O Pirralho :: Biblioteca :: UFPI
Brasil Brasil Brasil

O Pirralho

O PIRRALHO” foi uma iniciativa de um pequeno grupo de secundaristas de Teresina que contaram com o apoio de Antônio Lemos, conhecido pelo apelido de Semana, que era o dono da gráfica Excelsior, onde o jornal era impresso. Antônio Lemos, irmão de Benedito Lemos, tirou vários jornais por onde andou: Cidade Floriano, Gazeta de Flores, Gazeta (que fora fundado por Benedito de Lemos), O Libertador. Era colaborador de “O PIRRALHO” , que foi dirigido, primeiro, por Francisco Lemos, que ainda não completara 18 anos, e depois por seu irmão Antônio Lemos Filho. Do grupo de jovens participavam José Ribamar Silva, O. G. Rêgo de Carvalho, Francisco Félix Filho (Chico Félix) e outros. Também aceitava colaboração de jornalistas consagrados na cidade, como Cunha e Silva. Sua linha era de crítica, com viés satírico, às práticas da política piauiense. Circulou até 1948. Ali se encontram a partir de dezembro de 1947, caricaturas antológicas feitas por Ubiratan. Teve uma fase posterior, de linha séria, dirigida por Alberoni Lemos, da qual não conseguimos ainda localizar uma coleção completa; dela há números esparsos no arquivo estadual, em Teresina.

Nesta coleção constam as edições de números 1-8 e 10-47, correspondente ao período de 22 de junho de 1947 a 14 de março de 1948. 

Para acessar e baixar a coleção em PDF de O Pirralho Clique aqui:   

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.