Brasil Brasil Brasil

Notícias

PROVAB capacita 67 profissionais da saúde no Piauí

PROVAB capacita 67 profissionais da saúde no Piauí

09/02/2015 15:21

Juarez de Carvalho Neto fez a especialização em Saúde da Família do Programa de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e apresentou o Trabalho de Conclusão de Curso sobre a Atenção ao pré-natal e puerpério em uma unidade básica de saúde de Barras/PI. Segundo o médico, o curso muda a concepção do profissional sobre a atenção básica e o contato com a comunidade. "Muda o contato com a porta de entrada que seria a atenção básica, o estágio primário de todo o sistema SUS. Quando você se aproxima da comunidade e você tem um curso voltado pra isso, você sai com a mente mais ampla, mais aberta, com o contato mais próximo com o paciente".

Juarez de Carvalho Neto durante apresentação do TCC

O médico é um dos 67 profissionais capacitados pelo programa no Piauí. Nos dias 07 e 08 de fevereiro foram feitas as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso conduzidas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), responsável pela formação. As apresentações foram transmitidas via internet.

Estiveram presentes na solenidade de abertura das apresentações o Pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (PRPG/UFPI), Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha; a Coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES/UFPI), Lis Cardoso Marinho; o Secretário de Saúde do Piauí, Francisco de Assis Costa; a Coordenadora Estadual do Provab/Mais Médicos, Caroline Costa Amaral; a Representante do COSEMS e Secretária de Saúde de Beneditinos, Leopoldina Feitosa; o Representante da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde), Bernardo Eustáquio Vila; a Representante descentralizada do Ministério da Saúde no Piauí, Lígia Borges; pela UFPel, a Coordenadora do curso, Anacláudia Fassa; e a Coordenadora pedagógica da especialização, Elizabeth Fassa.

Os TCCs são resultados da intervenção em serviços básicos de atenção primária nas unidades de atuação dos profissionais qualificados. "Uma coisa muito interessante que temos notado nessas defesas é que os alunos conseguem primeiro se empoderar, eles veem que são capazes de provocar mudanças que trazem melhoras para o serviço. A outra coisa que observamos é a melhoria de indicadores que são muito básicos para a qualificação do serviço", destacou a Coordenadora do curso, Anacláudia Fassa.

Coordenadora do curso pela UFPel, Anacláudia Fassa

A Universidade Federal do Piauí é supervisora do programa no Estado e oferece, além dos supervisores, apoio logístico para acompanhamento dos trabalhos. Segundo a Coordenadora do NUEPES/UFPI, Lis Cardoso Marinho, a formação da turma traz um sentimento de realização. "Quem luta para consolidação do SUS se sente feliz nessa estratégia do PROVAB. Através do programa estamos conseguindo melhorar a atenção primária à saúde no nosso estado".

Coordenadora do NUEPES/UFPI, Lis Cardoso Marinho

Representando a Administração Superior da UFPI, o Pró-Reitor da PRPG, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha, destacou os programas de Pós-Graduação na área da saúde da Instituição que têm contribuído na formação dos profissionais. "A área da saúde do nosso Estado tem uma necessidade de atuação na formação. A UFPI é um ponto de apoio de qualificação aqui no nosso Estado e região. A Universidade tem tudo para contribuir e está contribuindo nessa área do ensino e da pós-graduação na área da saúde".

Pró-Reitor da PRPG, Prof. Dr. Helder Nunes da Cunha

O Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Francisco de Assis Costa, destacou que a atenção básica é o pilar mais importante da saúde pública e precisa ser fortalecida para melhorar o atendimento em outros procedimentos. "Programas como o PROVAB, com essa possibilidade de qualificação dos profissionais que atuam na área, é uma oportunidade que se tem de formar profissionais que prestem com qualidade e maior capacidade de resolutividade atendimento nesse nível de atenção".

XX

Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Francisco de Assis Costa

Mais de 300 profissionais dos estados do Piauí, Amazonas, Amapá, Acre, Roraima, Rio Grande do Norte e região metropolitana do Rio Grande do Sul foram capacitados nessa fase do programa.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.