Brasil Brasil Brasil

Notícias

Vice-Reitora da UFPI se reúne com FAPEPI e representantes da Fiocruz

04/02/2015 16:45

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (04), a reunião com representantes da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e da comissão responsável pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A solenidade promovida no Salão Nobre da Reitoria teve como objetivo discutir o andamento da instalação da entidade fluminense no Piauí, e solicitar o ganho de mais recursos para a devida implementação.

Esteve presente a Vice-Reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; o Presidente da FAPEPI, Francisco Guedes; a Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso (Kaki) os representantes da Fiocruz no Piauí, Prof.ª Dr.ª Clarissa Teixeira, Prof. Dr. Régis Gomes, e a Prof.ª Dr.ª Amparo Salmito; e demais representantes da Administração Superior da Instituição.

Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

A Vice-Reitora, Nadir Nogueira, abordou a importância de expor à FAPEPI, as ações realizadas até o momento com a Fiocruz. "A ideia é mostrar para a FAPEPI em que estágio a Fiocruz se encontra em termos de instalação da unidade piauiense, o número de programas de pós-graduação, os eventos que já realizamos. É então um encontro necessário considerando a FAPEPI como uma grande parceira da Universidade", destacou.

Presidente da FAPEPI, Francisco Guedes

Para o Presidente da FAPEPI, Francisco Guedes, é fundamental trazer a Fiocruz para o Piauí. "Consolidar esta entidade no nosso estado é estratégico. A Fiocruz tem excelência em desenvolvimento de pesquisas, vacinas, entre outros trabalhos voltados à área da saúde. Eu estou feliz com o resultado da reunião de hoje, e a FAPEPI veio até aqui para somar mais ainda", ressaltou.

O projeto arquitetônico de instalação da Fiocruz Piauí existe desde 2008 e tem coordenação da Prof.ª Dr.ª Alcília Afonso, contando com mais de 15 profissionais envolvidos. "É um projeto modulado, racional, sustentável, econômico, que respeita o conforto e o clima de Teresina, atendendo as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A comunidade, e a cidade precisam do prédio, o terreno foi cedido pelo patrimônio da UFPI. Agora é construir e concretizar o sonho", pontuou.

Representantes da Administração Superior da UFPI, representantes da FAPEPI, e comissão responsável pela Fiocruz

A Parceria entre a UFPI e a Fiocruz existe desde os anos de 1990 com a qualificação de pesquisadores na entidade fluminense. Atualmente, a associação oferece três programas de pós-graduação, sendo um mestrado acadêmico (Medicina Tropical), e dois profissionais (mestrado em saúde da família integrando a rede RENASF e o mestrado em doenças transmissíveis com ênfase naquelas relacionadas à pobreza). A intenção com a instalação da unidade no Piauí é que esta parceria renda novas conquistas a comunidade.

mais notícias

© 2010, Universidade Federal do Piauí - UFPI   Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Bairro Ininga - Teresina - PI
Coordenadoria de Comunicação Social, 3215-5525, comunicacao@ufpi.edu.br
CEP: 64049-550 - Todos os direitos reservados.