Brasil Brasil Brasil

Projetos

Justificativa:

O entendimento dos fenômenos ocorridos desde a sedimentação, até a formação de petróleo é de grande importânciaPara exploração, visto que este conhecimento propicia a mitigação dos riscos exploratórios. A distribuição geográfica do petróleo no mundo, o entendimento dos fenômenos controladores dessas acumulações petrolíferas, aliado à sua gênese são fatores extremamente relevantes na avaliação da qualidade do petróleo para fins comerciais, apresentando dados significativos para tomada de decisões exploratórias. A ferramenta usada pela geoquímica orgânica para obter informações dessa natureza são os fósseis químicos, mais usualmente chamados de biomarcadores, incluindo terpanos e esteranos saturados e aromáticos. Esses constituintes químicos: neutros e ácidos fornecem ainda, informações sobre origem da matéria orgânica, grau de evolução térmica, do ambiente deposicional, níveis de biodegradação, dentre muitas outras.

A identificação e quantificação de novos biomarcadores que forneçam informações a respeito da qualidade e origem do óleo ligado a um melhor entendimento de fenômenos controladores dessas acumulações nas Bacias Sedimentares Brasileiras é o principal enfoque do grupo de Geoquímica da UFPI, que é o primeiro grupo de geoquímica orgânica em consolidação no Nordeste do Brasil, com várias publicações científicas em periódicos e congressos internacionais. O grupo está vinculado ao programa de Pós-Graduação em Química da UFPI, com três dissertações de mestrado já defendidas e uma em andamento, além de bolsistas de Iniciação Científica.

Contamos, ainda, com pesquisadores e/ou colaboradores do LAPETRO – Laboratório de Análises de Combustível, cujas atividades iniciaram em 03 de Dezembro de 2001. O prédio cuja área é de 329 m2 foi construído com recursos UFPI/FINEP, através do Convênio nº 65/99/0480/00, firmado entre FINEP/MCT e FUNDAPE/UFPI, sendo órgão vinculado diretamente à Reitoria da UFPI. Possuímos ainda parcerias com pesquisadores dos laboratórios de Ressonância Magnética Nuclear, Laboratório de Espectroscopia Raman e Laboratório de Materiais Avançados da UFPI além de pesquisadores da Universidade Estadual do Piauí da área de cálculos teóricos e modelagem computacional.

O grupo vem trabalhando em colaboração estreita com o grupo de Geoquímica do IQ/Unicamp e com pesquisadores da Gerência de Geoquímica do CENPES/Petrobrás, tendo estudado amostras de óleos das Bacias de Sergipe-Alagoas, Campos e Potiguar.

1) Projeto Infraestrutura (2010 - 2013):

Coordenador: Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes

Com esse Projeto foi possível construir o Laboratório de Geoquímica Orgânica, incluindo sala para Professores, Sala para alunos, laboratório de síntese, laboratótio de Geoquímica. Atualmente estamos concluindo a infraestrutura analítica do LAGO (Laboratório de Geoquímica Orgânica) com a instalação de novos sistemas de análises tais como: LC-MS-MS, GC-MS-MS, HS-GC-MS e GC-MS de alta resolução, em parceria com a Rede Temática de Geoquímica (CENPES/PETROBRAS), através do Termo de Cooperação nº 0050.0055445.09.9, no valor de 3,2 milhões de reais.

 

2) Projeto P&D (Proposta):

Coordenador: Prof. Dr. Sidney Gonçalo de Lima

Estudo de biomarcadores químicos neutros, ácidos e aromáticos em rochas geradoras de idade Paleozóica e Mesozóica da Bacia do Parnaíba.

Objetivo Geral:

Estudar os biomarcadores neutros e ácidos obtidos a partir de extratos de rochas geradoras, a fim de se estabelecer correlações geoquímicas, caracterizar o paleoambiente deposicional e grau de evolução térmica.

 

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.