Brasil Brasil Acesso

Agenda / Eventos Antigos

Evento: Alunos de Floriano visitam o campus de Teresina

Data: 24 DE SETEMBRO DE 2008

A Universidade Federal do Piauí receberá dia 26 de setembro, sexta-feira, a visita de 74 alunos do curso de Pedagogia da cidade de Floriano com a finalidade de conhecer in loco as instalações do Campus de Teresina.

Os alunos conhecerão a Biblioteca Jornalista Carlos Castelo Branco, Colégio Agrícola, Hospital Veterinário, Hospital Universitário, Setor Esportivo e Restaurante Universitário.

A visita à UFPI acontecerá sob a supervisão da Coordenadora do Curso de Pedagogia de Floriano, Professora Teresa Christina Honório e a intenção é mostrar aos alunos de Floriano como funcionam os diversos setores da UFPI.

Coordenadoria de Comunicação

Evento: Aula inaugural da Especialização em Gestão Pública

Data: 24 DE SETEMBRO DE 2008

A Coordenação do Mestrado em Políticas Públicas convida toda a comunidade acadêmica para participar da aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Pública, a ser realizada no dia 25 de setembro de 2008, às 19horas no auditório Noé Mendes no CCHL.

A aula será proferida pelo Profº. Dr. em Ciência Política Ricardo Alaggio Ribeiro, que também é o Coordenador do Mestrado em Ciências Políticas da UFPI. Na oportunidade será abordado o tema: “Estado brasileiro e os desafios da gestão pública democrática”. 

O Curso de Especialização em Gestão Pública é resultado  da parceria entre a Secretaria de Administração, Escola de Governo, e Universidade Federal do Piauí (UFPI) através do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas.

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Mestrado em letras lança programação do III EnMEL

Data: 23 DE SETEMBRO DE 2008

A Coordenação do Mestrado em Letras divulga a programação completa do III Encontro Lingüístico e Literário – EnMEL. O evento, que será realizado no período de 07 à 10 de outubro, está com as inscrições abertas até 1º de outubro, podendo ser feitas na Coordenação do Mestrado ou no endereço http://www.ufpi.br/mestletras/.

O Encontro tem como principal objetivo a construção de um espaço acadêmico que congregue pesquisadores, professores e estudantes de diferentes níveis para troca de experiências, divulgação de pesquisas, construção de saberes referentes a objetos de estudos da Literatura e da Lingüística.

Em sua terceira edição, o EnMEL mostra que este objetivo vem sendo atingido. Este ano a Programação consta com cinco conferências, seis mesas redondas, 127 comunicações individuais, três sessões coordenadas; 25 sessões de pôsteres, lançamento de livros e programação cultural, em que serão debatidos temas atuais da pesquisa lingüística e literária sob diferentes perspectivas.

Mais informações pelo telefone (86) 3215-5942.

CoordCom.

Evento: Abertas as inscrições para Especialização em Artes

Data: 23 DE SETEMBRO DE 2008

O Departamento de Educação Artística, da Universidade Federal do Piauí, informa que estão abertas as inscrições para Especialização em Arte-Educação e Identidade Cultural. Os interessados têm até o dia 26 de setembro para se inscreverem na Coordenação de Educação Artística, localizada no Centro de Ciências da Educação.

O curso é aberto para pessoas formadas em Educação Artística, Designer e demais graduados na área de Arte como também pedagogos e interessados em compreender melhor a educação através da arte e a valorização do patrimônio cultural.

Mais informações através dos telefones 3215-5815 (Coordenação de Educação Artística) ou 8824-3899 (Professor Odailton Aragão Aguiar).

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: Campus de Parnaíba realiza encontro de turismo

Data: 19 DE SETEMBRO DE 2008

O curso de Turismo da UFPI – CMRV de Parnaíba realiza entre os dias 26 e 27 deste mês Encontro de Turismo – Turismo: um caminho para o futuro... Viaje nessa idéia.

O evento é uma Atividade comemorativa alusiva ao dia mundial do Turismo, comemorado dia 27 de setembro, que tem como objetivo o debater sobre as perspectivas de um turismo diferencial na Região Norte do Piauí, em específico do Litoral Piauiense, mediante a integração e convergência de pensamento acadêmico e da iniciativa privada.

A realização do encontro demostra o crescimento do curso perante a sociedade e a comunidade acadêmica, além de criar no grupo de alunos do curso de turismo, a percepção da importância da pesquisa e da publicação e promover a integração  entre os setores envolvidos com o turismo no litoral piauiense.

Confira a programação do encontro.

Evento: NEP parabeniza professor do Departamento de História

Data: 18 DE SETEMBRO DE 2008

O Núcleo de Estudos Portugueses (NEP) da Universidade Federal do Piauí vem a público parabenizar o professor João Kennedy Eugênio, do Departamento de História da UFPI, pela organização do livro "Sérgio Buarque de Holanda: perspectivas", editado pela Editora da Unicamp e Editora da UERJ.

O livro conta com a participação de críticos e teóricos da literatura de renome nacional e internacional, como Antonio Candido, Alcir Pécora e Luís Costa Lima, entre outros. O NEP, conhecedor das dificuldades de publicação em editoras acadêmicas nacionais, reitera os parabéns pelo sucesso.

Fonte: Núcleo de Estudos Portugueses

Evento: Chapa é reeleita para Centro Acadêmico de Letras

Data: 18 DE SETEMBRO DE 2008

Nos dias 10 e 11 de setembro os alunos do curso de Letras da Universidade Federal do Piauí puderam exercer seu direito de voto. No período aconteceram as eleições para escolha da nova gestão do Centro Acadêmico do curso.

A chapa atual foi reeleita com 64,37% dos votos, contra 35,63% da chapa opositora. A vencedora ficará a frente do C.A. de Letras durante o final de 2008 até o 2º semestre de 2009.

Coordenadoria de Comunicação Social

Evento: CAAP divulga lista de monitores irregulares

Data: 17 DE SETEMBRO DE 2008

A Coordenadoria de Apoio e Assessoramento Pedagógico (CAAP) divulga lista dos alunos selecionados para o programa de monitoria que se encontram em situação irregular. A CAAP solicita que os Departamentos encaminhem com urgência a relação dos substitutos, pois a elaboração da folha de pagamento dos monitores está bloqueada em decorrência dessas pendências.

A UFPI disponibiliza aos diversos cursos em todos os campi um total de 324 (trezentos e vinte e quatro) bolsas de monitoria remuneradas a cada período letivo, os alunos são selecionados pelos professores coordenadores das disciplinas. O processo seletivo obedece aos critérios da Resolução CEPEX nº 152/99. Um dos aspectos frequentemente negligenciados refere-se ao limite máximo de 03 (três) períodos para disciplina a qual o aluno foi selecionado para ser monitor.

Além dos requisitos estabelecidos na resolução, é obrigatório e indispensável que sejam encaminhados á CAAP os seguintes documentos: ficha de Identificação do Aluno totalmente preenchida, de forma legível (Em Anexo); Histórico Escolar do Aluno (para que se identifique o período, no qual o aluno cursou a disciplina que o mesmo foi selecionado para monitoria); Projeto Pedagógico da Disciplina na qual será Monitor, devidamente assinado pelo professor(a) coordenador da mesma; e, para candidatos à bolsa de monitoria remunerada, é obrigatório o encaminhamento do comprovante de conta bancária pessoal. Neste caso, não é aceito número de conta bancária de terceiros e nem de conta poupança.

A folha de pagamento destes monitores é elaborada pela CAAP, que encaminha posteriormente para a Contabilidade e ao Financeiro da PRAD, que deposita na conta corrente de cada monitor o valor mensal de R$ 200,00 (duzentos reais). “Quando ocorre alguma pendência ou erro na conta de algum dos alunos a folha de pagamento fica bloqueada, é por este motivo que solicitamos muita atenção em relação à indicação do número da conta e exigimos um comprovante da mesma”, explica a Coordenadora da CAAP, prof.ª Livramento Figueiredo.

Até o momento, os alunos que foram selecionados para o programa não receberam nenhuma parcela da monitoria do 2º Período/2008 devido às pendências existentes. Diante disso, a Coordenadora orienta que os alunos selecionados que estiverem irregulares assinem a declaração de desistência e o professor(a)  encaminhe o substituto para vaga de monitoria o mais rápido possível.

Veja a relação de monitores irregulares e as fichas para monitoria remunerada e não remunerada


Evento: RNP lança edital para Grupos de Trabalho 2008-2009

Data: 17 DE SETEMBRO DE 2008

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) lançou edital para os Grupos de Trabalho (GTs) do período 2008-2009. Pesquisadores de instituições públicas e privadas podem enviar propostas até 12 de outubro. As propostas, que devem contemplar temas da área de redes, serão analisadas até 14 de novembro, quando serão anunciados os GTs escolhidos para o período.

Os projetos começam a ser desenvolvidos após a divulgação dos selecionados, e têm duração de um ano, podendo ser prorrogados por igual período. Na primeira fase, os grupos desenvolvem e demonstram um protótipo de um novo serviço. Depois de avaliados seu desempenho e suas características, alguns desses protótipos são selecionados para a segunda fase. Nesta, os GTs devem desenvolver o protótipo apresentado, visando à implantação de um piloto a ser testado em um pequeno grupo de instituições.

A RNP criou o programa de Grupos de Trabalho em 2002. Além de promover a integração entre a organização e os grupos de pesquisa da área de redes do País, o programa estimula a inovação. Os GTs ajudam a demonstrar a viabilidade no uso de novos protocolos e aplicações de rede e colaboram para a ampliação da oferta de serviços da RNP em parceria com as comunidades de pesquisa.

 Mais informações acesse http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=451&Itemid=104

                                                                                      Assessoria de Imprensa RNP  

 

Evento: MDS promove mostra e prêmio de estudos sobre o Bolsa Familia

Data: 17 DE SETEMBRO DE 2008

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove a primeira edição da mostra e do prêmio nacional de estudos sobre o Bolsa Família. Destinados à pesquisadores, acadêmicos, especialistas e estudiosos, a apresentação dos trabalhos tem por objetivo articular e integrar o debate e as reflexões sobre os resultados do programa de transferência de renda que atende 11 milhões de famílias e se transformou em referência internacional de combate à pobreza.

Os interessados podem inscrever trabalhos nas duas categorias até 27 de outubro. As regras estão definidas em edital, publicado no Diário Oficial da União da última quinta-feira (11/09), e está disponível na página eletrônica do MDS. Apenas estudos inéditos poderão concorrer ao prêmio. Já os trabalhos inscritos par a mostra não precisam ser inéditos. Nos dois casos, as inscrições serão realizadas por meio do endereço eletrônico: estudospbf@mds.gov.br .

Além do envio dos trabalhos, respeitando os tamanhos mínimos e máximos de páginas definidos no edital, os autores precisam encaminhar algumas informações básicas como nome do artigo, do autor e instituição a que pertence. O prêmio vai considerar apenas trabalhos inéditos, escritos em língua portuguesa ou espanhola, além de tamanho mínimo de dez e máximo de 20 páginas. Apenas o título, um resumo de cerca de 150 palavras e pelo menos três palavras-chave devem constar na primeira página. Os estudos inscritos no prêmio não devem ter qualquer informação que identifique o autor. Isso é necessário para garantir que o julgamento das propostas seja imparcial.

Os trabalhos encaminhados devem ser acompanhados de uma mensagem com a indicação do nome do autor, da instituição a que pertence, do título do estudo (que deve ser idêntico ao anexado), das palavras-chave (no mínimo três) e indicação do tema: efeitos do Bolsa Família na redução da pobreza e da desigualdade; contribuições do programa nas áreas de educação, saúde e segurança alimentar; geração de oportunidades e garantia de direitos (relação com emprego e trabalho, consumo e economia local, empoderamento das mulheres e das famílias pobres, redução do trabalho infantil etc); desenvolvimento institucional (federalismo e descentralização, articulação entre setores e alternativas de gestão, dentre outros). 

Serão selecionados 10 trabalhos, dentre os quais a comissão julgadora definirá os três premiados. Os autores das dez propostas classificadas no prêmio serão convidados a apresentarem seus trabalhos em evento público, a ser realizado em novembro. Os três especialistas que alcançarem as melhores avaliações vão participar de missão de estudos internacional. O prêmio e a mostra ocorrerão junto ao II Prêmio de Boas Práticas de Gestão do Bolsa Família, com participação de representantes de estados e municípios.

A realização tem a parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), do Centro Internacional de Pobreza (IPC), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Banco Mundial e da Caixa Econômica Federal. Governo promove mostra e prêmio de estudos sobre o Bolsa Família

Fonte: Ascom/MDS.

publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade publicidade

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, (86)3215-5525, Fax (86)3215-5526, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.