/04/2014 10:59

Entre os dias 2 e 4 de abril 2014, pesquisadores da UFPI e da UFPA (Professor Dr. Afonso Nogueira - Prof. Dr. Arnaldo Silva) visitaram algumas formações da Bacia do Parnaíba nas proximidades de Floriano PI. Nesse primeiro trabalho de campo, de reconhecimento e mapeamento prévio, algumas amostras de Rochas Sedimentares foram coletadas em diferentes localidades, e serão posteriormente analisadas  no Laboratório de Geoquímica Orgânica da UFPI (LAGO-UFPI) e no Laboratório do Instituto de Geociência da UFPA com respeito a sua composição química, história geológica e potencial para hidrocarboneto (petróleo).

 

O Projeto é financiado pela PETROBRAS, e o  grupo faz parte da Rede Temática de Geoquímica da Petrobras, hoje coordenada pelo Dr. Ramsés Capilla, e tem como objetivo geral “Estudar os biomarcadores neutros, ácidos e aromáticos obtidos a partir de extratos de rocha geradoras, a fim de se estabelecer correlações geoquímicas, caracterizar o paleoambiente deposicional e grau de evolução térmica.”

De acordo com o coordenador do Projeto P&D Prof. Dr. Sidney Gonçalo de Lima, esse é o primeiro passo para consolidação da parceria entre os dois grupos (UFPI x UFPA), que envolve desde o apoio na coleta e fornecimentos de amostras de Bacias Sedimentares Brasileiras, em especial da Bacia do Parnaíba, intercâmbio de alunos em ambos os laboratórios, compartilhamento de resultados e elaboração de Projetos em conjunto. Faremos um estudo mais amplo, aliando parâmetros geoquímicos, obtidos a partir de “fósseis químicos”, à informações geoquímicas, geológicas, palinologicas, associados a esses novos parceiros.

 

 O Prof. Dr. Afonso Nogueira, novo parceiro do grupo de Geoquímica Orgânica da UFPI, descobriu evidências, no Brasil, de glaciações globais que ocorreram há mais de 600 milhões de anos e questiona a Teoria da "Snowball Earth" em artigo publicado recentemente na Revista Nature, periódico britânico de grande renome em todo o mundo.



Para mais informações sobre esse artigo: 

http://www.nature.com/nature/journal/v478/n7367/full/nature10499.html#contrib-auth

 

O Grupo de Geoquímica Orgânica da UFPI analisa a composição química de petróleo e de matéria orgânica (MO) presente em Rochas Sedimentares. Através de alguns constituintes químicos chamados “FÓSSEIS QUÍMICOS” ou BIOMARCADORES é possível avaliar a origem, os processos de evolução da MO (idade geológica) e, entre outros, fenômenos de maturação e biodegradação, de grande importância comercial. O grupo tem pesquisadores com formação na área de Síntese Orgânica (Prof. Dra. Antônia M. G. Lopes Citó), Geoquímica Orgânica (Prof. Dr. José Arimateia D. Lopes, Prof. Sidney Lima) e alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado.

 

 

 

 

 

 

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.