Brasil Brasil Acesso

Agenda / Eventos Antigos

Evento: Departamento de Fitotecnia participará de workshop

Data: 01 DE DEZEMBRO DE 2005

A Assessoria de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – ITEM, do Centro de Ciências Agrárias, promoverá o workshop: “O Departamento de Fitotecnia e o Agronegócio”, a ser realizado no dia 06 de dezembro, no Auditório Luiz Silva do CCA, a partir das 8 horas da manhã.

O evento tem como público-alvo os alunos, funcionários e professores do Departamento de Fitotecnia do Centro de Ciências Agrárias, e objetiva desenvolver o empreendedorismo no CCA, dando enfoque a possibilidades de negócios vinculados às diferentes disciplinas oferecidas pelo departamento.

Durante todo o dia, os professores apresentarão idéias de negócios, oferecendo produtos ou serviços que atendam às necessidades da comunidade agrícola piauiense, para que as mesmas sejam avaliadas pelos participantes do workshop.

Após a avaliação, serão selecionadas três idéias de maior viabilidade, de acordo com os parâmetros apresentados pela ITEM, para que os participantes façam um levantamento de dados que possibilitarão a elaboração de um plano de negócios, a ser realizado durante uma oficina prevista para o mês de janeiro de 2006.


Por Cristal Sá

Evento: NUPEC apóia seminário sobre educação de rua em Teresina

Data: 28 DE NOVEMBRO DE 2005

De 5 a 7 de dezembro, será realizado o seminário “Recontando a história de crianças  e adolescentes em situação de rua em Teresina”, no auditório do Espaço Saúde do Teresina Shopping. O evento, realizado pela Casa Criança Cidadã, tem o apoio do Núcleo de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente – NUPEC da Universidade Federal do Piauí – UFPI com participação das Professoras Doutoras Maria Lídia Medeiros, Vânia Reis, Maria D’Alva Macedo e da Professora Mestre Maria das Graças Vidigal, dentre outros.

O Seminário é pioneiro no resgate dos 20 anos de história do programa de educação de rua em Teresina. A proposta é construir a memória do programa. Bem como, avaliá-lo, definir novas etapas com os professores e participantes: psicólogos, assistentes sociais, educadores de rua, jovens e crianças atendidos pelo programa. A participação de ex-alunos será um dos momentos importantes, onde a socialização de experiências será utilizada na avaliação e desenvolvimento das propostas de trabalho.

“A questão fundamental do Seminário é discutir e apontar alternativas de políticas públicas para atender a demanda de crianças e adolescentes em situação de rua. E também para jovens em situação de risco social”, explica Gilson Alves de Morais, coordenador do serviço de educação de rua da Ação Social Arquidiocesana – ASA, da Igreja Católica e Prefeitura Municipal de Teresina – PMT.

Para o evento, não há cobrança de taxa ou necessidade de inscrição prévia. Mais informações pelos telefones (86) 3215 5796 e 3215 9317.

Educação de Rua há mais de 20 anos

A Casa Criança Cidadã é a instituição executora do programa de educação de rua em Teresina. A instituição foi criada em 1996 e é coordenada pela ASA com apoio técnico e financeiro da PMT.

A Casa veio consolidar o trabalho de educação para crianças e adolescentes em situação de rua iniciado no Piauí em 1984 com um grupo de voluntários, que posteriormente fundaram o Movimento de Meninos e Meninas de Rua no Estado. Em 1987, o trabalho passou a ser realizado diretamente pela ASA. Já em 1993, houve a criação da Secretaria Municipal da Criança e Adolescente, da PMT.

Os trabalhos envolvem tanto o atendimento preventivo em centros de educação como de proteção e intervenção junto àqueles que já estão nas ruas.

Por Helenilda Nunes

Evento: Campus de Floriano oferece curso sobre Tensiômetros

Data: 23 DE NOVEMBRO DE 2005

No sábado, 26, será realizado o curso “Construção, Instalação e Operação de Tensiômetros para Manejo da Irrigação” pela Universidade Federal do Piauí – UFPI no campus Amilcar Ferreira Sobral, no município de Floriano.

O evento terá oito horas/aula ministradas pelo professor doutor Francisco Edinaldo Pinto Mousinho. Serão oferecidas 25 vagas destinadas aos alunos do curso técnico em agropecuária e não será cobrada taxa de inscrição.
 
Tensiômetros são instrumentos que medem a tensão com que a água está retida no solo por meio do monitoramento da umidade deste solo.  Assim, segundo o ministrante do curso, professor Mousinho, o equipamento auxilia na indicação do momento de realizar uma nova irrigação para determinada cultura. Os benefícios desta prática vão desde a racionalização do uso da água ao aumento da produtividade e, em geral, terminam contribuindo principalmente com o aumento da lucratividade agrícola.

Mais informações sobre o curso pelos telefones (89) 3522 3284 e (86) 3217 3810.

Por Helenilda Nunes

Evento: UFPI inicia Curso de Habilitação Técnica em Higiene Dental

Data: 18 DE NOVEMBRO DE 2005

A Universidade Federal do Piauí iniciou nesta quinta (17), o Curso de Habilitação Técnica em Higiene Dental – THD com uma aula inaugural no auditório do Centro de Tecnologia da UFPI. O THD, realizado pelo Núcleo de Estudo em Saúde Pública da UFPI em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, é destinado a capacitar os técnicos em higiene dental e assistentes de consultórios dentários das equipes do Programa Saúde da Família. 

O evento contou com a participação da Prefeitura Municipal de Teresina - PMT, sendo representada pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. João Orlando Ribeiro Gonçalves; do Conselho Regional de Odontologia representado pelo Dr. Lucimar Leal; do Ministério da Saúde sendo representado pela Coordenadora técnica profissionalizante, Regina Áurea; e de representantes da UFPI; Professora Dra. Carmesina Gurgel, Pró-Reitora de Ensino de Graduação; Maíse Melo, Gerente do grupo de estudo em Saúde Pública; Gilmar Pereira Duarte, diretor do Campus Amilcar Sobral; Antônio dos Santos Rocha Filho, diretor do Centro de Ciências da Saúde –CCS da UFPI; Professora Dra. Lis Cardoso Marinho, coordenadora geral do THD.

Na solenidade de abertura a coordenadora geral Lis Cardoso discursou aos presentes sobre a importância do curso THD para a população piauiense e a satisfação que a UFPI tem de iniciar os trabalhos na área de higiene bucal com o curso THD. “Hoje é um dia histórico e muito especial para UFPI, e acima de tudo, de grande importância para a saúde bucal da população piauiense. O curso aperfeiçoará os trabalhos de saúde bucal, dando melhores condições de trabalho e de vida para todos os profissionais da área”, afirma.

Regina Áurea reafirmou a parceria do Ministério da Saúde - MS com a UFPI através do THD. A coordenadora técnica profissionalizante afirmou que o MS tem expandindo a política de saúde bucal de forma a priorizar a construção dos profissionais e aperfeiçoamento dos técnicos.  A PMT também reafirmou seu compromisso. O Dr. João Orlando Ribeiro informou que a Prefeitura, pela Fundação Municipal de Saúde, pretende realizar, em breve, concurso para a nova demanda que irá se formar no THD da UFPI. “Ficamos felizes quando um novo campo de aperfeiçoamento se abre. A PMT á parte integrante da UFPI”, declarou.

Antes da palestra inaugural, os alunos do curso de THD e todos presentes puderam assistir à apresentação do grupo de crianças do Projeto Sabiá, organizado pela Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar/Programa Fome Zero. As crianças e adolescentes fizeram uma apresentação artística juntamente com o Balé de Teresina.

A aula inaugural foi proferida pela Professora Dra. Zita da UFPR, com a palestra “Perspectivas para o futuro da Profissão”, discutida no III Congresso Mundial de Experiência da Odontologia na Saúde Pública. A palestrante abordou as mudanças no mundo do trabalho dos profissionais em saúde bucal, o avanço tecnológico na área, a reforma da Educação Profissional e a Flexibilidade no itinerário da formação. Além disso a professora discutiu as experiências do Estado do Paraná em THD.

O THD da UFPI terá a duração de dois anos, capacitará 700 trabalhadores do PSF do Estado do Piauí. O curso é divido em dois módulos sendo que o primeiro é destinado a formação dos auxiliares de consultório e no segundo,  o aluno terá a formação técnica e será submetido a um estágio supervisionado. Os recursos do curso são oriundos do Ministério da Saúde sendo financiado pelo Fundo Nacional de Saúde.

Por Jackelline Carvalho. 

 

Evento: UFPI promove o V RURALTEC

Data: 11 DE NOVEMBRO DE 2005

A Universidade Federal do Piauí, através do Centro de Ciências Agrárias - CCA, promoverá o V RURALTEC. O evento será realizado no próprio CCA, no período de 29 de novembro a 2 de dezembro, em parceria com a EMBRAPA, EMATER, Colégio Agrícola de Teresina - CAT e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR.

O objetivo é patrocinar aos produtores rurais do Meio Norte do Brasil o acesso rápido às informações sobre atividades rurais, capacitando o produtor rural a encontrar soluções de impacto e a baixo custo para problemas técnicos, sociais e ambientais, além de proporcionar debates construtivos entre os agricultores e instituições em busca de soluções a curto, médio e longo prazo e estreitar a distância entre as instituições de pesquisa e os setores de produção rural.

O evento é direcionado aos produtores rurais e tem como tema “Por uma melhor qualidade de vida no campo”, patrocinado pelo Banco do Nordeste, NORAGRO, Secretária de Desenvolvimento Rural - SDR, CREA, FAPEPI, FATEPI/FAESPI, AMANCO, Pão de Açúcar, AGRILAC, B. Melo Filho Indústria e Comércio, Cachaça Siri, Comercial Carvalho, PCPR, Frigotil, Krys Lab, SEPLAN, Print Service e CINPRA COCAIS.

As inscrições poderão ser feitas no período de 07 a 11 de novembro nos campos da microrregião de Teresina, onde atuam o SENAR, a EMATER, a FETAG, o MST e a CPT, e de 14 a 21 de novembro, na secretaria do Centro de Ciências Agrárias da UFPI.

Programação do evento:

Turnos

Datas

Manhã

08-12 horas

29/11/05

30/11/05

01/12/05

02/12/05

Solenidade de Abertura

Cultivo de plantas aromáticas e medicinais.

Aspectos da produção e comercialização de milho verde

Técnicas de enxertia para produção de mudas frutíferas

Sistema de produção de mudas de hortaliças

Descorna cirúrgica de caprinos

Filé de peixe

Fabricação do queijo tipo “minas frescal”

Piscicultura

Manejo sanitário de caprinos e ovinos

Manejo de crias de caprinos e ovinos

Fabricação de cachaça

Curso prático de inseminação artificial de caprinos e ovinos

Artesanato em barro

Fabricação de Farinha

Aplicação de vacinas e medicamentos

Artesanato em palha

Remédios caseiros

Manutenção de tratores

Artesanato em couro

Alimentação alternativa

Cultivo hidropônico de milho forrageiro

Fabricação de produtos de higiene e limpeza

Conservação de forragem

(EMBRAPA)

Cultivo de mamona

(EMBRAPA)

Boas práticas colheita de mel (EMBRAPA)

----------------------------

--------------------------

TARDE

14-18 h

29/11/05

30/11/05

29/11/05

02/12/05

Manejo ecológico de pragas

Sistema de produção de mudas de hortaliças

Aspectos da produção e comercialização de milho verde

Cultivo hidropônico de milho forrageiro

Reflorestamento em pequenas propriedades

Processamento de ricota

Piscicultura

Curso prático de inseminação artificial de caprinos e ovinos

Custo de produção de leite

Artesanato em barro

Fabricação de cachaça

Casqueamento técnico em equinos

Plantas Tóxicas de interesse pecuário

Artesanato em palha

Fabricação de Farinha

Cultivo de melancia (EMBRAPA)

Manejo e conservação da água e solo

Artesanato em couro

Remédios caseiros

Fertirrigação

Seleção de reprodutores e matrizes para reprodução

Fabricação de produtos de higiene e limpeza

Alimentação alternativa

FORRÓ DE ENCERRAMENTO

Higiene e qualidade do leite

Associativismo

Bem estar animal

Apicultura para iniciantes (EMBRAPA)

Noções básicas de meliponicultura

Colheita e preparo de amostras para análise em laboratório de nutrição animal

Noções básicas de cooperativismo

Produção de leite a pasto (EMBRAPA)

Sistema alternativo de criação de galinha caipira (EMBRAPA)

Por Graça Rocha

Evento: Abertas as inscrições para o I GERONPI

Data: 11 DE NOVEMBRO DE 2005

Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Gerontologia e Neurologia do Estado do Piauí e o IV Fórum Piauiense de Gerontologia e Geriatria - GERONPI, a ser realizado entre os dias 5 e 7 de dezembro deste ano, no Centro de Convenções de Teresina, com o tema: “Construindo um envelhecimento saudável, seguro e participativo”.

Congresso e Fórum estão sendo organizados pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão Universitária para a Terceira Idade – NUPEUTI da UFPI e abordarão questões como: a avaliação multidimensional da pessoa idosa no Programa Saúde da Família, a formação de profissionais em Gerontologia e identidade e reconhecimento social da pessoa idosa.

A programação do evento envolverá conferências, mesas redondas, fórum, oficinas, cursos, lançamentos de livros, apresentações culturais, feiras de exposições, apresentação de trabalhos científicos e a premiação do concurso “Conto e Poesia”.

O concurso “Conto e Poesia” é destinado a pessoas que tenham 60 anos ou mais e que estejam inscritos no congresso. Com o objetivo de estimular a criatividade entre os idosos, serão premiados os dois primeiros colocados nas duas categorias abrangentes. Para participar, os interessados deverão se inscrever no concurso até o dia 24 de novembro.

O Congresso de Gerontologia e Neurologia do Estado do Piauí e o IV Fórum Piauiense de Gerontologia e Geriatria são destinados a estudantes e profissionais de Saúde e áreas afins, além de idosos e pessoas da comunidade que tenham interesse pelo tema proposto.

O evento contará ainda com a participação de Ângela Alvarez (Enfermeira - UFSC), Eucyana de Carvalho (ABRAZ-CE), Dulcinéia Monteiro (Psicóloga - RJ), Maria Cláudia de Sousa (Fonoaudióloga UNIFOR-CE), Neidil da Costa (Médica - DF), Paulo Henrique Bertolucci (Neurologista - SP), Renato Veras (Médico - UERJ/UNATI), Suzana Medeiros (Assistente Social PUC-SP), Flávia Lanna e Edgar Moraes (Geriatras - UFMG).

“A programação científica abordará temas variados na área do envelhecimento, bem como os avanços recentes em tratamentos de doenças neurodegenerativas. Procuramos trazer profissionais de renome para oferecer ao público um Congresso de ótima qualidade”, afirma a professora Cecília Gonçalves, coordenadora do NUPEUTI.

As inscrições podem ser realizadas na secretaria do NUPEUTI, localizada na sala 335 do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, com valores diferenciados para aqueles que se inscreverem antes do dia 11 de novembro.

Visite o site oficial do evento: http://www.ecoturbrasil.com/geronpi

Informações: 3215-5809 / 9452-2231 ou nupeuti@ufpi.br


Por Cristal Sá

Evento: Escola de Música da UFPI anuncia eventos para novembro

Data: 09 DE NOVEMBRO DE 2005

A escola de Música da UFPI Profª "Adalgisa Paiva" terá três atividades nesse mês de novembro.

A primeira ocorrerá no dia 10/11 de 2005, às 18h no Teatro do Boi (Poty Velho) com apresentação da Big-Band em evento realizado pela Prefeitura Municipal de Teresina.

A segunda acontecerá no dia 17/11 de 2005, às 18h onde se apresentará a Big-Band no Teatro de Arena no evento Fest Banda.

E a última será no dia 18/11 de 2005, às 16h30 no Rio Poty Hotel, com apresentações da Big-Band e Ray Connif na primeira Conferência Municipal de Educação.

Maiores informações: (86) 3215-5634/ 3215-5533.

Por Martha Carvalho

Evento: Livro sobre uso da Internet será lançado na UFPI

Data: 07 DE NOVEMBRO DE 2005

A Internet está sendo usada como principal ferramenta para pesquisa, por possuir informações rápidas e de fácil acesso. E para apresentar para a população como a busca de informação na rede mundial de computadores está se constituindo nas universidades, a professora Fátima Uchôa estará lançando, nesta quarta-feira (09) às 18h, na Sala de Vídeo do Centro de Ciências da Educação, o livro "A Internet na Universidade Brasileira".

O livro, que é fruto de sua tese de doutorado, mostra uma análise crítica e detalhada sobre as formas de recuperação da informação desenvolvidas pelos professores da UFPI, como eles têm se apropriado do conhecimento necessário às suas atividades e qual é o papel e a intensidade de uso que fazem da Internet.

Na publicação a autora chama atenção para a força e relevância das redes eletrônicas de informação e comunicação no processo histórico de ensino-aprendizagem. "Professores em todos os níveis de formação não podem ignorar a intervenção das novas tecnologias em sua formação contínua, enquanto cidadão e profissional", declara Fátima.

A professora destaca ainda o fato de como as diversificadas plataformas de comunicação (recursos audiovisuais, multimídia interativa, ensino assistido por computador, teleconferências, Chat, e-mail, TV educativa, TV a cabo, telefone, fax) vem sendo progressivamente integradas às formas mais clássicas de ensino. "É esse caráter informal de aprendizagem que reforça a importância de tais tecnologias no ensino, bem como para a vida profissional de cada um de nós", afirma a autora.

Maria de Fátima Uchôa é professora do Departamento de Fundamentos da Educação, pedagoga especializada em educação à distância, mestre em Ciência da Informação e doutora em Educação Brasileira. Já publicou os artigos "A informatização do ensino no Brasil" no livro "Desafiando os domínios da informação" e "O uso do portfólio na educação" na revista "Educação e Compromisso".

Por Mariana Gonçalves

Evento: Estudantes de Física participam de curso sobre Eletrostática

Data: 31 DE OUTUBRO DE 2005

O Departamento de Física da UFPI está oferecendo o curso “Problemas de Contorno na Eletrostática”, proferido pelo professor José Pimentel. O curso está acontecendo desde o mês de outubro/ 2005 e tem previsão para terminar em dezembro/ 2005, completando a carga horária de 30 horas.

O professor José Pimentel está utilizando como base o livro de J. D. Jackson, Classical Electrodynamics, para ministrar as aulas sobre Eletrostática aos alunos de Física da UFPI. O curso acontece todas as terças e quintas-feiras, das 14 às 16 horas, na sala 227 do Centro de Ciências da Natureza (CCN).

A atividade tem o objetivo de apresentar tópicos fundamentais de Eletrostática incluindo problemas de contorno, métodos variacionais, métodos das imagens e método da função de Green.


Informações: 3215-5833


Por Cristal Sá

Evento: Departamento de Física planeja seminários e colóquios

Data: 31 DE OUTUBRO DE 2005

O Departamento de Física da UFPI estará realizando, ao longo de um ano, seminários e colóquios com o objetivo de abrir espaço propício para a discussão de pesquisas desenvolvidas na Física, tanto na área teórica, quanto nas áreas experimental e de ensino.

Os seminários e colóquios serão ministrados semanalmente por professores da UFPI ou físicos convidados. As atividades devem acontecer na sala 227 do Centro de Ciências da Natureza ou no Auditório do Centro, todas as quintas-feiras, das 16 às 18 horas.

Os eventos serão abertos à comunidade, mas destinados preferencialmente a professores e estudantes de Física. Todos poderão participar de forma gratuita. A previsão é que o primeiro aconteça já nesse mês de novembro/ 2005.

Informações: 3215-5833


Por Cristal Sá

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.