Brasil Brasil Brasil

Notícias

Opep aposta que demanda não cairá e petróleo continuará caro

06/12/2013 09:08

O preço do barril de petróleo continuará em cerca de 100 dólares em 2014, após a aposta da Opep de que a demanda não cairá e de que não haverá superprodução, destacam analistas.

Os 12 países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), que fornecem cerca de um terço do petróleo consumido pelo planeta, decidiram manter seu teto de produção em 30 milhões de barris diários (mbd), em uma reunião na quarta-feira em Viena.

A decisão de manter o status quo foi tomada apesar do aumento do petróleo de xisto nos Estados Unidos e no Canadá, e os anúncios efetuados em Viena pelo Iraque, Irã e Líbia de que preveem aumentar sua produção e suas exportações em 2014.

Analistas em Viena, que previam essa decisão, disseram que a aposta da Opep - de que essa maior produção de petróleo não impactará os preços do barril, que oscila ao redor dos 100 dólares - se baseia no fato de que a demanda mundial de petróleo continuará sendo sólida, o que sustentará os preços.

Os preços do barril não retrocederão em 2014 "porque as economias asiáticas continuam crescendo", disse à AFP a especialista em petróleo Cornelia Meyer, da MRL Corporation.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional/201

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.