Brasil Brasil Brasil

Notícias

Exportação de petróleo do Irã sobe com redução das sanções-fontes

22/01/2014 16:45

Por Alex Lawler e Jonathan Saul

LONDRES, 22 Jan (Reuters) - As exportações de petróleo do Irã subiram modestamente em janeiro pelo terceiro mês consecutivo, de acordo com fontes que monitoram o movimento de navios petroleiros, em mais um sinal que o afrouxamento das sanções ocidentais está ajudando o país a recuperar suas exportações de óleo.

O aumento nos embarque está em torno de 50 mil barris por dia (bpd), de acordo com uma empresa de rastreamento, o que colocaria as exportações iranianas em cerca de 1,2 milhão de bpd em janeiro, elevando em 150 milhões de dólares as combalidas receitas de Teerã com petróleo.

O pequeno aumento muito provavelmente não é uma consequência direta do relaxamento das sanções, que entraram em vigor apenas na segunda-feira. Armadores dizem que ainda estão aguardando para finalizar a burocracia relacionada aos seguros para o transporte de petróleo, que agora estão mais fáceis.

Por outro lado, o acordo provisório, que foi fechado ainda em novembro --em troca de uma redução no programa nuclear iraniano--, melhorou o sentimento e reduziu os riscos para compradores, dando um impulso às exportações iranianas desde então.

"A suspensão das sanções sobre a exportação de petróleo retira pressão do setor de petróleo do Irã, que estava perto de ficar sem capacidade de armazenagem para sua produção excedente e em perigo de sofrer perdas irreparáveis em função da parada forçada de campos petrolíferos", disse o representante do centro de estudos Fundação para a Defesa das Democracias Mark Dubowitz, que defende duras sanções ao Irã.

Fonte: http://noticias.r7.com/internacional/exportacao-de

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.