Brasil Brasil Brasil

Notícias

Demanda forte da OCDE reduz estoques de petróleo

17/02/2014 17:33

Os estoques de petróleo das nações-membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) caíram, no quarto trimestre de 2013, para os menores níveis desde 2008 - e no ritmo mais rápido desde 1999 -, segundo a publicação Oil Market Report, da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgada quinta-feira. A explicação é a forte demanda de óleo pelos países da OCDE, num sinal de que a aceleração do ritmo de atividade econômica não foi puxada apenas pelos Estados Unidos.

No trimestre passado, houve recuo dos estoques da OCDE da ordem de 1,5 milhão de barris por dia. No período, o desequilíbrio entre a oferta e a demanda foi da ordem de 100 milhões de barris, pela primeira vez, nos últimos dez anos.

A oferta, notaram os especialistas da AIE, foi "desapontadora". Na Líbia, por exemplo, a produção diária caiu do máximo de 1,42 milhão de barris, em abril, para apenas 1 milhão de barris, em dezembro. Tampouco o Iraque conseguiu manter o fluxo mais elevado de produção, de 3,24 milhões de barris/dia, em abril, reduzindo a oferta para cerca de 3 milhões de barris/dia.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,demand

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.