Brasil Brasil Brasil

Notícias

Fórum traz pesquisadora referência em estudos de saúde e violência

11/02/2015 18:04

O I Fórum de Pesquisa: Envelhecimento, Saúde, Mulher, Gênero e Violência será realizado no mês de março na Universidade Federal do Piauí. O evento é uma promoção da Pós-Graduação de Enfermagem (PPGenf), Departamento de Enfermagem e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações de Gênero (NEPEM) da UFPI. Segundo a coordenadora do evento, Prof.ª Dr.ª Maria do Livramento Fortes Figueiredo, o NEPEM/UFPI trabalha com a problemática do envelhecimento e violência desde 2007. "A temática nos fomenta vários questionamentos e a busca de pessoas expertises para trazer o seu conhecimento e socializar com a gente", ressaltou.

O Fórum terá a participação da pesquisadora Maria Cecília de Souza Manayio, doutora em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e editora de importantes revistas científicas da área da saúde. A pesquisadora já lançou 40 livros, além de 115 capítulos de livros e orientações de mais de 60 teses e dissertações. "É uma grande conquista para o PPGenf trazer uma pessoa do renome de Maria Cecília de Souza Manayio para compartilhar os seus conhecimentos, as suas experiências de pesquisa e de divulgação. Será um momento ímpar para o nosso programa", destacou a professora Maria do Livramento.

Com a discussão da problemática de saúde com ênfase no processo de envelhecimento e o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a coordenação espera incentivar a realização de pesquisas para conhecer a realidade local e, a partir dos dados, mobilizar para ações de combate. "Precisamos ter o conhecimento dessa realidade, qualificar e caracterizar essa violência e os atores envolvidos para que possamos fornecer ao poder público e a sociedade informações frutos de pesquisa. Queremos com isso que se tenham Políticas Públicas e ações sociais comunitárias no sentido de minimizar os danos causados por essa forma de violência", finalizou a coordenadora.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.